Preenchendo tempo para si mesmo, também conhecido como
tempo para mim não só pode ser feito assistindo a uma série de drama ou dormindo o dia todo. Você também deve usar esse tempo livre para auto-introspecção. Auto-introspecção é o ato de examinar seus próprios pensamentos e sentimentos. Ao fazer a auto-introspecção, você olhará muito para trás, para as coisas que fez, tanto positivas quanto negativas. Não, o propósito da introspecção não é trazer à tona o passado e mergulhar nele. Em vez disso, é feito com o objetivo de avaliar nosso comportamento para que possamos fazer as pazes com nós mesmos e melhorar nosso relacionamento com os outros.
Benefícios de fazer auto-introspecção
A auto-introspecção é a principal forma de avaliar nossas próprias forças e fraquezas que serão vistas por outras pessoas. Portanto, você deve fazer isso de forma consciente e honesta para se beneficiar da auto-introspecção, como:
- Reduz a ansiedade porque você será capaz de pensar com mais eficiência
- Eleve o nível de autoconfiança porque você pode descobrir seus próprios pontos fracos e fortes
- Torna você mais capaz de ter empatia com os outros
- Gerar novas ideias, incluindo desenvolver o talento que está dentro de você
- Faz você mais feliz de acordo com seus próprios padrões.
Uma forma de auto-introspecção
A auto-introspecção deve dar à luz uma pessoa melhor do que antes. Infelizmente, também existem pessoas que realmente caem no buraco errado quando terminam de se avaliar. Os psicólogos dividem a auto-introspecção em dois tipos, a saber:
1. Auto-reflexão
A reflexão é uma forma de auto-introspecção positiva. Ao fazer auto-reflexão, a pessoa apreciará cada pensamento e ação que foi realizada. Além disso, a reflexão também permitirá que alguém aceite e aprenda com seus erros. No final, a autorreflexão dará à luz uma pessoa melhor e mais consciente de suas próprias habilidades e inadequações.
2. Auto-ruminação
Ruminar é uma forma de auto-introspecção negativa e o oposto de auto-reflexão. Ao fazer ruminações, a pessoa tende a exagerar os fracassos que experimentou, de modo que duvida de si mesma e se julga inferior aos outros. Ruminar é o que deve ser evitado na auto-introspecção. Se você se sentir preso na autorruminação, existem algumas dicas que você pode fazer para reduzir seu impacto negativo, a saber:
- Mantenha-se ocupado em atividades que gerem pensamentos positivos, como fazer exercícios, socializar-se com pessoas positivas ou aprender a meditar.
- Concentre-se em resolver problemas em vez de se culpar. Por exemplo, quando você cometer um erro no trabalho, tente discutir isso com um amigo ou chefe para encontrar uma solução para que a mesma coisa não aconteça novamente no futuro.
Dicas para fazer uma auto-introspecção adequada
Você certamente não quer se concentrar na reflexão em vez de ruminar ao fazer a introspecção, não é? Pois bem, para isso, existem dicas de psicólogos sobre como fazer a introspecção corretamente, a saber:
Faça as pazes com você mesmo
Não se culpe demais por erros que cometeu no passado. Se você não for 100% honesto consigo mesmo sobre o que está acontecendo ou sobre a maneira como tem se comportado no passado, o processo de ajudar a si mesmo se tornará difícil. Às vezes, é difícil livrar-se dos maus hábitos. Você não precisa fazer alterações em um instante. Se houver resoluções e metas não forem alcançadas, você não precisa se culpar. Perdoe-se mesmo que cometa erros às vezes.
Distinguir entre traços e comportamentos
Se você acha que tem uma natureza generosa e não ajuda outras pessoas de vez em quando, isso não mudará sua natureza. Não há nada de errado em se priorizar, desde que você não esteja fazendo nada de negativo.
Por exemplo, se você não fumou por 10 anos, volte a fumar hoje, não se veja como um fracasso porque você conseguiu se conter por 10 anos e pode fumar novamente no futuro.
Não superestime seus próprios erros
É da natureza humana cometer erros de vez em quando, então não exagere. Porque, no final das contas, somos todos humanos. E é muito humano se cometermos erros.
Crie um novo padrão de hábito
Como humanos, é claro que muitas vezes temos muitos hábitos. Alguns desses hábitos são benéficos, mas alguns podem ser prejudiciais para você e para os outros. Ao realizar o processo de introspecção e autorreflexão, você precisa identificar e classificar os hábitos que costumam ser praticados. Aprendendo esses hábitos. Você pode eliminar hábitos que não são úteis, bem como adicionar hábitos saudáveis e positivos.
Exemplos de perguntas para autorreflexão
Na verdade, a forma de reflexão ou auto-introspecção de cada indivíduo pode ser diferente. É possível começar respondendo a algumas perguntas. Alguns exemplos de perguntas durante a autorreflexão, a saber:
- Qual é a minha maneira favorita de passar o dia?
- Se eu pudesse voltar no tempo, o que diria a mim mesmo naquele momento?
- O que as partes do meu corpo poderiam transmitir, se pudessem falar?
- O que eu mais amo na vida?
- O que posso aprender com os erros do passado?
- Qual é a coisa que mais me energiza?
[[artigos relacionados]] Ao fazer auto-introspecção, tente alinhar seus sonhos com os esforços que você está fazendo ou são realistas. Não pendure seus objetivos tão alto quanto o céu se você realmente não pode dedicar o esforço máximo para que suas expectativas não sejam muito altas. A introspecção e a autorreflexão são uma parte importante da compreensão e do estudo dos fenômenos da vida. Algumas pessoas podem achar difícil de fazer no início. No entanto, com um pouco de prática, a autorreflexão pode ser sua arma para continuar a se desenvolver e se tornar uma pessoa melhor. Não deixe que a dúvida o impeça de realizar seu sonho. Quando você tiver tentado o seu melhor, mas não tiver obtido os resultados desejados, tente se introspectar lembrando-se dos pontos acima.