Reconhecer as características de bebês autistas como detecção precoce

Muitos pais se preocupam quando o bebê não mostra sinais de balbuciar ou se interessa pelo ambiente. A razão é que geralmente é associada a uma característica de bebês autistas. Isso está certo? O autismo, ou no mundo médico chamado de transtorno do espectro do autismo (transtorno do espectro do autismo), é um transtorno do desenvolvimento infantil devido a diferenças no desempenho do cérebro. Até agora, a causa exata dessa diferença não é conhecida. No entanto, acredita-se que fatores genéticos sejam o gatilho.

Características de bebês autistas por idade

A maioria das crianças com autismo não apresenta distúrbios de desenvolvimento físico. Eles ainda podem atingir marcos motores brutos, como sentar, engatinhar e andar no tempo, como uma criança típica em geral. No entanto, eles apresentarão dificuldades em termos de desenvolvimento cognitivo. Quais são as características dos bebês autistas quando vistas a partir dos sintomas? Que exames médicos uma criança deve fazer para que o médico possa diagnosticar essa condição autista? Os sintomas do autismo podem aparecer antes de seu filho completar 1 ano de idade. De acordo com a Academia Americana de Pediatria (AAP), os sintomas do autismo podem aparecer antes de o bebê completar um ano de idade. Isso está de acordo com a pesquisa realizada pela Universidade de Uppsala, na Suécia, de que as características do autismo em bebês podem ser vistas mesmo quando seu bebê tem 10 meses de idade. No entanto, os pais geralmente só suspeitam que uma criança pode ter autismo entre 18 e 24 meses. As características de bebês autistas que geralmente são vistos são as seguintes.
  • Aos 6 meses de idade: os bebês nunca sorriem muito ou mostram uma expressão feliz em relação a nada.
  • Aos 9 meses: O bebê não vai imitar sua voz, nem sorrir ou fazer qualquer expressão facial.
  • Aos 12 meses: o bebê não se vira quando seu nome é chamado, nunca balbucia, nunca mostra nenhum gesto (como apontar, estender a mão ou acenar).
  • Aos 16 meses: o bebê não disse uma palavra.
  • Aos 24 meses: O bebê não pode dizer 2 palavras significativas de forma independente.
[[Artigo relacionado]]

Características do autismo em bebês de acordo com a AAP

Além de analisar as características dos bebês autistas com base na idade, a AAP também categoriza os sintomas autistas com base em 3 aspectos, a saber: habilidades sociais, comunicação e comportamento.

1. Habilidades sociais

  • Raramente ou totalmente indisposto a fazer contato visual com outras pessoas
  • Não responde a sorrisos ou expressões dos pais
  • Não olhando para uma determinada direção para a qual os pais estão apontando
  • Não mostra empatia ou emoção para com os outros
  • Não estou interessado em fazer amizade com outras pessoas

2. Comunicação

  • Só posso repetir palavras sem saber o significado
  • Não responde quando seu nome é chamado, mas reage quando ouve uma buzina ou o som de um gato
  • Nunca inicie ou continue uma conversa
  • Pode mostrar atraso no desenvolvimento da linguagem ou habilidades sociais, geralmente entre 15-24 meses de idade

3. Comportamento

  • Desempenhar comportamentos típicos que caracterizam um bebê autista, como petrificação, virar, balançar, andar na ponta dos pés por um longo tempo e bater palmas
  • Obcecado por atividades repetitivas e bem organizadas. Por outro lado, ele acha difícil fazer coisas novas ou mudar rotinas.
  • Como nunca sentir dor, por exemplo, quando acidentalmente é atingido por uma bola
  • Brincar com certas partes do brinquedo, mas não brincar de tudo, por exemplo, gosta de girar os pneus dos carrinhos de brinquedo
  • Pode ser muito sensível ao cheiro, som, luz ou toque, mas também pode ser completamente afetado
As características dos bebês autistas não são as mesmas em todas as crianças. Se você suspeita que seu bebê tem síndrome autista, verifique com o médico. Quanto mais cedo for detectado, mais cedo seu filho poderá receber tratamento para aliviar os sintomas.

Detecte bebês autistas por exame médico

A triagem de crescimento e desenvolvimento é importante para o diagnóstico do autismo. No processo de triagem, o médico fará uma série de exames para verificar o desenvolvimento cognitivo da criança, tais como:

1. Triagem de desenvolvimento

Esta triagem tem como objetivo olhar mais atentamente o desenvolvimento das crianças com base em sua idade, seja por meio da observação ou fazendo perguntas às crianças. A AAP recomenda que os pais façam triagem de desenvolvimento regular em 9 meses, 18 meses e 30 meses, ou mais frequentemente se um membro da família foi previamente diagnosticado com autismo.

2. Avaliação geral do desenvolvimento

Se os resultados do rastreamento do desenvolvimento mostrarem as características de um bebê autista, o médico pode recomendar uma avaliação completa do desenvolvimento que analise mais profundamente os sintomas do autismo na criança. Essa avaliação deve ser realizada por especialistas treinados, como especialistas em desenvolvimento, psicólogos infantis e psiquiatras infantis. Além de averiguar as características de um bebê autista, o exame também pode determinar o tipo certo de tratamento para a criança. Se você tiver dúvidas sobre o autismo em crianças, não hesite em consultar um médico. Para saber mais sobre as características dos bebês autistas, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.