Significado de injeção intravenosa (IV) em medicina

Não apenas aplicados ou engolidos, vários tipos de drogas também podem ser introduzidos no corpo por injeção ou injeção intravenosa. Intra significa profundo e as veias são vasos sanguíneos. Portanto, a injeção intravenosa é um procedimento de administração de medicamentos diretamente na veia. Como o processo é bastante complicado, a administração de medicamentos com esse método geralmente é realizada apenas por profissionais de saúde. Pois, além de adivinhar a localização dos vasos sanguíneos, o que não é fácil, os possíveis efeitos colaterais também devem ser evitados.

Quando deve ser administrada uma injeção intravenosa?

A administração de drogas por injeção intravenosa geralmente é feita quando surgem as seguintes condições.

1. Condições de emergência

A administração de medicamentos através da linha intravenosa é freqüentemente feita para pacientes que devem receber tratamento imediatamente, como nos casos de emergência abaixo:
  • Ataque cardíaco
  • acidente vascular encefálico
  • Envenenamento
  • Alergias graves
Em casos de emergência, a medicação oral geralmente é evitada porque a droga leva muito tempo para ser absorvida pela corrente sanguínea. Isso retarda o surgimento de propriedades medicinais. Enquanto isso, se administrado por injeção, o medicamento entrará diretamente na corrente sanguínea e fornecerá eficácia rapidamente.

2. As drogas podem ser destruídas no estômago

As injeções intravenosas também são realizadas para fornecer medicamentos que não seriam eficazes se administrados por via oral. Alguns tipos de drogas podem ser destruídos por enzimas no estômago ou em outros tratos digestivos, de modo que sua eficácia é reduzida.

3. O medicamento deve ser administrado gradualmente

Alguns tipos de medicamentos precisam ser administrados mais de uma vez em uma dose constante. Assim, para facilitar a administração e dosagem precisa, a administração por injeção intravenosa pode ser uma opção. Isso geralmente é aplicado a pacientes que estão inconscientes ou têm dificuldade em receber medicamentos orais. A injeção da droga será feita por meio de um tubo intravenoso, que pode ser conectado a uma veia por algum tempo.

4. O paciente está gravemente desidratado

Além de drogas, procedimentos de injeção intravenosa também podem ser feitos para fornecer fluidos corporais adicionais. Essa etapa geralmente é realizada para tratar pacientes gravemente desidratados. Esse fluido é geralmente denominado fluido de infusão. Os fluidos de infusão usados ​​para tratar a desidratação consistem em água, com um pouco de açúcar e sal adicionados como eletrólitos corporais.

Tipos de injeção intravenosa

Os métodos de injeção intravenosa podem geralmente ser divididos em dois tipos, a saber, injeção intravenosa padrão e injeção intravenosa usando um cateter venoso central.

1. Injeção intravenosa padrão

A injeção intravenosa padrão é geralmente usada para tratamento de curto prazo, através do método de injeção intravenosa e infusão intravenosa.

• Injeção intravenosa

Nesse método, o medicamento é administrado apenas em uma dose a cada injeção. Normalmente, este método é usado para administrar anestesia antes da cirurgia, anti-histamínicos em reações alérgicas graves, vacinas ou outros medicamentos.

• Infusão intravenosa

Enquanto isso, em pacientes hospitalizados que requerem doses consecutivas do medicamento, o método de infusão geralmente é o preferido. O tipo de infusão em si pode ser dividido em dois tipos, ou seja, infusão por bomba e infusão por gotejamento.

2. Injeção intravenosa usando um cateter venoso central

Esta injeção intravenosa é usada para tratamento de longo prazo, como quimioterapia ou tubos de alimentação em pacientes que não conseguem comer pela via normal. Neste método, um cateter venoso central (CVC) é inserido em uma veia no pescoço, tórax, braço ou região da virilha. Esse cateter pode ser mantido no local por várias semanas ou até meses, dependendo da condição do paciente. O próprio CVC tem três tipos principais, como segue.

• Cateter central inserido perifericamente (PICC)

No método de injeção intravenosa usando PICC, o medicamento administrado será passado para os vasos sanguíneos perto do coração. Este dispositivo é geralmente inserido em uma veia localizada na parte superior do braço.

• Cateter tunelizado

Em um cateter em túnel, o dispositivo é colocado em uma veia no pescoço ou tórax. Com este método, os medicamentos administrados podem ser passados ​​diretamente para os vasos sanguíneos do coração.

• Portas implantadas

Como o nome indica, as portas implantadas são implantadas ou implantadas sob a superfície da pele. Em seguida, o medicamento será inserido através do dispositivo que flui para os vasos sanguíneos. [[Artigo relacionado]]

Efeitos colaterais da injeção intravenosa

A administração de drogas pelo método de injeção intravenosa é geralmente segura. No entanto, em alguns casos, há riscos a serem observados, como reações alérgicas, infecções, danos aos vasos sanguíneos e coágulos sanguíneos. A infecção geralmente ocorre no local da injeção, se o instrumento usado ou a superfície da pele a ser injetada não for esterilizada primeiro. Enquanto isso, as reações alérgicas aos medicamentos injetáveis ​​também podem aparecer rapidamente. Em casos graves, alguns medicamentos administrados diretamente na veia podem causar coágulos sanguíneos. Esses coágulos podem bloquear o fluxo sanguíneo, de modo que o tecido com deficiência de sangue corre o risco de sofrer danos e causar várias doenças perigosas.