A vulva ou a parte externa da vagina funcionam como uma máquina que pode se limpar, sem a necessidade de sabonete de higiene feminina ou outros produtos químicos. Mas, às vezes, uma pessoa pode sentir os lábios púbicos inchados e coçando de irritação. Não apenas na vulva, a irritação pode afetar outras partes, como lábios, clitóris, uretra e boca vaginal. Irritações que ocorrem brevemente podem ser tratadas em casa. Porém, se a irritação se agravar, é necessário fazer um exame para saber qual é o seu gatilho.
Causas de lábios púbicos inchados e coceira
Saliências vaginais causam desconforto. Algumas das causas da coceira e coceira nos lábios púbicos são:
1. Foliculite
Você já sentiu um lábio púbico saliente e coceira depois de fazer isso?
depilação brasileira ou raspar os pelos pubianos? Nesse caso, pode ser foliculite. Isso ocorre quando um folículo de pelos pubianos infecciona ou inflama. O prazo para esta condição é
depilador. Saliências que ocorrem em condições de foliculite à primeira vista se parecem com:
acne fúngica. Geralmente, essa condição é acompanhada por outros sintomas, como dor, inchaço e presença de pus. Sem a necessidade de tratamento, a foliculite na vulva cederá por conta própria. No entanto, pode ser melhorado dando compressas de gelo, aplicando creme de hidrocortisona e também usando roupas íntimas que absorvem o suor.
2. Dermatite de contato
A dermatite de contato ocorre quando uma substância causa irritação na pele. Desde detergentes para a roupa, resíduos químicos em novas roupas íntimas, fragrâncias em absorventes higiênicos, lubrificantes, até preservativos. Esta reação devido à dermatite de contato pode aparecer imediatamente após o contato e diminuir alguns dias depois. Outros sintomas que aparecem são sensação de queimação, coceira, erupção na pele e inchaço. Depois de saber a causa dos lábios púbicos que coçam e coçam, elimine o gatilho. Em seguida, lave a vulva com sabão e água morna para remover a causa da dermatite de contato. Os anti-histamínicos também podem aliviar os sintomas.
3. Mudanças hormonais
As mulheres podem experimentar mudanças hormonais bastante drásticas, por exemplo, durante a menstruação, gravidez ou amamentação. Condições médicas como a SOP também podem causar flutuação hormonal. Além disso, a menopausa também pode causar alterações hormonais e afetar a sensibilidade da vulva. Por exemplo, quando o hormônio estrogênio cai drasticamente, a pele vulvar pode se tornar mais seca e inelástica. Ou seja, a possibilidade de sentir irritação também aumenta. A solução pode ser usando um lubrificante para hidratar a vagina. Além disso, aplique um lubrificante à base de água ou silicone antes de iniciar a atividade sexual. A terapia hormonal também pode ser uma opção, dependendo das condições individuais.
4. Infecção fúngica
O tipo de fungo que mais frequentemente infecta a região pubiana é
Candida. Outros sintomas associados são coceira, inchaço, dor durante o sexo, erupção na pele e um corrimento vaginal branco e espesso. A maioria das infecções fúngicas pode ser tratada com medicamentos antifúngicos usados por 1-7 dias. Além disso, certifique-se de não se envolver em nenhuma atividade sexual até que a infecção do fermento esteja completamente curada.
5. Infecção bacteriana
As infecções bacterianas que ocorrem na vagina são chamadas
vaginose bacteriana. Isso ocorre quando as bactérias se multiplicam incontrolavelmente, de modo que a condição da vulva não está mais equilibrada. As infecções bacterianas são comuns em mulheres de 15 a 44 anos. Outros sintomas de infecção bacteriana são acompanhados por secreção com cor e odor anormais e sensação de queimação na vagina. Para superar isso, o médico irá prescrever antibióticos tópicos ou orais. Tome antibióticos conforme prescrito pelo seu médico. Além disso, certifique-se de não se envolver em nenhuma atividade sexual até que a infecção seja completamente eliminada.
6. Psoríase
A psoríase é uma doença auto-imune que causa o rápido acúmulo de células da pele. Se ocorrer na vulva, é chamado
psoríase genital. Os sintomas são erupções cutâneas avermelhadas, mas não causam rachaduras na pele como a psoríase em outras partes do corpo. Para superar isso, o médico irá prescrever um creme esteróide para reduzir o desconforto e a coceira. Além disso, o procedimento também pode ser feito para curar a pele com uma luz ultravioleta especial.
7. Líquen plano
O líquen plano é uma inflamação que pode ocorrer na vulva e na vagina. Normalmente, os sintomas que aparecem são acompanhados de coceira, erupção na pele, feridas abertas, caroços arroxeados e dor durante a relação sexual. Pessoas que passaram pela menopausa também podem apresentar líquen escleroso, que se caracteriza pelo aparecimento de feridas brancas na vulva e na vagina. Ambas as condições podem ser aliviadas com a aplicação de bolsas de gelo para aliviar a dor, aplicação de creme de hidrocortisona e anti-histamínicos para reduzir a inflamação. Os casos leves de líquen plano desaparecem após alguns anos. No entanto, se envolver a membrana mucosa vaginal, o tratamento pode ser mais difícil. [[Artigo relacionado]]
Notas de SehatQ
Saliências e coceira nos lábios púbicos certamente causam desconforto e podem interferir nas atividades de uma pessoa. Para isso, é importante saber o que o desencadeia. Quer seja leve ou grave, certifique-se de que a vulva e as áreas vaginais estão sempre limpas para que a irritação não se espalhe.