Drible No jogo de basquete, é uma técnica de driblar usando uma das mãos para transportar a bola de um ponto a outro. Esta técnica é uma das técnicas mais básicas do basquete e deve ser dominada por todos os jogadores, especialmente os jogadores
armador e
guarda de tiro. Façam
babar ou
driblar, um jogador deve seguir certas regras que foram aplicadas. Por exemplo, um jogador que dribla a bola usando as duas mãos ou leva a bola mais de três passos sem quicar na quadra pode ser declarado uma falta.
Objetivo de fazer babar basquetebol
Drible é uma das técnicas mais básicas do jogo de basquete. Todo jogador deve dominar esta técnica para conseguir jogar bem a bola em campo. Aqui está o objetivo
driblar no jogo de basquete.
- Para mover a bola de um ponto a outro no campo
- Para fazer um ataque na área de jogo do adversário
- Para encontrar uma brecha para poder fazer tiroteio ou um tiro na cesta
- Para abrir o jogo e encontrar a posição certa para que você possa passar para um colega de equipe
- Para sair da pressão do oponente
- Para passar o tempo em uma posição superior
Leia também:Tipos de ofensas no basquete que você precisa saber
Técnica básica driblarverdadeiro basquete
Ser capaz de fazer
babar basquete corretamente, aqui estão alguns passos que você precisa seguir.
1. Abra bem os dedos e relaxe-os
O basquete não é uma bola pequena, então, para pegar mais bola e segurá-la com firmeza, abra bem os dedos. Relaxe os dedos para que eles possam "grudar" mais na superfície da bola e tenham menos problemas para controlá-la.
2. Use a ponta do dedo para controlar a direção da bola
Se você quiser fazer
driblar mais rápido ou mais lento, corra para a esquerda ou direita enquanto segura a bola firmemente, use as pontas dos dedos para controlar a bola.
3. Posicione o corpo ligeiramente para baixo
Ao fazer
babar no basquete, abaixe o corpo dobrando ligeiramente os joelhos. Isso precisa ser feito para que o corpo esteja mais pronto para receber ataques do oponente.
4. Quique a bola no campo
Este movimento é de fato a parte principal de um movimento
driblar. O que precisa ser considerado é a concentração da força da mão ao quicar a bola no campo. Porque se a energia gasta for menor, o jogador perderá facilmente o controle da bola e o adversário terá mais facilidade em agarrá-la.
5. Proteja a bola de ser facilmente pega pelo adversário
Ao driblar no basquete, você deve se certificar de que a bola não pode ser facilmente pega pelo seu oponente. Para fazer isso, há duas coisas que precisam ser feitas, a saber:
- Levante o outro braço que não está sendo usado para driblar como proteção para que o adversário não alcance a bola com facilidade.
- Posicione a bola do lado oposto ao adversário, com uma ligeira curva ou giro, de forma que a bola fique protegida com as costas.
6. Posicione seus olhos para frente
Iniciantes que estão aprendendo a jogar basquete podem olhar reflexivamente para a bola ao driblar. No entanto, a resposta correta é, na verdade, direcionar os olhos para o campo. Se você apenas ficar olhando para a bola, ficará menos alerta aos movimentos de seu oponente e companheiros de equipe.
7. Acostume-se a driblar a bola alternadamente entre as duas mãos
Ao driblar, você só pode usar uma das mãos. No entanto, você ainda precisa aprender a fazê-lo com a mão direita ou esquerda, para poder passar a bola para a outra mão quando o adversário tentar pegá-la.
Leia também:Aprenda 5 técnicas básicas de basquete
Várias técnicas básicas de drible em jogos de basquete
Existem várias técnicas de drible no jogo de basquete, como segue:
• Crossovers
Drible cruzado é o movimento de mover a bola que está sendo driblada de uma mão para outra rapidamente. Este movimento geralmente é feito quando o jogador não está marcado pelo adversário e deseja alterar o movimento.
• Através das pernas
Pelas pernas driblar feito movendo a bola que está sendo
driblar de uma mão para a outra pela abertura entre as pernas. Este movimento geralmente é feito para enganar e manter a bola longe do adversário, de forma que não seja facilmente capturada.
• Atrás das costas
Atrás das costas está o movimento
driblar quem transfere a bola de uma mão para a outra com as mãos atrás das costas. Esse movimento é feito para proteger a bola do adversário da frente. Ser capaz de fazer
drible nas costas efetivamente, um jogador deve ter boa coordenação de mãos e pés. Pois, este movimento será mais útil se for imediatamente seguido de um drible para atacar para a frente ou em condições de fazer um contra-ataque.
• Hesitação
Hesitação drible é uma técnica de drible com velocidade de jogo. Façam
hesitação drible, você primeiro precisa
driblar a bola em alta velocidade, depois desacelerou por um momento, antes de avançar a toda velocidade pela área defensiva do adversário.
• Dentro e fora
Drible dentro e fora é um movimento feito para enganar um oponente por
driblar a bola em uma direção antes de mudar repentinamente nessa direção. Por exemplo, um momento ao fazer
babar para a direita com a mão direita, de repente você transfere a bola para a mão esquerda e dá um passo para a esquerda, de modo que seu oponente seja enganado.
• Rodar
Giro drible é uma técnica
babar o mais difícil de dominar porque você tem que manter
driblar a bola girando ou girando para evitar o adversário. É necessário um bom controle de bola para poder girar bem. [[artigo relacionado]] Dominar a técnica de drible é a coisa mais básica para jogar basquete. Fazendo dribles de maneira adequada e correta, você pode dominar com mais facilidade outras técnicas básicas de basquete, como
tiroteio,
passagem, e
rebote.