10 maneiras de prevenir doenças cardíacas: Isso deve ser feito

A doença cardíaca é um flagelo temido por muitas pessoas. Esta doença é ainda classificada como uma das doenças mais mortais do mundo. Dados da OMS em 2015 mostraram que 70 por cento das mortes no mundo foram causadas por doenças não transmissíveis e 45 por cento de todas as mortes ocorreram devido a doenças do coração e dos vasos sanguíneos. Isso nos torna mais conscientes da prevenção de doenças cardíacas por meio de um estilo de vida saudável.

Como prevenir doenças cardíacas

Riskesdas em 2018 mostrou a prevalência de doenças cardíacas na Indonésia com base no diagnóstico do médico, que era de 1,5 por cento. As províncias de Kalimantan do Norte, Yogyakarta e Gorontalo são as áreas com as taxas de prevalência mais altas. A alta prevalência nos obriga a ter cuidado e começar a fazer as seguintes formas de prevenir doenças cardíacas:
  • Dieta saudável para o coração

Ter uma dieta saudável para o coração pode ajudar a proteger o coração, melhorar a pressão arterial e o colesterol e reduzir o risco de diabetes tipo 2. Em uma dieta saudável para o coração, você deve comer mais vegetais e frutas, nozes, carne e peixes magros, alimentos processados ​​sem gordura e grãos inteiros. Enquanto isso, limite ou reduza a ingestão de sal, açúcar, carboidratos refinados, álcool, gordura saturada (carne vermelha, laticínios integrais) e gorduras trans (fast food, batatas fritas) para manter o coração saudável.
  • Controlar a pressão arterial

A hipertensão é um importante fator de risco para doenças cardíacas. Verifique sua pressão arterial regularmente para mantê-la sob controle. Faça esta verificação pelo menos uma vez por ano, mas se você tiver histórico de pressão alta, deve verificar com mais frequência. Você também deve seguir um estilo de vida correto para controlar a pressão arterial.
  • Manter o colesterol normal

Níveis elevados de colesterol podem obstruir as artérias e aumentar o risco de doença arterial coronariana e ataque cardíaco. Para manter os níveis de colesterol e triglicérides sob controle, você deve verificar seu colesterol regularmente. Mudanças no estilo de vida e medicamentos podem ser recomendados se você quiser reduzir o colesterol.
  • Controlar os níveis de açúcar no sangue

O diabetes tem a oportunidade de aumentar o risco de doença cardíaca de uma pessoa. Isso ocorre porque, com o tempo, o açúcar elevado no sangue pode danificar os vasos sanguíneos e os nervos que controlam o coração e os vasos sanguíneos. Portanto, é importante fazer exames de diabetes regularmente para controlá-lo.
  • Manter o peso normal

O excesso de peso ou até mesmo a obesidade pode fazer com que você desenvolva pressão alta, colesterol alto e diabetes tipo 2, fatores que podem aumentar suas chances de desenvolver doenças cardíacas. Portanto, é importante que você mantenha seu peso dentro da faixa normal. Você pode fazer um cálculo do índice de massa corporal para determinar se tem um peso corporal ideal ou não. Se você está acima do peso, tente perder peso. A perda de peso pode ajudar a reduzir a gordura no sangue, diminuir o açúcar no sangue e reduzir o risco de diabetes tipo 2, para que você possa evitar doenças cardíacas.
  • Parar de fumar

Uma das principais coisas que você deve fazer para prevenir doenças cardíacas é parar de fumar. Os produtos químicos dos cigarros podem danificar o coração e os vasos sanguíneos. Além disso, a fumaça do cigarro também pode reduzir o oxigênio no sangue, de modo que pode aumentar a pressão arterial e a frequência cardíaca, porque o coração trabalha mais para fornecer oxigênio a todo o corpo. Portanto, pare de fumar porque isso pode reduzir o risco de doenças cardíacas. Mesmo que você não seja fumante, evite a exposição à fumaça do cigarro para não se tornar um fumante passivo.
  • Limite o consumo de álcool

Consumir muito álcool pode causar aumento da pressão arterial. Além disso, esse hábito também pode aumentar as calorias extras no corpo, de modo que o peso pode aumentar. Ambas as condições podem desencadear doenças cardíacas. Na prevenção desta doença, você precisa limitar o consumo de bebidas alcoólicas. Se você for homem, não beba mais do que 2 copos de álcool por dia. Entretanto, se for mulher, não beba mais do que 1 copo por dia.
  • Fazer atividade física

Praticar pelo menos 30-60 minutos de atividade física todos os dias pode ajudar a prevenir doenças cardíacas. Essa atividade também pode fazer com que você controle seu peso, reduzindo assim as chances de ter hipertensão, colesterol e diabetes que podem desencadear doenças cardíacas. Você pode fazer atividades físicas, como caminhar, correr, nadar ou andar de bicicleta. Certifique-se de não exagerar.
  • Durma o suficiente

Quem disse que dormir não é importante para a saúde do coração? Você precisa saber se as pessoas que não dormem têm maior risco de obesidade, hipertensão, ataques cardíacos, diabetes e hipertensão. Portanto, todos precisam de um sono adequado e de qualidade. A maioria dos adultos precisa de pelo menos 7 horas por noite para dormir. Defina o seu horário de sono e cumpra a hora de se levantar e ir para a cama à mesma hora todos os dias. Torne a atmosfera da sala confortável para que seja mais fácil dormir.
  • Estresse de controle

O estresse costuma estar associado a doenças cardíacas, pois pode aumentar a pressão arterial. O estresse extremo pode até mesmo desencadear um ataque cardíaco. Portanto, você deve ser capaz de controlar o estresse que está experimentando. Existem várias coisas que você pode fazer para controlar o estresse, incluindo meditação, exercícios, ouvir música, assistir a filmes de comédia, sair com os amigos e fazer o que você gosta. [[artigos relacionados]] Fazendo vários esforços para prevenir doenças cardíacas, o risco de desenvolver doenças cardíacas pode certamente diminuir. É importante realizar as etapas acima de forma consistente para que a prevenção seja eficaz. Você também pode consultar um médico para obter os conselhos necessários.