Compreendendo o metabolismo lipídico e o risco de doenças

O metabolismo lipídico é um processo complexo no corpo que envolve várias etapas, desde a ingestão de lipídios dos alimentos ou a produção de lipídios no corpo, até sua degradação ou transformação em várias estruturas contendo lipídios no corpo. Os lipídios aqui referidos são gorduras ou substâncias semelhantes a gorduras, como óleos, ácidos graxos, ceras e colesterol. A maioria dos lipídios da dieta está na forma de triglicerídeos e colesterol. Ambos são tipos de lipídios que podem ser prejudiciais à saúde se os níveis forem excessivos. No entanto, basicamente todos os tipos de lipídios têm benefícios.

Funções do metabolismo lipídico

Os lipídios têm muitas funções biológicas, a saber, armazenar energia e servir como componentes das membranas celulares e lipoproteínas. No entanto, a maioria das formas de lipídios ou gorduras são moléculas complexas que devem passar por processos metabólicos antes de serem usadas. O metabolismo lipídico permite que os órgãos do corpo usem energia ou armazenem energia na gordura adiposa ou corporal. Os órgãos do corpo, como coração, baço, cérebro e outros, usam essas energias para mantê-los funcionando adequadamente.

Doenças que podem interferir no processo de metabolismo lipídico

Nem sempre o processo de metabolismo lipídico pode ser executado normalmente. Existem várias condições que podem causar interferência neste processo, mas a maioria delas são doenças genéticas. Aqui estão três doenças que podem interferir no processo de metabolismo dos lipídios.

1. Doença de Gaucher

A doença de Gaucher é uma doença hereditária ou genética rara que causa distúrbios do metabolismo lipídico. O corpo das pessoas com esta doença não possui enzimas glucocerebrosidase suficientes que funcionam para quebrar os lipídios. Essa condição causa o acúmulo de substâncias gordurosas em vários órgãos do corpo, como baço, fígado, pulmões, ossos e, às vezes, cérebro. O acúmulo de gordura nesses órgãos também pode interferir em seu funcionamento. Existem três tipos de distúrbios causados ​​pela doença de Gaucher, a saber:
  • Tipo 1

Esse tipo é caracterizado pelo aumento do fígado e baço, além da presença de anormalidades ósseas, como dor a fraturas. A doença de Gaucher tipo 1 às vezes também pode causar problemas pulmonares e renais. Ao contrário de outros tipos de doença de Gaucher, esse tipo não afeta o cérebro. A doença de Gaucher tipo 1 pode ocorrer em qualquer pessoa, em qualquer idade.
  • Tipo 2

Esta condição pode causar danos cerebrais graves e ocorrer em bebês. A maioria das crianças com doença de Gaucher tipo 2 morre por volta dos 2 anos de idade.
  • Tipo 3

Existe a possibilidade de aumento do fígado e do baço na doença de Gaucher tipo 3. Nesse tipo, o cérebro pode ser gradualmente afetado. Essa condição geralmente começa na infância ou adolescência. Até agora, não há cura para a doença de Gaucher dos tipos 2 e 3. Para o tipo 1, as opções de tratamento que podem ser tomadas estão disponíveis na forma de terapia com medicamentos de reposição enzimática. Se ocorreu dano cerebral, não há medicamento que possa tratar esse problema.

2. Doença de Tay-Sachs

A doença de Tay-Sachs é uma doença do metabolismo lipídico que é uma doença hereditária rara. Essa condição faz com que uma grande quantidade de substâncias gordurosas se acumulem no cérebro. Esse acúmulo pode destruir células nervosas, causando problemas físicos e mentais para o paciente. Bebês com doença de Tay-Sachs parecerão normais nos primeiros meses. No entanto, com o tempo, suas habilidades físicas e mentais diminuirão. Os sintomas da doença de Tay-Sachs incluem:
  • Crianças ficam cegas e surdas
  • Perda da capacidade de engolir
  • Músculos começam a erodir
  • A paralisia aparece.
A causa da doença de Tay-Sachs é uma mutação genética. Quando ambos os pais têm o gene, há 25% de chance de a criança desenvolver esse distúrbio do metabolismo lipídico. Até agora, não há cura para a doença de Tay-Sachs. Vários tipos de medicamentos e uma boa nutrição podem ajudar a aliviar alguns dos sintomas. Apesar de receber os melhores cuidados, as crianças com doença de Tay-Sachs geralmente morrem aos 4 anos de idade.

3. Síndrome de Barth (BTHS)

A BTHS é uma doença genética rara do metabolismo lipídico que afeta principalmente os homens. Essa condição é causada por uma mutação no gene tafazzin (TAZ) que afeta a produção de cardiolipina. A cardolipina é um lipídio essencial que desempenha um papel importante no metabolismo energético. BTHS é uma condição séria que pode causar problemas como:
  • Fraqueza do músculo cardíaco (cardiomiopatia),
  • Neutropenia (contagem baixa de glóbulos brancos)
  • Hipotonia (diminuição do tônus ​​muscular)
  • Fraqueza muscular
  • Os músculos esqueléticos não se desenvolvem
  • crescimento atrofiado
  • Fadiga
  • Deficiência física
  • Acidúria metilglutacônica (aumento de ácidos orgânicos levando a função mitocondrial anormal).
[[artigos relacionados]] Quem sofre de BTHS pode ter todas as características acima, um ou apenas dois sintomas. Este distúrbio é transmitido de mãe para filha e filho. No entanto, apenas os meninos apresentarão os sintomas da doença BTHS. Não existe medicamento que possa curar a BTHS. Seu médico pode prescrever medicamentos para tratar apenas os sintomas. Quem sofre de BTHS deve ter cuidado com sua ingestão nutricional. Melhor seria se todos os alimentos consumidos fossem supervisionados por nutricionista ou médico familiarizado com a doença. Se você tiver dúvidas sobre o metabolismo lipídico, pergunte ao seu médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ gratuitamente. Baixe o aplicativo SehatQ agora na App Store ou Google Play.