Conheça a função dos bronquíolos e sua estrutura e distúrbios

O sistema respiratório humano consiste em vários órgãos organizados de maneira complexa. Os bronquíolos são um dos que entram nele. Então, qual é exatamente a função dos bronquíolos? Para tornar mais fácil imaginar, você precisa primeiro conhecer uma breve descrição do sistema respiratório humano. Depois de entrar pelo nariz, o ar passa por vários órgãos do trato respiratório superior e desce para os pulmões humanos. O órgão que é a via aérea e conecta o trato respiratório superior e inferior é chamado de traqueia. A traqueia ou traqueia tem a forma de um 'Y' invertido. Os ramos da traqueia são chamados de brônquios e são dois, cada um entra nos pulmões direito e esquerdo. Os brônquios também possuem pequenos ramos. Esses ramos são chamados de bronquíolos.

A função dos bronquíolos no sistema respiratório

Os bronquíolos são pequenos ramos dos brônquios. Os bronquíolos são ramos dos brônquios que constituem a principal via de passagem do ar para os pulmões. O ar que você respira entrará nos pulmões através dos brônquios. No entanto, para que esse ar se espalhe uniformemente para os tecidos dos pulmões, é necessário um canal ainda menor. É aqui que começa a função dos bronquíolos. O ar que entra nos brônquios, será encaminhado para os bronquíolos. Em seguida, os bronquíolos liberam ar dos brônquios para os alvéolos ou alvéolos. Os alvéolos são sacos de ar onde o ar é processado. Nesse órgão, o ar sujo ou gás carbônico remanescente do processo respiratório será trocado pelo oxigênio limpo que acaba de ser inalado. O ar que passa pelos bronquíolos será regulado em intensidade pelo mecanismo de dilatação e contração ou sistema aberto-fechado. Os bronquíolos possuem tecido muscular liso que abre e fecha os tubos brônquicos sempre que necessário.

estrutura dos bronquíolos

Os pulmões estão cheios de estruturas ramificadas e os bronquíolos não são exceção. Embora o tamanho não seja grande, os bronquíolos ainda são divididos em três tipos, cada um dos quais tem um tamanho diferente, a saber:
  • Bronquíolos lobulares, como a maior parte
  • Bronquíolos terminais, como ponto de passagem do ar
  • Bronquíolos respiratórios, que fornecem ar diretamente para os alvéolos
Os bronquíolos lobulares e terminais também são conhecidos como vácuos, porque não trocam ar. Com todas as partes e funções dos bronquíolos bastante complicadas, este órgão acaba sendo muito, muito pequeno, com um diâmetro de apenas 0,5 - 1 mm.

Doenças devido à função prejudicada dos bronquíolos

A falta de ar é um dos sintomas de distúrbios brônquicos. Assim como outras partes dos pulmões, os bronquíolos também podem apresentar vários distúrbios respiratórios, como:

1. Broncoconstrição ou estreitamento das vias aéreas

O tecido muscular liso dos bronquíolos, que permite que esses órgãos se abram e fechem conforme a necessidade, é suscetível às influências ambientais. Portanto, sob certas condições, essa parte pode se contrair com muita força. Na verdade, em alguns casos, essas vias aéreas se estreitam permanentemente. Essa condição é conhecida como broncoconstrição e pode causar dificuldade para respirar. Os fatores que desencadeiam o surgimento dessa condição incluem fumaça de cigarro, fumaça tóxica, ar frio e alérgenos, como poeira.

2. Bronquiolite

A bronquiolite é uma condição inflamatória dos bronquíolos e freqüentemente ocorre em crianças de 3 a 6 meses. Seu surgimento pode ser desencadeado por vírus, um dos quais é o vírus influenza. Para tratar a bronquiolite, o que precisa ser feito é aliviar os sintomas. Em condições severas, o fornecimento de um aparelho respiratório ou ventilador também pode ser necessário.

3. Asma

A causa mais comum de asma são os alérgenos, ou alérgenos do ar. Quando o alérgeno entra nos bronquíolos, as células de defesa do corpo liberam uma substância que torna o tecido muscular liso dos bronquíolos estreito, para evitar que o alérgeno entre mais. No entanto, é esse estreitamento que causa sintomas como falta de ar. Para tratá-lo, o médico prescreverá medicamentos para dilatar as vias aéreas e evitar os alérgenos que o causam.

4. Bronquiolite obliterante

As condições acima são doenças raras. Quando ocorre, a doença costuma afetar adultos. A bronquiolite obliterante pode ocorrer quando os bronquíolos são lesados, dificultando a respiração da pessoa. As causas desta doença são bastante diversas, como exposição a fumos tóxicos, infecções virais, transplantes de órgãos, artrite reumatóide ou reumatismo. Esta condição não pode ser curada, então o tratamento administrado é apenas em torno da terapia com oxigênio e drogas esteróides. Em casos graves, um transplante de pulmão pode até ser necessário.

Maneiras de manter a função dos bronquíolos funcionando bem

Vendo a importância da função dos bronquíolos nos pulmões, é preciso cuidar bem deles. Veja como manter a saúde dos bronquíolos e de outros órgãos respiratórios com os quais você precisa viver.

• Não fume ou pare de fumar

Fumar é o maior inimigo dos órgãos respiratórios. Além de ser capaz de desencadear o câncer de pulmão, o tabagismo também pode desencadear a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), que pode causar danos a vários órgãos respiratórios, incluindo os bronquíolos. Portanto, para aqueles de vocês que nunca fumaram, continuem a se cuidar para evitar os efeitos negativos dessa coisa. Enquanto isso, para aqueles de vocês que já fumam, tente fazer um esforço para reduzi-lo, de forma que você possa finalmente parar completamente com esse mau hábito.

• Rotina de exercicios

Além de evitar fumar, você também deve fazer exercícios regularmente para ter pulmões saudáveis. Porque, durante o exercício, os pulmões trabalham mais para regular o fluxo de oxigênio e dióxido de carbono no corpo. Isso faz com que os músculos ao redor dos pulmões e os próprios pulmões se tornem mais treinados.

• Tanto quanto possível, evite a poluição

A exposição à poluição de vapores de veículos, fábricas e cigarros danificará os pulmões, incluindo os bronquíolos. Quando somos jovens, nossos pulmões ainda podem ser fortes o suficiente para filtrar essas toxinas poluentes. Mas, à medida que envelhecemos, essa capacidade diminui e nos tornamos mais suscetíveis a infecções e doenças respiratórias.

• Prevenir a infecção

A infecção é uma das formas mais comuns de doença nos pulmões como um todo, incluindo os bronquíolos. As infecções podem ser causadas por vírus, bactérias ou fungos. A maneira mais simples de prevenir a infecção e ao mesmo tempo manter a saúde pulmonar é lavar cuidadosamente as mãos com sabão em água corrente.

• Respire mais fundo

Habituar-se a respirar mais profundamente pode aumentar o trabalho deste órgão e fazer aumentar a capacidade pulmonar. [[artigo relacionado]] Nossos corpos são estruturados de tal forma que até os menores órgãos têm suas próprias funções e são essenciais para a sobrevivência humana. Por isso, cuide sempre da saúde pulmonar, evitando o tabagismo e praticando exercícios físicos regularmente.