A maioria das pessoas se verá como um homem com órgãos genitais, como um pênis, desde o nascimento. Da mesma forma, você pode se identificar com segurança como mulher por ter órgãos genitais como uma vagina. Este grupo majoritário é denominado cisgênero. Você já ouviu falar em cisgênero?
Saiba o que é cisgênero
Cisgender é um grupo de indivíduos que identifica sua identidade de gênero de acordo com o gênero com o qual nasceram. O prefixo "cis" no termo cisgênero é retirado do latim, que significa aproximadamente "do mesmo lado". Por exemplo, uma pessoa se identifica como homem porque nasceu com um pênis. Então, esse indivíduo é um cisgênero masculino (cis masculino). Da mesma forma, uma mulher tem uma vagina e se identifica com segurança como uma mulher, então ela é uma mulher cisgênero (mulher cis). O termo cisgênero ainda pode ser comum a muitas pessoas. Mas, na verdade, a maioria das pessoas no mundo é cisgênero e se torna o grupo majoritário. Cisgênero não é o mesmo que heterossexual. Cisgênero é uma identidade de gênero. Enquanto isso, heterossexual é uma orientação sexual. Uma pessoa cisgênero pode gostar do sexo oposto (heterossexual), do mesmo sexo (homossexual) ou pode gostar dos dois sexos (bissexual).Então, qual é a diferença entre cisgênero e transgênero?
Cisgênero é diferente de transgênero. Transgênero tem uma definição como um indivíduo que identifica sua identidade de gênero diferente do gênero com o qual nasceu. O prefixo “trans” significa “em um lado diferente”. Algumas pessoas trans podem se identificar como homens e mulheres trans. Um homem trans é alguém que nasceu com uma genitália feminina, como uma vagina. Mais tarde, ele se identificou como homem. Já as mulheres trans (mulheres trans) referem-se a indivíduos que nasceram com órgãos genitais masculinos e se identificam como mulheres. Além de homens e mulheres trans, algumas pessoas trans também se enquadram na categoria "não binárias". Ou seja, o indivíduo não se sente homem ou mulher, embora tenha pênis ou genitália vaginal.Por que existe um termo cisgênero?
De acordo com um artigo no Transgender Studies Quarterly, o termo cisgênero foi cunhado por ativistas transgêneros na década de 1990. Este termo foi criado para descrever melhor as pessoas não transgêneros. Muitas pessoas pensam que transgênero é um "gênero anormal". Essa suposição é cheia de julgamento e implica que pessoas trans não são normais. Por outro lado, o uso do termo cisgênero fornece uma afirmação livre de valores e não julgadora na distinção dos dois grupos. A existência deste termo quer encorajar a sociedade que os indivíduos cisgêneros e transgêneros são iguais aos humanos. Em alguns casos, o termo “cisgênero” pode ser substituído pelo termo “não transgênero”. O propósito deste termo é o mesmo, ou seja, remover a palavra "anormal" quando se referir a grupos transgêneros.O privilégio social de ser cisgênero
Como afirmado acima, o cisgênero é o grupo majoritário no mundo. Ser um grupo majoritário certamente tem muitos privilégios ou "privilégios" que as pessoas cisgênero devem admitir. Aqui estão alguns dos privilégios de ser um cisgênero:- É seguro usar banheiros públicos de acordo com o gênero, sem se preocupar em ser assediado
- O nome que pertence não será questionado pelas pessoas
- Fácil de conseguir um emprego no setor público e privado
- Fácil encontrar um lugar para ficar
- Não há necessidade de ter medo de se misturar à sociedade sem ser discriminado e assediado
Dicas para ser um cisgênero que respeita a diversidade de gênero
Em uma vida social cheia de diversidade, o respeito mútuo é necessário um pelo outro - incluindo a não discriminação contra grupos transgêneros. Aqui estão algumas dicas que você pode aplicar como um cisgênero para respeitar seus colegas que são transgêneros e respeitar grupos transgêneros em geral:- Respeite as palavras de saudação que ele usa. Você pode descobrir o apelido que ele deseja das pessoas mais próximas a ele ou pode perguntar diretamente, educadamente.
- Não presuma a orientação sexual do seu parceiro transgênero
- Não pergunte seu nome “real” e respeite o nome que ele usa atualmente
- Não divulgue os segredos que ele compartilha com você, incluindo sua identidade de gênero ou orientação sexual
- Assim como respeitar os amigos cisgêneros, você também não pode fazer perguntas particulares a amigos transgêneros. Essas questões particulares incluem seus órgãos genitais, as ações que ela conduz ou sua vida sexual.
- Não faça elogios que possam magoar uma pessoa transgênero, como "Você é tão bonita quanto uma mulher de verdade", "Você é muito corajosa" ou "Você Por quê não gosta de uma pessoa transgênero? ”