A poluição do ar, do solo e da água são três tipos de distúrbios ambientais bem conhecidos por seus efeitos adversos. Você sabia que além desses três transtornos, a poluição sonora também é prejudicial à saúde? Não só causa perda auditiva, essa poluição também pode desencadear problemas cardíacos a problemas mentais. Então, a partir de agora, se houver ruído, você precisa estar mais alerta. O barulho não é mais apenas perturbador da paz, mas também da saúde.
O que é poluição sonora?
O ruído dos veículos na estrada também está incluído na poluição sonora.Poluição sonora ou poluição sonora é a exposição constante a ruídos altos, que podem prejudicar a saúde e o meio ambiente, como plantas e animais. O som é considerado muito alto e pode causar poluição se estiver em uma frequência acima de 85 decibéis. Sons abaixo de 70 decibéis não são considerados prejudiciais aos seres vivos, embora a exposição a esses sons ocorra constantemente durante um longo período de tempo. Se você trabalha oito horas por dia e está perto da estrada, é provável que tenha sido exposto à poluição sonora de buzinas, motores ou obras. Além das fontes de poluição sonora mencionadas acima, você também precisa estar ciente de outras fontes, como:
- Som de avião no aeroporto
- Música alta no palco ou certos eventos de entretenimento
- Sons de áreas industriais, como compressores, geradores e ventiladores
- Som de tráfego de trem
- Sons de atividades domésticas, de aspiradores de pó, máquinas de lavar, televisores e liquidificadores
- Fogos de artifício
- Explosões e tiros
O impacto da poluição sonora que é prejudicial à saúde
Perda auditiva, um dos efeitos da poluição sonora O impacto da poluição sonora na saúde não deve ser subestimado. A seguir estão vários problemas de saúde devido ao ruído.
1. Perda auditiva
Já não é uma surpresa se o som for muito alto pode danificar os ouvidos. Danos à capacidade de ouvir podem fazer com que a qualidade de vida diminua. A perda auditiva pode ocorrer quando a parte do ouvido ou os nervos que transportam as informações do som para o cérebro não funcionam corretamente. Pessoas com deficiência auditiva também correm maior risco de lesões, como quedas ou acidentes. O infeliz é que a perda auditiva devido à poluição sonora é, na verdade, muito evitável. Portanto, não subestime o ruído que muitas vezes pára em seus ouvidos.
2. Capacidade de comunicação prejudicada
Quando o som ao seu redor estiver muito alto, você terá dificuldade em se comunicar. Isso pode causar vários efeitos na saúde. Por exemplo, o corpo fica cansado, irritado e até mesmo o relacionamento com os parentes ao redor fica perturbado.
3. Perturbação do sono
Sono de qualidade é a chave para uma vida física e mentalmente saudável. No entanto, com a poluição sonora, isso se torna difícil de alcançar. A falta de sono pode causar aumento da pressão arterial e problemas respiratórios.
4. Problemas com a saúde do coração
A exposição ao ruído, que ocorre continuamente em curto prazo, pode causar várias alterações no corpo, inclusive no coração. Se continuar, a poluição sonora corre o risco de aumentar a frequência cardíaca de forma anormal e os vasos sanguíneos estreitarem. A longo prazo, a exposição a ruídos altos pode aumentar o risco de uma pessoa desenvolver hipertensão e doença cardíaca isquêmica. Além disso, se a exposição à poluição sonora for acompanhada por um estilo de vida pouco saudável.
A poluição sonora pode deixá-lo irritado
5. Transtornos mentais
Para pessoas que estão freqüentemente expostas à poluição sonora, como trabalhadores da construção ou que vivem perto de ferrovias, podem ocorrer sintomas de transtornos mentais, como aumento de emoções negativas. As emoções negativas em questão incluem irritabilidade, alterações de humor e ansiedade.
6. Diminuição da produtividade
A poluição sonora também pode afetar a produtividade do trabalho. Porque o ruído pode interferir nas habilidades cognitivas de uma pessoa. As habilidades cognitivas mais afetadas pela poluição sonora são capacidade de leitura, concentração, capacidade de resolução de problemas e memória.
7. Perturbar o crescimento das crianças
Os problemas de saúde devido à poluição sonora que foram mencionados acima, não podem afetar apenas os adultos. As crianças, como o grupo de indivíduos mais sensíveis à poluição sonora, também podem experimentá-la. Se isso acontecer, certamente irá interferir no processo de desenvolvimento da criança no futuro.
Comoevitar os efeitos da poluição sonora?
Reduza o impacto da poluição sonora com música baixa Para evitar os efeitos da poluição sonora, existem várias etapas que você pode seguir, tais como:
• Toque outros tipos de sons que sejam mais confortáveis para o ouvido
Nem sempre podemos controlar a exposição ao ruído que ocorre no ambiente circundante. O ruído da passagem de aviões e trens, ao som das obras em andamento, é certamente difícil de prevenir. Portanto, para reduzir o risco dos efeitos da poluição sonora, você pode "vencer" esses sons com um som mais suave do que
máquina de ruído branco ou sons da natureza, como o som da chuva, o som do mar e o som de uma cachoeira, que são reproduzidos por meio de telefones celulares ou outros aparelhos.
• Instale um silenciador
Se você mora em uma área barulhenta, como no centro da cidade ou próximo a um aeroporto, pode reduzir sua exposição ao som que entra em sua casa instalando isolamento acústico. Você também pode reduzir a exposição ao som adicionando uma cobertura sobre as janelas.
• Desligue os dispositivos eletrônicos que não estão em uso
Além de vir de fora de casa, a poluição sonora também pode vir de equipamentos internos, como televisores, rádios, liquidificadores e aspiradores de pó. Para que a exposição ao ruído não ocorra excessivamente, deve-se desligar as ferramentas que não estão em uso.
• Pratique a respiração
A exposição a ruídos altos pode fazer você se sentir estressado, mais irritado e desencadear transtornos de ansiedade. Os exercícios respiratórios podem ajudar o corpo a ficar mais calmo, para que estes sintomas sejam reduzidos.
• Fazendo meditação
A meditação também é considerada muito eficaz para reduzir o estresse causado pela poluição sonora. Quando combinada com ioga e exercícios respiratórios, a meditação pode trazer mais benefícios à saúde. Além de reduzir o estresse, a meditação também é boa para a saúde física. [[artigo relacionado]] De agora em diante, você deve estar mais ciente da poluição sonora. Se houver crianças em casa, crie o hábito de ouvir música ou televisão em um volume razoável e não muito alto. Além disso, tome medidas para evitar os efeitos do ruído em seu corpo.