Autofobia ou fobia de estar sozinho, verifique os sintomas

A fobia é um medo excessivo e irracional de um determinado objeto ou condição. Você pode ter ouvido falar de pessoas que têm fobia de aranhas, de lugares altos ou de espaços estreitos. E quanto à fobia da solidão? Sim, alguns têm fobia de ficar sozinhos, conhecida como autofobia ou monofobia. Quais são os sintomas da autofobia?

Reconhecer a autofobia ou a fobia de ter medo de si mesmo

Autofobia é o medo de ficar sozinho ou a ansiedade de se sentir solitário. A autofobia faz a pessoa sentir muita ansiedade quando está sozinha, mesmo em um lugar confortável como em casa. Uma pessoa com fobia de solidão precisará da presença de outras pessoas para se sentir segura. A autofobia, também conhecida como monofobia, eremofobia e isolofobia, não é um distúrbio psicológico oficial e não está listada no manual. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 5ª edição. Esses medos se enquadram em uma categoria chamada fobia específica - referindo-se ao medo ou ansiedade sobre situações ou objetos específicos. No entanto, mesmo não sendo um transtorno mental oficial, o estresse e a ansiedade causados ​​pela autofobia podem ter um efeito negativo na vida do portador. A autofobia também pode desencadear sintomas psicológicos e físicos que requerem tratamento.

Vários sintomas de autofobia

A autofobia pode causar sintomas físicos, como dor no peito. A autofobia ou monofobia pode causar alguns sintomas, incluindo:
  • Com muito medo de ficar sozinho
  • Sentindo medo ao imaginar o que poderia acontecer se ele estivesse sozinho
  • Experimentando sintomas físicos como tremores no corpo, sudorese, dor no peito, tontura, palpitações cardíacas, respiração muito rápida e náuseas quando sozinho ou em situações em que estaria sozinho
  • Horrorizado quando sozinho ou em situações em que estaria sozinho
  • Um desejo irresistível de escapar quando sozinho
  • Sentir-se ansioso ao antecipar a solidão
Pessoas com autofobia geralmente não procuram ajuda profissional para tratar a doença. A razão é que ele acha que seus medos são infundados, então pode ter vergonha de admitir seu problema e discutir os sintomas que está experimentando. Se você sentir os sintomas de autofobia mencionados acima, especialmente se ela interferir em suas atividades diárias, é altamente recomendável procurar ajuda especializada.

O que exatamente causa a autofobia?

Como outras fobias específicas, a causa da autofobia ou monofobia não é conhecida com certeza. No entanto, acredita-se que essa fobia de estar sozinho esteja relacionada a traumas anteriores ou experiências negativas de estar sozinho. Freqüentemente, as fobias começam a aparecer em uma pessoa quando ela era criança. Pessoas com fobias geralmente também não conseguem se lembrar com certeza a origem do medo. A autofobia pode estar relacionada a experiências de infância que o fizeram se sentir excluído, como o resultado de um divórcio ou a morte de um membro da família.

Tratamento para autofobia

O principal tratamento para pessoas com autofobia é a psicoterapia, como terapia de exposição e terapia cognitivo-comportamental. Alguns casos de autofobia ou monofobia também podem exigir medicação.

1. Terapia de exposição

A terapia de exposição visa abordar o comportamento de uma pessoa que tende a evitar a fonte da fobia. Nesta terapia, o médico tentará expor a fonte da fobia autofóbica, começando com situações controladas e continuando com situações da vida real. A esperança é que o sofredor consiga enfrentar a solidão no futuro.

2. Terapia cognitivo-comportamental

Na terapia cognitivo-comportamental, o conselheiro tentará expor o paciente à sua fobia. Outras técnicas serão usadas para ajudar o paciente a controlar seu medo de ficar sozinho. Além disso, a mentalidade do paciente em relação à sua fobia também tentará ser compreendida pelo conselheiro. O resultado esperado da terapia cognitivo-comportamental é a confiança do paciente em enfrentar sua autofobia. Desta forma, espera-se que os sintomas sentidos pelo paciente sejam reduzidos.

3. Medicamentos

Alguns casos de autofobia requerem medicação para aliviar os sintomas do paciente. Os medicamentos são geralmente prescritos no início do tratamento para uso de curto prazo. Alguns dos medicamentos que o médico irá prescrever são:
  • Bloqueadores beta , que é uma droga que ajuda a inibir a estimulação da adrenalina no corpo. A adrenalina é um composto que surge quando uma pessoa se sente ansiosa.
  • Sedativo , como benzodiazepinas. Os benzodiazepínicos ajudam o paciente a relaxar mais, mas seu uso deve ser muito cuidadoso, pois podem causar dependência.
[[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

Autofobia é o medo de ficar sozinho e o horror de ficar sozinho. Para obter mais dicas sobre autofobia, você pode pergunte ao médico no aplicativo de saúde da família SehatQ. O aplicativo SehatQ está disponível gratuitamente em Appstore e Playstore acompanhe fielmente sua vida saudável.