Como ler os resultados do ultrassom é basicamente uma maneira de ver o desenvolvimento do feto por meio de seu tamanho físico, incluindo o tamanho da cabeça, o corpo e o crescimento ósseo. O ultrassom também é necessário para determinar se há ou não problemas com o feto ainda no útero. Isso também é explicado na pesquisa da The Cochrane Collaboration. Os resultados do ultrassom irão determinar o diagnóstico do médico quanto à presença ou ausência de anormalidades no feto que você está carregando. A leitura dos resultados do ultrassom será feita por um médico. No entanto, você também pode aprender o básico sobre como ler os resultados do ultrassom para que possa discutir mais com seu médico. Uma das coisas que precisam ser compreendidas ao ler os resultados do ultrassom é reconhecer os termos médicos e abreviaturas listadas nos resultados. Atualmente, o exame ultrassonográfico padrão da gravidez é conhecido como ultrassom bidimensional (2D), ambos realizados através do abdômen e da vagina. Se você deseja ver o feto com melhor qualidade de imagem enquanto entende como ler os resultados do ultrassom, também existem opções de ultrassom 3D e 4D que são capazes de ver a condição do bebê com mais detalhes.
Como ler os resultados do ultrassom: conheça os termos médicos
Os resultados do ultrassom exibirão abreviaturas relacionadas às condições da gravidez. Basicamente, os exames de ultrassom realizados por mulheres grávidas têm como objetivo determinar a idade, comprimento e peso do feto, bem como a hora estimada de nascimento. Ao imprimir os resultados do exame de ultrassom, você poderá encontrar algumas abreviações retiradas do inglês. Veja como ler os resultados do ultrassom com base nestas abreviações:- GA (idade gestacional): mostra sua idade gestacional estimada com base no exame médico do comprimento dos braços e das pernas, bem como do diâmetro da cabeça do feto.
- GS (saco gestacional): o tamanho do seu saco gestacional, geralmente um círculo preto.
- BPD (diâmetro biparietal): diâmetro da cabeça do bebê.
- HC (circunferência da cabeça): ao redor da cabeça do bebê.
- CRL (comprimento coroa-nádega): o comprimento do feto medido da ponta da cabeça às nádegas do bebê. Essa medição geralmente é feita no início do trimestre.
- ar condicionado (circunferência abdominal): a circunferência do estômago do bebê ou o tamanho da circunferência do abdômen do feto.
- FL (comprimento do fêmur): o comprimento da perna do bebê.
- EDD (Data de vencimento estimado): Sua data estimada de parto espontâneo, geralmente com base em uma idade gestacional máxima de 280 dias (40 semanas) após o primeiro dia de sua última menstruação.
- LMP (último período menstrual): LMP ou último período menstrual é um cálculo útil para descobrir o primeiro dia do último período menstrual (DUM). A taxa HPHT é geralmente usada como referência para a idade fetal.
Como ler os resultados do ultrassom para confirmar anormalidades no feto
As anomalias labiais fissuradas podem ser detectadas por ultrassom. É importante saber como ler os resultados desse ultrassom para que você e seu médico possam prever se há anormalidades no feto antes de nascer. Algumas anormalidades que podem ser vistas por meio deste exame de ultrassom, incluindo:- Anormalidades na cabeça, como hidrocefalia, anencefalia, microcefalia e encefalocele.
- Anormalidades da coluna vertebral, como espinha bífida.
- Defeitos cardíacos.
- Anormalidades dos lábios, como fenda palatina
- Anormalidades nos dedos e integridade dos órgãos.
- Anormalidades no abdômen, como hérnia umbilical.
- Síndrome de Down que pode ser observada com base no exame das características faciais do feto (com base na ultrassonografia com 13 ou 14 semanas de gestação).
- Ultra-som 3D / 4D: Normalmente, o ultrassom tridimensional ou o ultrassom quadridimensional são usados para confirmar ainda mais a presença ou ausência de anormalidades na coluna ou no rosto que indiquem síndrome de Down . Em um ultrassom tridimensional, a face do feto pode ser vista em detalhes. Você também pode ver o risco de defeitos ou anormalidades, como lábio leporino. Enquanto isso, em um ultrassom quadridimensional, você é capaz de saber o movimento do feto conforme a frequência cardíaca do filho.
- Ultrassom Doppler: usado para garantir o fluxo sanguíneo da mãe para o bebê e o fluxo sanguíneo no corpo do bebê corre bem ou não.
- Ecocardiografia: para detectar defeitos cardíacos fetais.