O que é clonagem e é ético em humanos?

A clonagem é o processo de criação de "cópias" idênticas de coisas vivas. Houve muitos experimentos de clonagem bem-sucedidos em todo o mundo, desde a ovelha "Dolly" na Escócia até macacos na China. Ao trazê-lo para o contexto da clonagem humana, certamente não é tão simples. Os pesquisadores geralmente usam o transferência nuclear de células somáticas ou SCNT durante a clonagem. Diz-se que o sucesso da clonagem de primatas de Zhong Zhong e Hua Hua em Xangai trouxe ar fresco para a clonagem humana. Pelo menos, este é o ponto de pesquisas mais aprofundadas sobre doenças cerebrais como Alzheimer e Parkinson em humanos.

A clonagem humana poderia se materializar?

Não é exagero dizer que os clones de Zhong Zhong e Hua Hua, dois macacos de Xangai, são considerados um passo mais perto da clonagem humana. Pelo menos, os macacos são muito semelhantes aos humanos quando comparados a outros mamíferos. No entanto, existe uma cortina escura que obscurece os planos em torno da clonagem humana, nomeadamente de uma perspectiva ética. A questão principal não é mais a clonagem humana ser realizada, mas sim, é apropriado fazer a clonagem humana? Na verdade, o sucesso de Zhong Zhong e Hua Hua em um laboratório em Xangai não foi isento de falhas. Inúmeras vezes o processo de barriga de aluguel, gravidez, até que o óvulo deixou de se desenvolver nesta tentativa de clonagem. Se rastreada, houve 63 mães de aluguel, 30 gestações e 4 partos até que finalmente Zhong Zhong e Hua Hua nasceram saudáveis. Dois outros macacos nascidos com o mesmo procedimento só podem sobreviver até dois dias no mundo. Essa série de falhas é impossível de ser aplicada aos humanos, tanto ética quanto cientificamente. [[Artigo relacionado]]

Os riscos da clonagem humana

Para ser mais lógico, é claro, as considerações de risco também precisam ser incluídas no cálculo. A clonagem humana pode causar problemas de saúde, incluindo:
  • Processo de fusão de ovo

Igual ao procedimento de fertilização in vitro ou dentro vitro verticalização, o principal processo de clonagem é combinar óvulos com determinados mecanismos. Há o risco de problemas de saúde que podem ser vividos por mulheres que emprestam um útero (barriga de aluguel) desde o processo de gravidez até o parto.
  • Considerações éticas

Muitos pesquisadores admitem que a clonagem é um procedimento antiético. Se for considerado antiético apenas em animais, especialmente se for aplicado a humanos. Do ponto de vista médico, o procedimento de clonagem pode causar desconforto mental e traumas físicos aos animais. É possível que os humanos possam experimentar a mesma coisa.
  • Influência na qualidade de vida

É muito possível que ocorram anomalias de crescimento durante a clonagem. Nos animais, existe algo chamado síndrome da prole grande, pode ser um defeito de nascença ou um embrião que cresce muito durante o útero. No final, isso pode afetar a qualidade e a expectativa de vida dos indivíduos clonados. Claro que ninguém quer que isso aconteça, nem para os animais, nem para os humanos.
  • Não 100% igual

Suponha que haja uma afirmação de que o problema de falência de órgãos em procedimentos de clonagem humana pode ser resolvido com desenvolvimentos tecnológicos futuros. No entanto, eticamente, isso não pode ser justificado. Além disso, os genes de uma pessoa podem ser clonados, mas não o indivíduo. Apenas aspectos da anatomia e fisiologia podem ser copiados, mas o caráter e a natureza não serão 100% iguais. [[artigo relacionado]] Nem uma ou duas vezes houve propostas ou planos para fazer clonagem humana. Por exemplo, clonar indivíduos que se destacam nas áreas de música, esportes, ciência, política e muito mais. Mesmo assim, a clonagem humana é contra a ética. Isso é apenas uma questão de ética, para não mencionar outros aspectos mais diversos, como considerações religiosas a científicas. É muito imprudente ter que passar por várias falhas e riscos de deficiência apenas por causa da clonagem humana. Se os humanos podem ter filhos naturalmente e enriquecer a diversidade da população, por que deveriam experimentar a clonagem?