Tenha cuidado, essas 8 coisas podem causar dentes amarelos

Além de diminuir sua autoconfiança, ter dentes amarelos pode ser um sinal de que você não cuidou bem dos dentes. Portanto, vamos conhecer as sete causas do amarelecimento dos dentes e como evitá-las.

Causas de dentes amarelos que devem ser evitadas

A descoloração dos dentes pode ocorrer gradualmente. Na verdade, um pouco de cor amarela nos dentes não pode ser evitada. Vários fatores podem ser a causa dos dentes amarelos, como os seguintes.

1. Comida e bebida

O consumo de alimentos e bebidas, como café, chá, refrigerantes ou vinho tinto, pode causar amarelecimento dos dentes. Algumas frutas e vegetais, como maçãs e batatas, também podem manchar os dentes, resultando em descoloração dos dentes.

2. Hábitos de fumar

Além de prejudicar os pulmões e outros órgãos do corpo, fumar também pode deixar marcas nos dentes. Não só fumar, consumir tabaco de outras maneiras, como mastigá-lo, também pode causar dentes amarelos.

3. Condições médicas

Algumas doenças podem afetar adversamente o esmalte (a camada externa do dente) e a dentina (o material subjacente sob o esmalte), causando amarelecimento dos dentes. A dentinogênese imperfeita é uma doença que causa amarelecimento dos dentes. Esta doença resulta no desenvolvimento anormal dos dentes e altera a cor dos dentes.

4. Tratamento com antibióticos

Alguns tratamentos com antibióticos, como tetraciclina e doxiciclina, são conhecidos por causar amarelecimento dos dentes, quando administrados a uma criança de 8 anos. Porque nesta idade, os dentes do seu filho ainda estão em fase de desenvolvimento. Além disso, gargarejar com medicamentos contendo clorexidina e cetilpiridínio também pode causar descoloração dos dentes.

5. Envelhecimento

O processo de envelhecimento pode realmente causar dentes amarelos. À medida que envelhecemos, a camada mais externa de esmalte se desgasta e, por fim, "mostra" a cor original da dentina, que é amarela.

6. Ambiente circundante

Em alguns países, a água limpa que corre nas casas e pode ser bebida diretamente pela torneira também é enriquecida com flúor. O consumo de água enriquecida com flúor, além de suplementos contendo flúor, resultará em fluorose ou níveis excessivos de flúor no corpo. Essa condição pode fazer com que a cor dos dentes fique amarela. Porém, o exemplo acima não acontece na Indonésia, porque aqui a água limpa que corre pelas casas não é enriquecida com flúor. Portanto, você não precisa se preocupar em escovar os dentes com creme dental com flúor, pois os níveis não são prejudiciais e, na verdade, ajudam a prevenir as cáries.

7. Acidente

Acidentes que danificam o esmalte dos dentes das crianças também podem causar amarelecimento dos dentes. Se o esmalte estiver danificado, a cor da dentina ficará visível. Não apenas crianças e adultos que sofreram acidentes, como quedas e danos ao esmalte dos dentes, sofrerão descoloração dos dentes.

Se você entendeu bem as sete causas dos dentes amarelos acima, agora é a hora de conhecer maneiras de prevenir os dentes amarelos, o que pode ser feito até em casa.

8. Fatores genéticos

Não se engane, fatores genéticos também podem ser a causa dos dentes amarelos. Lembre-se de que algumas pessoas têm o esmalte dentário mais brilhante ou mais branco do que outros.

Cfigo dentes amarelos limpos

Para manter os dentes saudáveis ​​e com a cor “brilhante”, existem várias soluções que pode fazer em casa. Além de escovar os dentes regularmente, descobrimos que existem várias maneiras alternativas que você pode tentar. Quais são as formas alternativas?

1. Consumir frutas e vegetais ricos em água

Frutas e vegetais são ricos em água, podem manter seus dentes saudáveis. O conteúdo de água nessas frutas e vegetais pode realmente limpar seus dentes de bactérias nocivas que causam dentes amarelos. Além disso, comer frutas e vegetais crocantes também pode aumentar a produção de saliva na boca. Isso pode evitar que resíduos de alimentos sejam deixados nos dentes. Laranjas, melancias, melão, morangos e pepinos são frutas muito ricas em água. No entanto, não há pesquisas que possam comprovar esse método alternativo. No entanto, vale a pena tentar esse método. Porque não há nada de errado em comer frutas e vegetais que são muito saudáveis.

2. Usando pasta de dente com bicarbonato de sódio

Usar uma pasta de dente contendo bicarbonato de sódio e peróxido de hidrogênio pode ajudar a prevenir o amarelecimento dos dentes. Um estudo há algum tempo provou que o uso de pasta de dente com bicarbonato de sódio e água oxigenada pode tornar os dentes mais brancos. [[Artigo relacionado]]

3. Gargarejo com vinagre de maçã

Quando usado como enxaguatório bucal em pequenas quantidades, o vinagre de maçã pode realmente remover manchas dos dentes e ajudar a clarear os dentes. Mas lembre-se de que, se usado com muita frequência, o vinagre de maçã pode danificar a superfície dos dentes.

4. Usando o método extração de óleo

A extração de óleo é um método médico tradicional indiano usado para melhorar a higiene oral e remover toxinas do corpo. De acordo com especialistas, esse método envolve a aplicação de óleo ao redor da boca para remover bactérias, que podem se transformar em placa e fazer com que seus dentes fiquem amarelados. Tradicionalmente, os indianos costumavam usar óleo de girassol ou gergelim para realizar esse método.

Notas de SehatQ

Consulte um dentista se a cor amarela dos dentes estiver piorando e não puder ser removida pelos métodos alternativos acima. Normalmente, o médico verifica o estado do esmalte do dente. Se ocorrer dano ao esmalte, seu médico pode prescrever medicamentos ou outros tratamentos para reparar seus dentes.