Causas de evacuação de líquidos ou diarreia e seu tratamento

Fezes aquosas ou soltas podem ser causadas por infecções virais, bacterianas, dieta pobre e doenças como inflamação gastrointestinal, colite ulcerosa, doença de Crohn e doença celíaca. Como as causas são diversas, a forma de enfrentá-la também precisa ser adequada ao estado do paciente. A diarreia para a maioria das pessoas não é uma condição perigosa. No entanto, se não for embora, o fluido perdido devido à micção constante pode levar à desidratação. Portanto, você precisa saber mais sobre a defecação de líquidos para poder manuseá-la adequadamente.

Causas de evacuações líquidas

A condição de evacuações líquidas (BAB) pode ocorrer em crianças e adultos. A consistência das fezes aquosas pode ou não indicar doença. Se você tem fezes moles, mas não sente enjôo, essa condição pode não ser um sinal de um problema sério de saúde. Então, quais são as verdadeiras causas da defecação de líquidos? Aqui está a explicação. A diarreia aquosa pode ser desencadeada por uma infecção viral

1. Infecção viral

A entrada do vírus no trato digestivo também pode fazer com que a textura das fezes se torne líquida. A diarreia causada por um vírus geralmente é acompanhada por outros sintomas, como náuseas e cólicas abdominais. Algumas infecções virais que podem causar fezes soltas incluem rotavírus, norovírus e adenovírus

2. Infecção bacteriana

A defecação de líquidos também pode ocorrer devido a infecções bacterianas, como: salmonela, E. coli, até Shigella. Normalmente, essas bactérias estão em alimentos e bebidas que não são mantidos limpos. A infecção por essas bactérias também pode causar intoxicação alimentar. Portanto, além da diarreia, outros sintomas como náuseas e vômitos também podem aparecer.

3. A dieta errada

Alguns alimentos e bebidas, mesmo preparados com boa higiene, ainda podem causar diarreia em algumas pessoas. Em pessoas com histórico de intolerância à lactose, por exemplo, consumir algo feito de leite pode causar fezes moles. Além disso, consumir muito café e comida picante também pode causar dor de estômago e diarreia. IBS pode fazer com que uma pessoa tenha fezes amolecidas

4. Síndrome do intestino irritável (IBS)

IBS é um distúrbio digestivo crônico, que faz com que os pacientes tenham diarreia. Além de evacuar, as pessoas com essa doença também podem apresentar sintomas como flatulência, prisão de ventre e dor abdominal.

5. Colite ulcerativa

A colite ulcerosa é um distúrbio digestivo causado por inflamação ou inflamação no intestino grosso e reto. Outros sintomas que acompanham essa condição incluem perda de apetite e peso, irritação da pele e dos olhos e dores nas articulações.

6. Doença de Crohn

A doença de Crohn também pode causar fezes moles. Porque nesta doença, as paredes do trato digestivo ficam inflamadas. Outros sintomas que indicam a doença de Crohn incluem fezes com sangue, sensação de fraqueza e diminuição do apetite e do peso.

7. Doença celíaca

A doença celíaca é um distúrbio que ocorre quando o trato digestivo de uma pessoa não consegue comer glúten. Portanto, quando o paciente ingere acidentalmente uma grande quantidade de glúten no pão, na massa ou em outras preparações de farinha, seu trato digestivo fica irritado. Leia também:Conheça uma dieta sem glúten que é boa para pessoas com doença celíaca

Como lidar com evacuações líquidas

É necessário beber muita água quando você tem diarreia. As causas de vários movimentos intestinais líquidos tornam o tratamento diferente para cada pessoa. Em geral, aqui estão as etapas que você pode seguir.

1. Beba muita água

Quando tiver diarreia, é aconselhável beber muita água para evitar a desidratação. Além disso, preste atenção também aos tipos de líquidos e outras bebidas que entram no corpo. Evite consumir alimentos derivados de laticínios, exceto iogurte, por pelo menos 48 horas após o término da diarreia. Além disso, preencha sua ingestão de líquidos consumindo alimentos como uma sopa, como canja de galinha. Evite consumir álcool e cafeína, pois podem irritar o estômago e desidratar.

2. Cuide de sua dieta

Pessoas que estão se recuperando de diarréia com consistência líquida não são aconselhadas a comer muito. É melhor reduzir a porção de comida, mas aumentar a frequência, por exemplo, comer cinco vezes ao dia, mas em pequenas porções. Escolha alimentos de fácil digestão, como mingaus, bananas ou torradas. Não coma alimentos picantes, fritos ou gasosos, como repolho, pois podem irritar o estômago. Quando as condições melhorarem, você pode começar a comer alimentos sólidos lentamente.

3. Verifique com o médico

Se o método acima não aliviar os movimentos intestinais líquidos que você está experimentando, é hora de você consultar um médico. Porque nem todos os medicamentos para diarreia são adequados para tratar esta condição. Se as fezes líquidas que saem forem acompanhadas de sangue ou durante a diarreia você sentir febre, não é aconselhável tomar medicamentos comuns para a diarreia. Além disso, na diarreia causada por bactérias ou parasitas, por exemplo, o médico pode prescrever antibióticos. Em alguns casos bastante preocupantes, os médicos também podem realizar exames adicionais usando métodos de colonoscopia ou sigmoidoscopia.

Como evitar que os movimentos intestinais líquidos ocorram novamente

Lave as mãos com diligência para evitar a defecação de líquidos. Depois de saber a causa e como lidar com ela, você certamente não quer que essa doença volte a acontecer. Aqui estão as etapas que você pode seguir para ajudar a evitá-lo.
  • Sempre defecar no local.
  • Lave as mãos regularmente, especialmente antes de comer e depois de sair do banheiro.
  • Lave bem os alimentos antes de os cozinhar.
  • Cozinhe os alimentos até que estejam completamente cozidos.
  • Não coma aleatoriamente.
  • Certifique-se de que o ambiente doméstico esteja livre de moscas e outros animais que podem ser uma fonte de doenças.
  • Obtenha as vacinas necessárias para proteger contra várias infecções.
  • Comer comida saúdavel.
  • Exercite-se regularmente
[[artigo relacionado]] Em essência, a defecação de líquidos pode ser evitada se você sempre mantiver a limpeza quando e onde estiver. Este bom hábito não o protegerá apenas da diarreia, mas também de outras doenças que podem prejudicar sua saúde.