A amilase é uma enzima digestiva produzida principalmente pelo pâncreas e pelas glândulas salivares. A enzima amilase também está presente em outros tecidos, como o intestino delgado, em pequenas quantidades. Confira abaixo uma explicação sobre a função da enzima amilase e as doenças que a acompanham.
A função da enzima amilase no corpo humano
A função da enzima amilase ajuda a digestão para que os nutrientes que chegam possam ser absorvidos mais facilmente. Idêntica ao sistema digestivo, a função da enzima amilase é ajudar a quebrar os alimentos, nomeadamente carboidratos (amido) em açúcar, especialmente durante a mastigação processo na boca. Dessa forma, o corpo o absorve mais facilmente. Ptyalin é um exemplo de uma enzima amilase. Em detalhes, aqui está como a enzima amilase funciona e usa no corpo humano:- A amilase produzida pelas glândulas salivares (glândulas salivares) serve para ajudar a quebrar os carboidratos durante o processo de mastigação para facilitar o próximo processo digestivo.
- A amilase encontrada nas funções do pâncreas quebra as ligações de amido, polissacarídeos e carboidratos complexos que entram (que foram processados na boca) em açúcares mais simples, de modo que são mais facilmente absorvidos pelo intestino delgado.
Tipos de teste para níveis de amilase
Embora útil para o processo digestivo, na verdade, níveis excessivos ou menores também podem ter um impacto negativo no corpo. É por isso que é necessário verificar os níveis de amilase para ter certeza. Seu médico pode recomendar um teste de amilase se você tiver uma ou mais das seguintes condições:- Nausea e vomito
- Forte dor de estômago
- Febre
- Perda de apetite
- Tendo pancreatite
- Gravidez
- Distúrbios alimentares
1. Teste de sangue de amilase
Normalmente, a amilase no sangue só é encontrada em pequenas quantidades. No entanto, níveis aumentados ou diminuídos de amilase no sangue podem indicar um distúrbio no pâncreas, como inflamação e infecção do pâncreas (pancreatite).2. Teste de amilase na urina
Em certas condições, o médico pode recomendar um teste de urina para verificar o conteúdo de amilase. Um teste de urina também pode ser feito ao mesmo tempo que um teste de sangue de amilase. Nesse caso, a presença de amilase na urina pode diagnosticar distúrbios do pâncreas e das glândulas salivares.Doenças que afetam a enzima amilase
Problemas com o pâncreas podem afetar o nível da enzima amilase. Os resultados do teste de amilase mostram níveis de amilase no sangue e na urina. A determinação dos níveis normais de amilase pode variar dependendo de cada laboratório. Por isso, você precisa consultar um médico antes e depois de fazer o teste. Resultados anormais podem indicar várias doenças como segue.1. Os níveis de amilase estão muito altos
Níveis elevados de amilase indicam a presença das seguintes doenças:- Pancreatite, que é a inflamação do pâncreas devido a vários fatores, incluindo infecção, distúrbios genéticos e efeitos colaterais de medicamentos.
- Colecistite, que é a inflamação da vesícula biliar devido ao bloqueio de cálculos biliares ou tumores.
- Macroamilasemia, que é um excesso de amilase no sangue. Em uma revisão intitulada Amilase , a macroamilase pode ocorrer em condições saudáveis e estar associada à doença celíaca, infecção por HIV, artrite reumatóide e mieloma múltiplo.
- Gastroenterite, que é a inflamação do trato digestivo causada por bactérias e vírus.
- Úlceras pépticas, que são inflamação do estômago e intestinos que causam feridas ou úlceras.
- Gravidez ectópica, ou seja, gravidez fora do útero.
- Infecção das glândulas salivares.
- Obstrução intestinal.
2. Os níveis de amilase estão muito baixos
Por outro lado, níveis de amilase muito baixos podem indicar as seguintes condições:- Pré-eclâmpsia, que é um aumento da pressão arterial durante a gravidez ou após o parto.
- Doenças renais, nomeadamente vários problemas de saúde que causam danos renais, como em pessoas com hipertensão e diabetes.
- Fibrose cística (fibrose cística), que é uma doença genética que causa danos ao sistema digestivo, pulmões e outros órgãos.
- Doenças hepáticas, nomeadamente doenças do fígado devidas a certas condições.