Conheça os 12 nervos cranianos da cabeça e suas funções

Por trás de nossa capacidade de reconhecer o rosto de alguém ou cheirar o aroma da comida, existem os nervos que desempenham um papel. Esses nervos são agrupados em 12 nervos cranianos. Cada nervo denominado inerva ou está conectado a um órgão específico. Não apenas os olhos e o nariz, os nervos cranianos também inervam os dentes, o rosto, a língua e até os pulmões e o coração. Em essência, os nervos cranianos têm dois tipos principais de tarefas, a saber, as relacionadas com as funções motoras e sensoriais. Os nervos cranianos sensoriais nos ajudam a cheirar, ver e ouvir. Enquanto isso, os nervos cranianos motores são responsáveis ​​por nos ajudar a controlar o movimento dos músculos da cabeça e do pescoço. Mais completamente, aqui está uma explicação para você.

Esses 12 nervos cranianos e suas funções

Figura 12 Nervos cranianos e seus respectivos órgãos A cabeça é o centro de controle de nosso corpo. Além de ter um cérebro, a cabeça também é o centro do sistema nervoso, além da coluna vertebral. O grupo de nervos originado na cabeça é conhecido como nervos cranianos. Existem 12 nervos cranianos na cabeça e cada um tem uma tarefa específica diferente. Freqüentemente, esses nervos também são mencionados em algarismos romanos, como a seguir.

1. Nervo craniano I: olfatório

Os nervos olfativos estão envolvidos no olfato ou olfato. Esses nervos enviam informações do nariz para o cérebro a respeito dos cheiros ao nosso redor. Portanto, se você acidentalmente sentir o cheiro de macarrão instantâneo, seus nervos olfativos estão em ação.

2. Nervo craniano II: ótico

O nervo óptico entra nos nervos cranianos que desempenham um papel no sensoriamento. Porque, esse nervo desempenha um papel em nossa visão. Quando recebemos luz de fora, junto com outras partes do olho, esse nervo ajudará a transmitir informações ao cérebro a serem processadas para que possamos reconhecer o objeto para o qual estamos olhando.

3. Nervo craniano III: oculomotor

O nervo oculomotor tem duas funções motoras, a saber, controlar a função muscular e a resposta pupilar do olho. Esse nervo controla quatro dos seis músculos ao redor dos olhos. Esses músculos ajudarão seus olhos a se moverem e se concentrarem em certos objetos. O nervo oculomotor também ajuda a controlar o tamanho da pupila, em resposta à luz que o olho recebe.

4. Nervo craniano IV: troclear

O nervo troclear controla o músculo oblíquo superior, que é responsável por mover o globo ocular para baixo ou quando você se projeta e volta. O nervo trigêmeo também supre os dentes superiores e inferiores

5. Nervo craniano V: trigêmeo

O nervo trigêmeo é o maior nervo craniano e mantém as funções motoras e sensoriais. O próprio nervo trigêmeo é dividido em três partes, a saber:

• Nervo oftálmico

O nervo oftálmico é responsável por enviar informações sensoriais da parte superior da face, como testa, couro cabeludo e pálpebras.

• Nervo maxilar

O nervo maxilar desempenha um papel na transmissão de informações sensoriais do centro da face, como bochechas, lábio superior e cavidade nasal. O maxilar também supre os dentes da maxila.

• Nervo mandibular

O nervo mandibular funciona tanto sensorial quanto motor. Esse nervo é responsável por enviar informações do ouvido, lábio inferior e queixo. Este nervo também regula o movimento dos músculos da mandíbula e da orelha. Além disso, o nervo mandibular também inerva os dentes da mandíbula.

6. Nervo craniano VI: abducentes

O nervo abducente é responsável por regular o movimento de um músculo denominado músculo reto lateral. Este músculo é responsável pelo movimento dos olhos. Torna-se um dos músculos que desempenham um papel quando os olhos estão esbugalhados ou olhando de relance.

7. Nervo craniano VII: facial

Como o nervo trigêmeo, o nervo facial também desempenha funções motoras e sensoriais. O nervo facial é composto por quatro ramos, cada um dos quais tem uma função diferente, a saber:
  • Movimento muscular para que possamos destacar as expressões faciais
  • Movimento das glândulas lacrimal, submaxilar e submandibular
  • Sinta a sensação no ouvido externo
  • Capacidade de saborear comida

8. VIII nervo craniano: vestibulococlear

O nervo vestibulococlear desempenha um papel na audição e ajuda no equilíbrio humano. Este nervo contém dois componentes, a saber:
  • O nervo vestibular ajuda o corpo a perceber mudanças na posição da cabeça devido à gravidade. Então, o corpo usará essas informações para ficar em uma posição equilibrada.
  • O nervo coclear, que ajuda os humanos a ouvir e detectar as vibrações do som.

9. Nervo craniano IX: glossofaríngeo

O nervo glossofaríngeo está envolvido nas funções motoras e sensoriais. Aqui está a explicação:
  • Quando envolvidos na função sensorial, esses nervos recebem informações da garganta, amígdalas, ouvido médio e parte posterior da língua. Este nervo também desempenha um papel na sensação de sensações na parte posterior da língua.
  • Quando envolvido na função motora, esse nervo pode regular o movimento do músculo estilofaringe, o que permite que a garganta se alargue e encurte.

10. Nervo craniano X: vago

O nervo vago tem várias funções, desde funções motoras, sensoriais e parassimpáticas.
  • A parte sensorial desse nervo é responsável por sentir as sensações do ouvido externo, garganta, coração e órgãos do estômago.
  • A parte motora desse nervo é responsável por apoiar o movimento da garganta e do palato mole.
  • A parte parassimpática desse nervo desempenha um papel na regulação da frequência cardíaca e inerva os músculos lisos do trato respiratório, pulmões e trato digestivo.

11. Nervo craniano XI: acessório

Os nervos acessórios desempenham um papel no suporte motor ou movimento dos músculos do pescoço. Esses músculos controlam os músculos do pescoço, então podemos mover o pescoço como quisermos.

12. Nervo craniano XII: hipoglosso

O último nervo craniano é o nervo hipoglosso. Esses nervos são responsáveis ​​por tarefas motoras. Isso ocorre porque esse nervo controla o movimento dos músculos da língua. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

Até 12 nervos cranianos na cabeça desempenham um papel muito importante na regulação do movimento e nos ajudando a sentir certas sensações na área ao redor da cabeça e do pescoço. Assim como outras partes do corpo, esses nervos não estão imunes a danos. O dano ao nervo craniano pode ter uma variedade de consequências, que variam de leves a graves. Portanto, você deve sempre manter sua saúde comendo alimentos saudáveis ​​que são bons para os nervos. Além disso, evite hábitos ruins que podem danificar os nervos, como comer alimentos doces ou fumar.