Condição crítica com risco de vida, que causa coma!

Freqüentemente, vemos representações de condições críticas e coma na televisão ou no cinema. A descrição que é muito dramática não é totalmente precisa para representar a condição crítica e o coma. Coma é uma condição em que uma pessoa fica inconsciente por um período de tempo prolongado. Essa condição faz com que o paciente pareça estar dormindo por um longo tempo. O nível de consciência de uma pessoa é avaliado por GCS ouEscala de Coma de Glasgow. A GCS é uma escala neurológica usada para medir o nível de consciência, e o coma é o nível de consciência mais pesado. Quando em coma, uma pessoa não pode fazer nada e responder ao que está ao seu redor, mas ainda pode ouvir as pessoas ao seu redor.

Causas e sinais de coma

O coma é o resultado de lesões cerebrais que podem ser causadas por uma variedade de problemas. A lesão pode ser temporária ou permanente. Mais de 50% dos casos de coma estão relacionados a traumatismo craniano ou distúrbios do sistema circulatório cerebral. Os seguintes problemas podem causar condições críticas e coma:
  • Ferimento na cabeça

Uma lesão grave na cabeça pode causar inchaço e sangramento no cérebro. Essa condição causa pressão no tronco cerebral para danificar a parte do cérebro que funciona para regular a consciência. Danos nessa parte do cérebro são uma das causas do coma.
  • Tumor cerebral

Um tumor cerebral é um crescimento anormal de células cerebrais. Tumores no cérebro ou tronco cerebral podem causar coma. Além disso, os tumores também podem causar sangramento no cérebro que provoca o coma.
  • acidente vascular encefálico

O derrame é causado pelo bloqueio de um vaso sanguíneo ou ruptura de um vaso sanguíneo. Essa condição faz com que o suprimento de sangue ao cérebro seja bloqueado ou reduzido, causando um coma.
  • Diabetes

Em pessoas com diabetes, níveis de açúcar no sangue muito altos (hiperglicemia) ou muito baixos (hipoglicemia), que duram muito tempo, podem levar ao coma. No entanto, esse tipo de coma geralmente melhora se os níveis de açúcar no sangue forem corrigidos.
  • Hipoxia

O oxigênio é essencial para manter a função cerebral. Se o suprimento de oxigênio for reduzido ou interrompido (hipóxia), por exemplo, devido a um ataque cardíaco, afogamento ou asfixia, isso pode levar ao coma.
  • Infecção

Infecções como meningite e encefalite podem causar inflamação do cérebro, da medula espinhal ou dos tecidos que circundam o cérebro. As infecções graves podem até causar danos cerebrais e coma.
  • Convulsões

Convulsões únicas ou que ocorrem apenas uma vez raramente levam ao coma. No entanto, convulsões repetidas podem causar inconsciência e coma prolongado. Isso acontece porque as convulsões repetidas podem impedir o cérebro de se recuperar de convulsões anteriores.
  • Envenenamento

As substâncias que entram no corpo podem se acumular como toxinas se o corpo deixar de descartá-las de maneira adequada. A exposição a toxinas no corpo, como monóxido de carbono e chumbo, pode causar danos cerebrais e coma.
  • Drogas e álcool

Uma overdose de drogas ou álcool pode levar ao coma. Isso ocorre porque drogas e álcool em grandes quantidades podem interferir na função dos neurônios (sistema nervoso) no cérebro. O coma tem muitas causas, por isso deve ter cuidado. Quando em coma, uma pessoa não pode se comunicar, portanto, não pode dizer o que está sentindo. No entanto, existem sinais de vírgulas aos quais você pode prestar atenção, incluindo:
  • Olhos fechados. Em geral, os olhos de uma pessoa em coma são fechados de forma que parece que ela está dormindo profundamente.

  • Parado. Os membros de uma pessoa em coma não respondem ou se movem, a menos que haja um movimento reflexo.

  • Não se move com estimulação. Os membros de uma pessoa em coma não respondem ou se movem a qualquer estímulo, a menos que ela esteja realizando movimentos reflexos.
[[Artigo relacionado]]

Tratamento para pessoas em coma

As complicações que podem surgir do coma incluem úlceras de pressão ou na região lombar por ficar deitado por muito tempo, infecções na bexiga e coágulos sanguíneos nas pernas. Algumas pessoas que entram em coma não sobrevivem, mas outras se recuperam gradualmente. Algumas pessoas que se recuperam do coma têm potencial para deficiências maiores ou menores. O tratamento para uma pessoa em coma depende da causa. Pessoas próximas, como familiares ou cônjuge, obviamente devem fornecer informações completas ao médico para ajudar a determinar a causa da pessoa em coma. O médico manterá a respiração do paciente em coma com um aparelho respiratório para que a quantidade de oxigênio que chega ao cérebro seja maximizada. Além disso, se o paciente tiver diabetes ou uma infecção cerebral, o médico administrará glicose ou uma injeção de antibióticos. Então, se for constatado inchaço no cérebro, pode ser necessária uma cirurgia para aliviar a pressão. No cuidado ao paciente comatoso, não só é necessária assistência médica, mas também os mais próximos devem sempre dar suporte aos pacientes em coma para que possam acordar rapidamente do 'sono'. Isso pode ser feito segurando sua mão ou sussurrando palavras em seu ouvido.