Fatos sobre gêmeos fraternos que você precisa saber

Não são poucos os casais que esperam ter gêmeos. Em contraste com gestações normais, gestações gemelares apresentam maior risco de distúrbios da gravidez. Em particular, se a condição da mãe apresentar comorbidades, como hipertensão ou diabetes. Existem dois tipos de gravidez de gêmeos, ou seja, gêmeos idênticos e gêmeos fraternos. Gêmeos fraternos têm uma porcentagem de nascimento maior do que gêmeos idênticos. Gêmeos idênticos têm a mesma probabilidade em todo o mundo, que é uma média de 3 em 1000 nascimentos. Já a porcentagem de nascimentos de gêmeos fraternos tem a possibilidade de ser geograficamente diferente, com uma média de nascimentos de 6 a mais de 20 em cada 1000 nascimentos.

O que são gêmeos fraternos?

Gêmeos fraternos são dois bebês que vêm de dois óvulos diferentes e cada um fertilizado por um espermatozóide diferente. Há ocasiões em que a mulher produz dois óvulos ao mesmo tempo e ambos são fertilizados. O óvulo fertilizado é denominado zigoto. Os dois gêmeos fraternos, que vêm de dois zigotos diferentes, se desenvolvem e nascem juntos. Conforme se desenvolvem, os dois bebês também terão sua própria placenta e cordão umbilical para oxigênio e nutrição.

Diferença entre gêmeos fraternos e gêmeos idênticos

Em gêmeos idênticos, a fertilização ocorre apenas em um óvulo por um espermatozóide. No entanto, após a conclusão do processo de fertilização, o zigoto passa por um processo de divisão. Os dois fetos do mesmo zigoto se desenvolvem e nascem juntos em gêmeos idênticos. Os gêmeos idênticos podem ser divididos em três com base no tempo de divisão do zigoto.
  • A clivagem ocorre imediatamente após a fertilização, antes que o zigoto se fixe no útero. Ambos os fetos gêmeos terão seus próprios âmnio e placenta.
  • A clivagem ocorre quando o zigoto acaba de se anexar ao útero. Ambos os gêmeos terão âmnions separados, mas compartilham a mesma placenta (monocoriônica).
  • A clivagem ocorre quando o zigoto se fixa ao útero e só se divide após algum tempo. Ambos os fetos gêmeos compartilharão o âmnio e a placenta (monoamniótico).
Enquanto isso, como explicado anteriormente, gêmeos fraternos ocorrem devido a duas fertilizações diferentes de dois óvulos e células de esperma diferentes. [[Artigo relacionado]]

Características de gêmeos fraternos

As diferenças no processo de fertilização em gêmeos fraternos e gêmeos idênticos, produzem gêmeos com características diferentes. A seguir estão as características de gêmeos fraternos.
  • Em gêmeos fraternos, cada feto tem seu próprio cordão umbilical e placenta. Em contraste com gêmeos idênticos que compartilham a mesma placenta.
  • Em gêmeos fraternos, os dois bebês nascidos podem ter traços e características faciais completamente diferentes. Embora os rostos tenham semelhanças, eles não serão exatamente iguais aos de gêmeos idênticos. Portanto, não é surpreendente que, depois de crescer, muitos não percebam que os dois são gêmeos.
  • Em gêmeos fraternos, os gêmeos podem ser do mesmo sexo ou de sexo diferente. É diferente com gêmeos idênticos que sempre têm o mesmo sexo.
  • Gêmeos fraternos podem ter diferentes tipos de sangue, enquanto gêmeos idênticos sempre têm o mesmo tipo de sangue.
  • Gêmeos fraternos são geneticamente diferentes porque vêm de óvulos e espermatozóides diferentes, assim como outros irmãos.
  • A fecundação em gêmeos fraternos pode ocorrer em momentos diferentes. Por exemplo, após a fertilização do primeiro zigoto, os ovários voltam a produzir óvulos alguns dias depois. Este segundo óvulo é fertilizado novamente até que finalmente os gêmeos fraternos estejam grávidos.
Gêmeos fraternos podem ser influenciados pela hereditariedade. A condição de uma mulher produzindo mais de um óvulo por mês é chamada de hiperovulação. Esta condição pode ser transmitida de mãe para filha. Assim, a menina também tem a possibilidade de hiperovular e ter gêmeos. Além da hereditariedade, gêmeos fraternos também podem ser causados ​​por vários outros fatores, como medicamentos para fertilidade ou fertilização in vitro. A idade materna, o peso e a altura também afetam a probabilidade de conceber gêmeos fraternos. Enquanto em gêmeos idênticos, a causa não pode ser determinada.