Espiando as células-ovo femininas: produção, número, até anormalidades

O óvulo da mulher não pode ser separado do processo de reprodução e fertilidade. Você poderia dizer que seu papel é equivalente ao do esperma nos homens. A mais leve interferência com o óvulo da mulher, sua fertilidade pode ser afetada. Saber mais sobre o óvulo de uma mulher abrirá seus olhos ainda mais sobre gravidez, menstruação, fertilidade e infertilidade.

Produção de ovo feminino

Ao contrário do esperma, que pode ser produzido periodicamente, o óvulo da mulher só é produzido uma vez na vida. Quando uma menina nasce, ela já tem uma quantidade de óvulos que não aumentará novamente pelo resto de sua vida. Ao nascer, existem entre 700.000 a dois milhões de óvulos femininos no corpo. Esse número continua diminuindo com a idade. A cada mês, uma menina perde cerca de 11.000 óvulos até atingir a puberdade. Entrando na idade da adolescência, os óvulos femininos restantes no corpo diminuíram muito, para cerca de 300.000-400.000 peças. Destes, apenas cerca de 500 óvulos serão usados ​​no processo de ovulação, ou seja, na liberação dos óvulos para fertilização. Ao entrar na puberdade e depois, as mulheres perderão cerca de 1.000 óvulos por mês. Quando o óvulo de uma mulher acaba, ela não é mais fértil. Essa condição geralmente ocorre aos 40 anos, seguida pela menopausa dez anos depois. Lembre-se de que a idade da menopausa para cada mulher pode ser diferente, dependendo de vários fatores, como histórico de doenças e estilo de vida. Algumas mulheres podem perder seus óvulos mais rapidamente e outras mais lentamente.

O papel do ovo feminino na fertilidade

Pode-se dizer que o óvulo é um dos principais determinantes da fertilidade da mulher. Os óvulos femininos são produzidos nos ovários ou ovários. No mesmo local, o ovo é amadurecido. Se o óvulo for considerado pronto para ser fertilizado, a célula será liberada, seguindo para a trompa de Falópio, para então encontrar o esperma pronto para fertilizar. Este processo é conhecido como ovulação. Se a fertilização for bem-sucedida, o óvulo fertilizado se moverá para o útero. Lá, o óvulo se fixará na parede uterina engrossada, porque foi preparado para a gravidez. Depois disso, o óvulo da mulher continuará a se desenvolver em um feto. O espessamento da parede uterina ocorre a cada mês. No entanto, se não houver nenhum óvulo anexado, a parede se romperá e será excretada do corpo na forma de sangue. Este processo é conhecido como menstruação.

Transtornos relacionados à célula-ovo feminina

Condições ou doenças associadas aos óvulos afetarão a fertilidade da mulher. Aqui estão alguns distúrbios que podem ocorrer na célula-ovo da mulher.

1. Falha em ovular

Quando o óvulo não pode ser liberado do ovário, a fertilização não pode ocorrer. A falha na ovulação pode ser causada por várias condições, como envelhecimento, distúrbios endócrinos e doenças como a síndrome dos ovários policísticos (SOP).

2. Os óvulos não podem amadurecer perfeitamente

Além de não ser capaz de ovular, o óvulo da mulher também não pode amadurecer perfeitamente. Essa condição pode ser causada por várias coisas, uma delas é a obesidade. Um ovo imaturo pode não ser liberado no momento certo e não pode ser fertilizado.

3. Falha de implantação

A implantação é o processo de anexar o óvulo fertilizado de uma mulher à parede uterina, como o início do processo de gravidez. No entanto, sob certas condições, o óvulo pode não se fixar na parede uterina. As causas podem variar, desde endometriose, distúrbios genéticos no embrião, até a presença de resistência ao hormônio progesterona.

4. Síndrome do ovário policístico (SOP)

A SOP é uma das doenças mais comuns que causam infertilidade ou infertilidade em mulheres. A SOP é um distúrbio causado pela produção de hormônios androgênicos em excesso nos ovários e nas glândulas supra-renais. O excesso desse hormônio pode interferir na liberação do óvulo da mulher durante a ovulação.

5. Insuficiência ovariana primária

A insuficiência ovariana primária (POI) é uma condição em que os ovários não podem funcionar normalmente, mesmo se a mulher tiver menos de 40 anos de idade. Isso ocorre porque o folículo, a parte do ovário que é usada para amadurecer os óvulos, é perturbado. Ao contrário da menopausa precoce, as mulheres com POI ainda têm a possibilidade de engravidar, mesmo que a menstruação seja irregular. Porque, mulheres com POI ainda podem produzir óvulos e mulheres que têm menopausa ou menopausa precoce, não. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

A produção do óvulo da mulher ocorre apenas uma vez na vida, ou seja, ainda no útero. Ao nascer, a contagem de óvulos da mulher está no máximo. Com a idade, o número de ovos continuará diminuindo. É por isso que as mulheres com mais de 40 anos geralmente experimentam um declínio na fertilidade. O óvulo, junto com o esperma, são os dois principais fatores para a produção de um embrião ou feto. Se o óvulo for perturbado, a fertilização será difícil de ocorrer e a fertilidade diminuirá.