Freqüentemente, vemos representações de condições críticas e coma na televisão ou no cinema. A descrição que é muito dramática não é totalmente precisa para representar a condição crítica e o coma. Coma é uma condição em que uma pessoa fica inconsciente por um período de tempo prolongado. Essa condição faz com que o paciente pareça estar dormindo por um longo tempo. O nível de consciência de uma pessoa é avaliado por GCS ouEscala de Coma de Glasgow. A GCS é uma escala neurológica usada para medir o nível de consciência, e o coma é o nível de consciência mais pesado. Quando em coma, uma pessoa não pode fazer nada e responder ao que está ao seu redor, mas ainda pode ouvir as pessoas ao seu redor.
Causas e sinais de coma
O coma é o resultado de lesões cerebrais que podem ser causadas por uma variedade de problemas. A lesão pode ser temporária ou permanente. Mais de 50% dos casos de coma estão relacionados a traumatismo craniano ou distúrbios do sistema circulatório cerebral. Os seguintes problemas podem causar condições críticas e coma:Ferimento na cabeça
Tumor cerebral
acidente vascular encefálico
Diabetes
Hipoxia
Infecção
Convulsões
Envenenamento
Drogas e álcool
- Olhos fechados. Em geral, os olhos de uma pessoa em coma são fechados de forma que parece que ela está dormindo profundamente.
- Parado. Os membros de uma pessoa em coma não respondem ou se movem, a menos que haja um movimento reflexo.
- Não se move com estimulação. Os membros de uma pessoa em coma não respondem ou se movem a qualquer estímulo, a menos que ela esteja realizando movimentos reflexos.