Como lidar com um ataque cardíaco sozinho, o que fazer e o que não fazer?

Agir rápido é a chave para lidar com um ataque cardíaco quando você está sozinho. O sintoma inicial que aparece geralmente é uma dor no centro do peito. Se isso acontecer, tente chamar uma ambulância imediatamente ou tome aspirina. Além disso, a cada ano, a incidência de doenças cardíacas e dos vasos sanguíneos continua a aumentar. Só em 2019, mais de 2,7 milhões de indonésios sofreram de problemas cardíacos.

Como lidar com um ataque cardíaco quando sozinho

Aqui estão algumas etapas que precisam ser seguidas como forma de lidar com um ataque cardíaco quando você está sozinho:

1. Reconheça os sintomas de um ataque cardíaco primeiro

O segredo para administrar bem um ataque cardíaco é fazê-lo rapidamente. Portanto, primeiro você precisa reconhecer bem os sintomas, para estar ciente de que os problemas de saúde que está experimentando são, na verdade, ataques cardíacos. A razão é que, não raramente, as pessoas não percebem que estão tendo um ataque cardíaco. Aqui estão alguns sintomas típicos de um ataque cardíaco que você precisa reconhecer:
  • Desconforto no centro do peito e dura pelo menos 20 minutos
  • Sensação de aperto no peito
  • A dor irradia para o braço esquerdo, pescoço e mandíbula
  • Um suor frio
É um sintoma clássico de ataque cardíaco. Cerca de 90% das pessoas que sofrem desses sintomas. No entanto, idosos, diabéticos e mulheres podem apresentar sintomas não clássicos, como:
  • Dificuldade para respirar
  • Nausea e vomito
  • Dor leve no peito
  • Dor na parte superior do abdômen

2. Chame imediatamente uma ambulância ou equipe médica

A maneira mais rápida de obter atendimento médico é chamar uma ambulância. Isso pode ser feito se o indivíduo ainda conseguir se concentrar em olhar para o celular e pressionar chamadas de emergência. Na Indonésia, o número para chamar uma ambulância é 112. Não há necessidade de digitar o código de área, o oficial encaminhará a necessidade para a agência de assistência competente. Além disso, a assistência médica de emergência também pode ser obtida pelo telefone 118 ou 119. Não se esqueça de trancar a porta e a cerca para que, quando os paramédicos chegarem, você possa entrar sem problemas e evitar problemas se ficar inconsciente antes da chegada dos paramédicos .

3. Tome aspirina

Este método também pode ser aplicado se houver outras pessoas a quem possamos pedir ajuda. Mas se não for possível ou se não houver ninguém, tome aspirina em dose normal. A aspirina atua bloqueando a capacidade de coagulação do sangue. Quando uma pessoa tem um ataque cardíaco, a aspirina ajuda a minimizar o tamanho dos coágulos sanguíneos que podem ter se formado.

Como lidar com um ataque cardíaco quando sozinho é menos eficaz

Além dos métodos acima, também existem muitos métodos que são considerados capazes de superar um ataque cardíaco rapidamente. Isto não está certo. Não há como impedir um ataque cardíaco sem o tratamento direto de um especialista. Além disso, tratar você mesmo de um ataque cardíaco pode ser perigoso porque é o mesmo que adiar o tratamento médico o mais rápido possível. Quais são os métodos que afirmam ser capazes de superar um ataque cardíaco, mas não são eficazes?
  • Tosse CPR

Como o nome indica, tosse CPR ou ressuscitação cardiopulmonar está aplicando compressões torácicas que alegam aliviar ataques cardíacos. O método é chamado respirando fundo e, em seguida, tossindo intensamente. Este método supostamente aumenta a pressão arterial por alguns segundos. Porém, a técnica que deve ser priorizada é a RCP. As técnicas de RCP podem ser realizadas por profissionais médicos ou leigos que tenham obtido certificação / treinamento para executar técnicas de RCP.
  • Beba água com pimenta em pó

Muitos também recomendam beber um copo de água com uma colher de pimenta em pó. O pimentão é considerado capaz de fornecer estímulos que aumentam a freqüência cardíaca e o fluxo sanguíneo por todo o corpo. Além disso, acredita-se que a combinação de água e pimenta em pó pare o sangramento. No entanto, não há evidências de que qualquer tipo de pimenta pode ajudar a aliviar ataques cardíacos. Não só isso, também não está claro se capsaicina seguro ao interagir com aspirina tomada durante um ataque cardíaco.
  • Pressão torácica repetida

Aplicar pressão no peito repetidamente não será eficaz para lidar com um ataque cardíaco. Método ressuscitação cardiopulmonar só será eficaz quando o coração não estiver batendo e, idealmente, deve ser realizado por um especialista. Mesmo quando uma pessoa que está passando por um ataque cardíaco é certificada em RCP, ainda é necessário informar um profissional médico antes de fazê-lo. [[Artigo relacionado]]

Como evitar um ataque cardíaco

Venha sem permissão; na verdade, existem algumas coisas fora de controle que aumentam o risco de ter um ataque cardíaco. Exemplos como envelhecimento, hereditariedade e gênero. No entanto, também existem coisas que estão sob seu controle total, como:
  • Parar de fumar
  • Não seja um fumante passivo
  • Movendo-se ativamente todos os dias
  • Controlar os níveis de açúcar no sangue se você tiver diabetes
  • Limitando o consumo de álcool
  • Controle o estresse praticando técnicas de relaxamento, como meditação e ioga
  • Coma alimentos nutritivos ricos em vitaminas e minerais
  • Manter o colesterol e a pressão arterial normais mantendo o peso corporal
Além de algumas das coisas acima, a realização de exames regulares de saúde também pode ser uma etapa para prevenir ataques cardíacos. Especialmente para pessoas com mais de 50 anos, porque os fatores de risco são ainda maiores. [[artigo relacionado]] Para uma discussão mais aprofundada sobre os fatores de risco de ataque cardíaco, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.