Estes são os efeitos colaterais do óleo de eucalipto que você precisa estar ciente

Óleo de eucalipto ou óleo de eucalipto é um óleo essencial amplamente utilizado para a saúde. O óleo de eucalipto é geralmente usado para aquecer o corpo, aliviar dores de estômago, aliviar resfriados, acalmar a garganta e tratar problemas respiratórios. Geralmente o óleo de eucalipto é usado como um medicamento fitoterápico externo. Mas não é raro, também há quem use óleo de eucalipto por via oral. Os efeitos colaterais do óleo de eucalipto são geralmente raros em adultos. Algumas pessoas que não gostam do cheiro de óleo de eucalipto podem sentir tonturas e náuseas ao sentir o cheiro.

Efeitos colaterais do óleo de eucalipto

A intoxicação é um efeito colateral do óleo de eucalipto que pode ocorrer se você o consumir acidentalmente. Esses casos são raros em adultos. A intoxicação por óleo de eucalipto é mais comum em crianças. Sintomas de envenenamento por óleo de eucalipto que podem ocorrer em crianças, a saber:
  • Perda de consciência
  • Ataxia ou distúrbios na coordenação muscular
  • Convulsões
  • Jogar fora.
Em pacientes adultos, convulsões raramente são vistas durante o envenenamento por óleo de eucalipto. No entanto, isso não significa que nunca aconteceu. Em 2019, houve um relato de caso em que dois homens adultos na Índia tiveram convulsões devido a envenenamento por óleo de eucalipto. A gasometria arterial em ambos revelou acidose metabólica grave. Além disso, aqui estão os efeitos colaterais do óleo de eucalipto a serem observados:
  • Intoxicação pelo uso de óleo de eucalipto não diluído. Os sintomas de envenenamento por óleo de eucalipto incluem dor abdominal, tontura, pupilas estreitas, fraqueza muscular, sensação de asfixia na garganta, queimação, náusea, vômito e diarreia.
  • Pode ocorrer irritação severa da pele devido ao uso de óleo de eucalipto não diluído.
  • O uso de óleo de eucalipto não diluído na pele também pode causar problemas graves no sistema nervoso. Além disso, não há informações suficientes para saber com certeza a segurança do óleo de eucalipto diluído nas superfícies da pele.
  • O risco de envenenamento pode ocorrer se o óleo de eucalipto for ingerido por via oral em até 3,5 mililitros sem ser diluído.
  • Esteja ciente do uso em crianças, seja por via oral, aplicado ou inalado. Casos de convulsões e outros distúrbios do sistema nervoso também foram relatados em bebês e crianças como efeito colateral do óleo de eucalipto.
  • Pessoas que são alérgicas ao óleo da árvore do chá(óleo da árvore do chá) você deve evitar óleo de eucalipto, porque ambos contêm muitos dos mesmos compostos.
  • O consumo de óleo de eucalipto por via oral pode piorar o estado de alguns asmáticos, embora outros asmáticos achem os sintomas mais leves.
[[Artigo relacionado]]

Como evitar os efeitos colaterais do óleo de eucalipto

Embora tenha efeitos colaterais, o óleo de eucalipto produzido por uma empresa confiável com garantia de qualidade é geralmente seguro para uso. Aqui estão algumas coisas que devem ser consideradas para evitar os efeitos colaterais do óleo de eucalipto:
  • Não use óleo de eucalipto sem solvente ou diluído.
  • Não use óleo de eucalipto na área próxima aos olhos.
  • Recomendamos que você faça um teste de alergia antes de usar óleo de eucalipto. Jogue óleo de eucalipto no braço e espere 24 horas. Se não houver reação alérgica, você está seguro para usá-lo.
  • Evite usar óleo de eucalipto durante a gravidez e amamentação porque não se sabe muito sobre a segurança do uso de óleo de eucalipto durante a gravidez e a lactação.
Para evitar os efeitos colaterais do óleo de eucalipto, você deve comprar um produto que tenha uma autorização de comercialização e tenha passado no teste. Além disso, leia as recomendações de uso e proibições contidas em cada embalagem de óleo de eucalipto.