Objetivo da análise de gases sanguíneos e valores normais

A gasometria é um exame para verificar os níveis de oxigênio e dióxido de carbono no sangue. Este exame também é realizado para medir os níveis de ácido-base (pH) no corpo. Em uma pessoa saudável, o pH do corpo estará em um nível equilibrado. Os resultados da análise dos gases sanguíneos fornecerão uma visão geral do funcionamento dos pulmões, do coração e dos rins. A análise dos gases sanguíneos é feita observando-se os gases sanguíneos provenientes das artérias (gasometria arterial).

Mais sobre a análise de gases sanguíneos

Os glóbulos vermelhos do corpo são responsáveis ​​pela circulação do oxigênio e do dióxido de carbono no corpo. Essas duas coisas são conhecidas como gases sanguíneos. Quando o sangue passa pelos pulmões, o oxigênio flui para o sangue. Enquanto isso, o dióxido de carbono deixará o sangue e entrará nos pulmões. A análise dos gases sanguíneos mostrará o desempenho dos pulmões em levar oxigênio ao sangue e remover o dióxido de carbono do sangue. O desequilíbrio dos níveis de oxigênio, dióxido de carbono e pH no corpo pode indicar problemas de saúde, como:
  • Falência renal
  • Insuficiência cardíaca
  • Diabetes mellitus não controlada
  • Sangrando
  • Envenenamento químico
  • Overdose de drogas
  • Choque

Quando é necessária uma análise de gases do sangue?

O médico pode instruí-lo a se submeter a um procedimento de hemogasometria se tiver sintomas das doenças acima. Esse exame é feito com a coleta de uma amostra de sangue de uma artéria e pode ser concluído em um curto espaço de tempo. Análise de gases sanguíneos, também realizada em pessoas com falta de ar e problemas pulmonares, como:
  • Asma
  • Fibrose cística
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
Os resultados desse exame também são usados ​​para verificar o sucesso dos tratamentos pulmonares realizados. Além disso, uma análise de gases sanguíneos também pode ser usada para ver sua necessidade de oxigênio adicional de um aparelho respiratório.

Estágios do procedimento de análise de gases sanguíneos

Existem vários estágios pelos quais você passará ao realizar um procedimento de análise de gases sanguíneos, a saber:

1. Estágio de preparação

Se instruído a realizar um procedimento de análise de gases sanguíneos, informe seu médico sobre seu histórico de medicamentos e quaisquer alergias que você tenha. A lista de medicamentos é importante transmitir ao médico, especialmente anticoagulantes. Informe o seu médico imediatamente se você tiver um distúrbio de coagulação do sangue.

2. Estágio de inspeção

A coleta de sangue para gasometria é realizada com uma pequena agulha inserida em uma artéria do pulso, virilha ou parte interna do braço. Antes de tirar o sangue, o médico primeiro aplicará pressão em seu pulso para verificar o fluxo de sangue em sua mão. Este teste é conhecido como teste de Allen. Durante a coleta de sangue, você pode sentir tonturas, fraqueza ou náuseas. Para reduzir a chance de hematomas, pressione o local da injeção com um cotonete por alguns minutos. [[Artigo relacionado]]

Leia os resultados da análise de gases do sangue

Os resultados da análise dos gases sanguíneos garantirão que os pulmões sejam adequados para obter oxigênio e remover o dióxido de carbono. Esses resultados também mostrarão o desempenho de seus rins. Os seguintes são resultados normais em uma análise de gases do sangue:
  • pH do sangue arterial: 7,38-7,42.
  • Bicarbonato (HCO3): 22-28 mEq / L
  • Taxa de absorção de oxigênio (SaO2): 94%-100%
  • Pressão parcial de oxigênio (PaO2): 75-100 mmHg
  • Pressão parcial de dióxido de carbono (PaCO2): 38-42 mmHg
O que cada um desses resultados significa? Aqui está a explicação:

• pH do sangue arterial

O nível de pH do sangue arterial indica a quantidade de íons de hidrogênio presentes no sangue. Um pH inferior a 7,0 é chamado de ácido. Enquanto isso, se a medição for superior a 7,0, essa condição é chamada de alcalina. Se o pH do sangue for ácido, é um sinal de que o nível de dióxido de carbono no sangue está alto. Por outro lado, o pH do sangue alcalino indica altos níveis de bicarbonato no sangue. Se o pH do sangue estiver desequilibrado, pode ser um sinal de que os pulmões não estão funcionando bem ou que os rins estão tendo dificuldade para se livrar dos resíduos.

• Bicarbonato (HCO3)

O bicarbonato é um produto químico que ajuda a equilibrar os níveis de pH do corpo, evitando que o pH do sangue se torne muito ácido ou alcalino.

• Taxa de consumo de oxigênio (SaO2)

Taxa de consumo de oxigênio, medida para ver a quantidade de oxigênio transportado pela hemoglobina, nas células vermelhas do sangue.

• Pressão parcial de oxigênio (PaO2)

A pressão parcial de oxigênio é um número que indica a pressão de oxigênio dissolvido no sangue. Os números mostrados neste cálculo darão uma ideia da capacidade do oxigênio de entrar dos pulmões para o sangue. Se o valor de PaO2 estiver abaixo do normal, significa que o corpo carece de oxigênio. Isso pode indicar a presença de problemas de saúde como enfisema, DPOC, fibrose pulmonar ou problemas cardíacos.

• Pressão parcial de dióxido de carbono (PaCO2)

Enquanto isso, o número de pressão parcial do dióxido de carbono, mostra a pressão do dióxido de carbono dissolvido no sangue. Ou seja, verá a boa capacidade do dióxido de carbono em fluir para fora do corpo.

Riscos que podem ocorrer na análise de gases sanguíneos

A gasometria não requer um grande número de amostras de sangue, então o risco desse procedimento é pequeno. Mesmo assim, alguns riscos ainda são possíveis, como:
  • Sangramento ou hematomas no local da injeção
  • Sentindo fraco
  • Coágulos de sangue que se acumulam sob a pele
  • Infecção no local da injeção.
Se após o procedimento você sentir algo semelhante ao acima, entre em contato com seu médico imediatamente. Além disso, não hesite em compartilhar suas preocupações e histórico médico antes de realizar este procedimento, para evitar o surgimento de riscos e efeitos colaterais. Os resultados da análise dos gases sanguíneos serão lidos por um médico. A seguir, o médico fornecerá uma explicação completa de sua condição. É melhor não interpretar você mesmo os resultados da sua análise dos gases sanguíneos, para obter uma explicação mais completa e precisa.