Causas de pés inchados em idosos e como superá-los

Os pés são partes do corpo que não escapam ao processo de envelhecimento. Conforme você envelhece, você ou seus pais podem começar a sentir mudanças físicas e a se sentir desconfortáveis ​​com os pés inchados. O que exatamente causa pés inchados em idosos e como lidar com isso?

Causas de pés inchados em idosos

A causa do inchaço dos pés em idosos pode ser causada por comorbidades. O inchaço das pernas ou conhecido como edema das extremidades inferiores é um dos problemas de saúde frequentemente vivenciados pelos idosos. Embora não seja perigoso, o edema nas pernas frequentemente interfere na mobilidade dos idosos e provoca lesões na pele dos pés. O edema ocorre devido ao excesso de fluido que sai dos vasos sanguíneos e entra nos tecidos do corpo. Este tecido ou espaço vascular extra é um espaço entre células, órgãos e tecidos do corpo. Essa condição também é conhecida como retenção de líquidos. A seguir estão algumas das causas do fluido que se move entre os tecidos, causando edema.

1. Vazamento de vasos sanguíneos

Às vezes, as células dos vasos sanguíneos não se encaixam perfeitamente, permitindo que o fluido entre pelas lacunas entre as células dos vasos sanguíneos. Isso pode ocorrer devido a infecção ou inflamação.

2. Baixos níveis de proteína no sangue

A albumina é um tipo de proteína que desempenha um papel na manutenção do fluido nos vasos sanguíneos. Essas moléculas de proteína ajudam a reter o fluido nos vasos sanguíneos (pressão osmótica). Se os níveis de proteína caírem, o líquido pode sair dos vasos sanguíneos, atravessar as membranas e causar edema ou inchaço nas pernas em idosos. Os baixos níveis de proteína albumina podem ser causados ​​por várias doenças, como desnutrição, doença renal e doença hepática.

3. Excesso de fluido

Os rins desempenham um papel na regulação dos níveis de fluidos corporais. Em idosos com doença renal, esse mecanismo não pode funcionar corretamente. Por isso, há excesso de líquido nos vasos sanguíneos, causando edema. [[Artigo relacionado]]

4. Uso de drogas

Alguns medicamentos podem causar e piorar a condição de inchaço nas pernas em idosos. A droga causa retenção de líquidos e sal, causando edema. Alguns medicamentos hormonais, anti-hipertensivos e antiinflamatórios podem causar inchaço nos pés em idosos.

5. Insuficiência venosa crônica

Insuficiência venosa crônica ou insuficiência venosa crônica (CVI) é a causa mais comum de edema nos pés em idosos. Isso ocorre porque as veias não podem fazer seu trabalho adequadamente para retornar o sangue ao coração.

6. Outras condições de saúde

Várias outras doenças que também podem causar retenção de líquidos (acúmulo) em idosos são doença renal, doença hepática, linfedema e insuficiência cardíaca congestiva.

Como lidar com pés inchados em idosos?

Certos medicamentos podem ser uma forma de lidar com pés inchados em idosos. Superar pés inchados em idosos deve ser ajustado à causa do próprio edema. Nesse caso, o médico fará um exame para identificar a causa do edema. Algumas das maneiras que os médicos usam para lidar com o inchaço nas pernas dos idosos, incluindo:

1. Trate comorbidades

Se o edema for causado por uma doença comórbida, como doença renal, doença hepática, insuficiência cardíaca congestiva ou desnutrição, o tratamento deve ser tratado primeiro.

2. Reduza a ingestão de sal

O sal ou o sódio podem aumentar a retenção ou acúmulo de líquidos, o que piora o edema. A forma de lidar com pés inchados em idosos devido ao excesso de sal é reduzir o seu consumo. Este método também pode reduzir o risco de hipertensão em idosos. Além do sal, também limite o consumo de alimentos processados, pois geralmente contêm bastante sódio. Você pode verificar o rótulo da embalagem marcada com sódio ou sódio para saber se é alto ou não. Conforme relatado pelo site do Ministério da Saúde da Indonésia, não há uma determinação específica dos requisitos de sódio. Isso ocorre porque as condições e atividades geográficas também precisam ser consideradas. No entanto, a agência mundial de saúde, a OMS, estabelece um limite para o consumo de sal de cerca de 1 colher de chá, ou o equivalente a 2.400 mg de sódio.

3. Coma alimentos ricos em proteínas

Uma das causas do pé inchado em idosos é a falta de proteína albumina no sangue. Você pode aumentar os níveis de albumina comendo alimentos ricos em proteínas, como peixes, ovos, leite e nozes, como forma de lidar com pés inchados em idosos.

4. Limitar a ingestão de líquidos

O seu médico pode aconselhá-lo a limitar temporariamente a ingestão de líquidos. No entanto, antes de decidir sobre este tratamento, o médico precisa de exames adicionais para determinar o limite de fluido de que você precisa.

5. Avaliação do uso de drogas

O uso de vários medicamentos também pode causar edema em idosos. Nesse caso, você precisa consultar um médico a respeito de quaisquer reações entre os medicamentos que está tomando e os efeitos colaterais do edema que podem ocorrer.

6. Administração de drogas diuréticas

Para tratar pés inchados em idosos, os médicos podem prescrever medicamentos diuréticos que eliminam o excesso de líquido e sal pela urina. Não se surpreenda se, enquanto estiver a tomar este medicamento, urinar com mais frequência. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

O inchaço das pernas, que costuma ser experimentado por idosos, é uma coisa comum e natural de acontecer. Embora não seja perigoso, a presença de edema nas pernas pode ser uma indicação de outros problemas de saúde. Continue a aplicar um estilo de vida saudável e verifique regularmente com o médico para prevenir várias doenças degenerativas e possíveis problemas de saúde. Além disso, o cuidado adequado com os pés pode prevenir possíveis problemas de saúde, aumentar o conforto e mantê-lo ativo e livre de doenças dos idosos. Se você ainda tiver dúvidas sobre as condições de saúde ou outros problemas de saúde dos idosos, pode usar os recursos conversa de médico através do aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe o aplicativo em App Store e Google Play agora!