Respiração pesada? Estas 10 doenças podem causar isso potencialmente!

A respiração pesada geralmente ocorre quando nos exercitamos em alta intensidade. Isso ocorre porque o corpo precisa de mais oxigênio ao exercer sua energia. No entanto, se você sentir uma respiração pesada sem fazer nada, fique alerta. Pode haver uma variedade de condições que o causam.

Causas da respiração pesada

A respiração pesada que ocorre quando você não está fisicamente ativo é um sinal de que o corpo tem que trabalhar muito para atender às suas necessidades de oxigênio. Além de doenças físicas, a respiração pesada também pode ser causada por distúrbios mentais. A seguir estão as causas da respiração pesada que devem ser observadas.

1. Febre

Quando a febre atinge, a temperatura corporal aumenta e o corpo precisa de mais oxigênio para baixar a temperatura corporal. Além disso, as pessoas que têm febre têm dificuldade para respirar durante as atividades físicas. Não é à toa que os médicos sempre aconselham quem sofre de febre a descansar até se recuperar, antes de retornar às atividades. Se essa condição de respiração pesada for acompanhada por sintomas de confusão e tontura, é uma boa ideia ir imediatamente ao médico para obter o tratamento correto.

2. Infecção

Existem vários tipos de infecções que podem causar respiração pesada, como infecções nos seios da face, resfriados, gripe, bronquite e pneumonia. Acredita-se que alguns desses tipos de infecções, como o resfriado comum, desaparecem por conta própria, sem tratamento. No entanto, infecções mais graves, como bronquite e pneumonia, devem ser tratadas por um médico imediatamente para evitar complicações perigosas. Se sua respiração estiver pesada devido a uma infecção sinusal, seu médico pode recomendar sprays nasais e medicamentos descongestionantes.

3. Reações alérgicas

As reações alérgicas mais comuns incluem erupções cutâneas, náuseas, diarreia, espirros e nariz entupido. Mas você sabia que existe uma reação alérgica anafilática muito perigosa? A anafilaxia é uma reação alérgica que deve ser observada porque pode ser fatal. Essa reação alérgica faz com que a garganta e a boca inchem, tornando a respiração difícil. Se for anafilaxia que causa respiração pesada, você deve procurar ajuda médica.

4. Asma

Respiração pesada? Pode ser asma! A asma é uma condição médica crônica que faz com que as vias respiratórias nos pulmões fiquem inflamadas e inchadas. Além de tornar a respiração pesada, a asma pode causar estes sintomas:
  • Respiração ofegante
  • Tosse
  • Difícil de respirar
  • Uma sensação de aperto no peito.
Consulte um médico e pergunte sobre os medicamentos que podem ser consumidos durante as crises de asma.

5. Desidratação

Quando faltam líquidos (desidratação), o corpo não consegue fornecer energia às células do corpo. Quando ocorre a desidratação, a respiração pode ficar mais pesada. A desidratação não é causada apenas por não beber água suficiente, mas também pode resultar da exposição prolongada ao clima quente ou ao consumo excessivo de café e álcool.

6. Transtornos de ansiedade

Doenças mentais, como transtornos de ansiedade, também podem causar respiração pesada. Além disso, a condição de dificuldade para respirar pode aumentar a ansiedade sentida pelos pacientes. Além de dificuldade para respirar, os transtornos de ansiedade podem causar:
  • Frequência cardíaca rápida
  • Pânico
  • Tonto
  • Desmaios, especialmente quando um distúrbio de ansiedade causa hiperventilação (respiração muito rápida).
Pessoas com transtornos de ansiedade são sempre aconselhadas a se acalmar, encontrar um lugar tranquilo e respirar profundamente. Se a respiração não voltar ao normal depois disso, procure atendimento médico imediatamente para o hospital.

7. Obesidade

O excesso de peso pressiona os pulmões, de modo que esse órgão vital tem que trabalhar mais. Como resultado, sua respiração ficará mais pesada do que o normal. Além disso, quando você é fisicamente ativo, as pessoas obesas tendem a ter dificuldade para respirar. A obesidade também pode levar ao surgimento de doenças perigosas, como:
  • Problemas cardíacos
  • Diabetes
  • Apnéia do sono.
A obesidade pode ser superada reduzindo a porção de comida e fazendo exercícios regularmente.

8. Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)

A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é um grupo de doenças pulmonares, como bronquite crônica, asma e enfisema (danos aos sacos de ar dos pulmões), que podem dificultar a respiração. Geralmente, a DPOC é causada pelo fumo. Além de dificuldade para respirar, a DPOC pode causar sibilos, tosse crônica, fadiga e aumento da produção de muco.

9. Insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca ocorre quando o coração não consegue bombear sangue para todas as partes do corpo de forma eficaz. Essa condição pode causar um acúmulo nos vasos sanguíneos e vazamento de fluido para os pulmões. Quando isso acontecer, a respiração ficará mais pesada. A seguir estão outros sintomas de insuficiência cardíaca que devem ser observados:
  • Dor no peito
  • Palpitações cardíacas (batimento cardíaco rápido)
  • Tosse
  • Tonto
  • Inchaço nas pernas
  • Aumento de peso rapidamente.
A insuficiência cardíaca é uma doença mortal. Normalmente, o médico irá tratá-lo com procedimentos cirúrgicos, implantação de uma máquina de assistência cardíaca e medicamentos.

10. Câncer de pulmão

A respiração pesada pode ser um sintoma de câncer de pulmão, especialmente quando está em seus estágios finais. Além de dificuldade para respirar, o câncer de pulmão pode causar tosse, dor no peito, sangramento ao tossir, aumento da produção de catarro e rouquidão. O câncer de pulmão pode ser tratado? Tudo depende do estágio, do tamanho do tumor e da disseminação das células cancerosas. Os médicos recomendam quimioterapia, cirurgia e radioterapia. [[Artigo relacionado]]

Quando você deve ir ao médico?

A respiração pesada não deve ser ignorada. A respiração pesada que não desaparece após 1-2 semanas deve ser considerada uma emergência. Se a sensação de dificuldade em respirar for acompanhada por algum dos sintomas abaixo, consulte imediatamente um médico.
  • O peito está apertado
  • O aparecimento de sangue no catarro
  • Inchaço da boca
  • Garganta apertada
  • Tonto.
Por meio de consulta com um médico, você pode descobrir a causa exata da respiração pesada. Dessa forma, o melhor tratamento poderá ser feito rapidamente para que os resultados de cicatrização sejam maximizados.