Sala de UTI do hospital: usos, ferramentas e regras de visita

Em suma, a sala de UTI pode ser interpretada como uma sala de um hospital que é usada para terapia intensiva de pacientes em condições críticas. A própria UTI significa Unidade de Terapia Intensiva. Esta sala está equipada com um equipamento especial que não se encontra nas salas de tratamento normais. Essas ferramentas são usadas para apoiar a função de órgãos danificados em pacientes, a fim de sobreviver. As regras que se aplicam na sala de UTI também são diferentes dos quartos normais de hospital. Por exemplo, a família ou outras pessoas não podem entrar facilmente para visitar os pacientes que estão sendo tratados neles. Atualmente, o tratamento na UTI ainda está incluído como um tratamento que pode ser garantido pelo BPJS Health como um serviço de saúde de referência de nível avançado.

Condições que exigem que o paciente entre na UTI

Existem várias condições que exigem que um paciente seja admitido na UTI, incluindo:
  • Deve passar por um intenso período de recuperação após a cirurgia
  • Torne-se vítima de um acidente cujo estado de saúde é crítico
  • Teve um ferimento grave, como um ferimento na cabeça
  • Experimentando queimaduras graves
  • Enfrentando insuficiência respiratória, então preciso de uma ferramenta para respirar
  • Acabei de fazer um procedimento de transplante de órgão
  • Acabei de fazer uma cirurgia complicada na coluna
  • Acabei de fazer uma cirurgia cardíaca
  • Tiver uma infecção grave, como sepse ou pneumonia grave
  • Tiver uma condição aguda séria, como um derrame ou ataque cardíaco
Na UTI, os pacientes com as condições acima serão tratados por uma equipe composta por médicos, enfermeiras e especialistas especialmente treinados para lidar com situações críticas. Normalmente, uma enfermeira é designada para tratar no máximo dois pacientes. Essa condição é diferente dos serviços usuais de internação em hospitais, que permitem que uma enfermeira trate mais de dois pacientes. Além disso, o paciente também receberá vários equipamentos de suporte para que os órgãos vitais do corpo ainda possam funcionar.

Equipamentos na UTI ruang

Fios, o barulho do aparelho e o som dos monitores são vistas comuns na UTI. Como os pacientes tratados nesta sala estão em estado grave, a maioria deles precisa de equipamentos para sobreviver. A seguir estão alguns dos equipamentos comumente usados ​​na UTI.

• Ventiladores

Um ventilador é um dispositivo respiratório colocado em pacientes com lesões pulmonares graves ou dificuldade em respirar. Para ajudar na respiração, um tubo de ventilação pode ser inserido pela boca, nariz ou através de um pequeno orifício feito na garganta.

• Equipamento de monitoramento

Ao lado do paciente em tratamento na UTI, há uma tela que mostra o estado da frequência cardíaca, pressão arterial e níveis de oxigênio no sangue. A tela também mostra linhas que mostram um gráfico da freqüência cardíaca do paciente, que também emite sons de acordo com os batimentos cardíacos.

• Infusão

Como os pacientes tratados nesta sala estão geralmente inconscientes ou incapazes de comer como de costume, uma infusão será administrada. O objetivo é atender às necessidades de fluidos, nutrição e medicamentos enquanto o paciente está sendo tratado.

• Mangueira de alimentação

O tubo de alimentação pode ser inserido pelo nariz para que a nutrição do paciente seja mantida. O tubo de alimentação também pode ser inserido diretamente na veia.

• Cateter

Um cateter é um dispositivo em forma de tubo que é conectado ao corpo para ajudar o paciente a urinar. Dessa forma, o paciente não precisa se levantar ou caminhar até o banheiro. [[Artigo relacionado]]

Regras para visitar pacientes na UTI

Como os pacientes tratados na UTI são vulneráveis, nem qualquer pessoa pode visitá-la. Normalmente, as visitas são limitadas às famílias biológicas. Além disso, existem várias regras que geralmente são aplicadas na UTI, como:
  • Deve lavar as mãos antes e depois de entrar na UTI para evitar a propagação da infecção
  • É proibido ligar telefones celulares, pois isso pode interferir no funcionamento dos dispositivos de suporte médico.
  • Não traga itens quando estiver visitando, como flores ou bonecas. Alguns itens ainda podem ser trazidos, mas primeiro é necessário confirmar com o oficial da guarda da UTI.
  • Em algumas condições, a pessoa que visita ainda pode tocar no paciente enquanto fala com ele. Para alguns pacientes, ouvir as vozes das pessoas mais próximas pode ajudar no período de recuperação.
O tratamento na UTI pode durar vários dias ou até anos. Tudo depende da condição do paciente. Ao começar a se recuperar, o paciente pode ser transferido para uma sala de internação regular por algum tempo antes de finalmente poder ir para casa. Após a alta da UTI, o estado geral de saúde do paciente pode melhorar rapidamente. Mesmo assim, o médico continuará monitorando o estado do paciente periodicamente.