Como superar facilmente uma garganta seca, entenda a causa

Todos os dias nos comunicamos fazendo sons. O que acontece se a voz não funcionar corretamente devido a problemas como nódulos e pólipos nas cordas vocais? Aparentemente, um dos segredos da prevenção é entender como lidar com a garganta seca. As cordas vocais têm o formato de tecido muscular flexível e estão localizadas lado a lado na caixa de voz. Assim como outros tecidos do corpo humano, as cordas vocais também podem ficar irritadas ou mesmo danificadas. A irritação das cordas vocais não será sentida pelo sofredor até que os sintomas se tornem mais graves. Normalmente, isso é experimentado por pessoas que usam a voz bem alto e têm que gritar todos os dias. Você já sentiu a garganta seca ao gritar o tempo todo? É o sinal do corpo para descansar as cordas vocais. Se a voz é abusada continuamente, não é impossível que as cordas vocais fiquem irritadas.

Como tratar uma garganta seca?

Antes de ir ao médico, uma das etapas preventivas que você precisa saber é como lidar com a garganta seca e outros problemas irritantes na garganta. Aqui estão algumas maneiras de fazer você mesmo em casa:

1. Descansando as cordas vocais

Evite falar muito ou até gritar. Tanto quanto possível, use a linguagem corporal ou outra mídia para se comunicar com outras pessoas.

2. Não sussurre

Alguns pensam que o oposto de gritar - ou seja, sussurrar - é uma forma de reduzir a irritação das cordas vocais. Este é um grande erro. Na verdade, sussurrar causará ainda mais atrito nas cordas vocais.

3. Não limpe sua garganta

Mesmo que haja uma grande vontade de limpar a garganta, evite-a tanto quanto possível. Manter a tosse aumenta a inflamação das cordas vocais e exacerba a irritação na garganta.

4. Beba muito

Não beber o suficiente pode causar secura na garganta. A maneira mais eficaz de superar isso é beber muita água. Isso ajudará a umedecer a garganta e a aliviar os sintomas de irritação das cordas vocais. Beber pelo menos 8 copos de água todos os dias pode reduzir e diluir o muco na garganta.

5. Evite cafeína e álcool

Aparentemente, o consumo de cafeína e álcool pode fazer com que a garganta fique ainda mais seca

6. Use umidificador

Instalar umidificador ou um umidificador na sala pode ajudar a desobstruir as vias respiratórias.

7. Tome um banho quente

Aparentemente, o vapor inalado durante o banho quente pode umedecer a garganta e ajudar a limpar o trato respiratório. Fazer gargarejos com água salgada durante o banho também ajuda com a garganta seca.

8. Pare de fumar

Outra maneira de lidar com a garganta seca, que não é menos eficaz, é parar de fumar. Fumar pode deixar a garganta seca e sujeita a irritações.

9. Goma de mascar

Chiclete ou pastilhas podem estimular a produção de saliva. Assim, a garganta ficará mais aliviada e confortável.

10. Evite alérgenos

Se houver coisas que desencadeiam alergias ou alérgenos ao seu redor, evite-as tanto quanto possível, pois elas podem agravar a irritação das cordas vocais. As maneiras de lidar com a garganta seca acima podem ser feitas por você, mesmo sem ter que gastar energia extra. Uma coisa é absolutamente necessária: compromisso. Resista à tentação de comer ou faça exatamente o oposto do seu objetivo principal: livrar-se da garganta seca. Cuide das suas cordas vocais, a única coisa que torna mais fácil para você se comunicar e falar.

Causas de garganta seca

Além de entender como lidar com a garganta seca, também ajuda a conhecer as várias causas. Isso é feito para evitar o "aparecimento" de garganta seca no futuro. A seguir estão algumas das causas de uma garganta seca a serem observadas:
  • Desidratação

A garganta seca pode ser causada por desidratação. Isso é um sinal de que faltam fluidos no corpo. Além disso, a desidratação faz com que a produção de saliva seja interrompida, resultando em boca e garganta secas.
  • Durma com a boca aberta

Se você tem o hábito de dormir de boca aberta, cuidado! Isso ocorre porque esse hábito pode causar boca e garganta secas. Fique atento, o hábito de dormir de boca aberta o fará respirar pela boca enquanto dorme. Portanto, livre-se desse hábito e consulte um médico.
  • Tem resfriado

O resfriado comum é uma doença comum causada por infecção por vários vírus. Uma infecção viral pode causar secura e coceira na garganta. Outros sintomas de um resfriado incluem tosse, espirros, nariz entupido, dores no corpo e febre.
  • Gripe

Assim como o resfriado comum, a gripe também é causada por uma infecção viral. No entanto, os sintomas da gripe tendem a ser mais graves do que os resfriados. Além da garganta seca, a gripe também pode causar febre, calafrios, tosse, nariz entupido, dores nos músculos, dor de cabeça, fraqueza, náusea e diarreia.
  • Laringite

A laringite é uma condição que resulta da inflamação da sua caixa vocal na garganta, chamada laringe. Essa condição é causada por irritação, infecção ou uso excessivo. Além da garganta seca, essa condição pode causar rouquidão, tosse seca e dor de garganta. As várias doenças acima são um pequeno exemplo das muitas causas da garganta seca. Portanto, é aconselhável ir ao médico e descobrir o que causa sua garganta seca.

Profissões sujeitas ao uso indevido das cordas vocais

Existem muitas condições ou mesmo profissões que fazem com que uma pessoa abuse das cordas vocais. Se acontecer apenas ocasionalmente, como quando você tem que gritar e cantar no meio de uma festa muito barulhenta, a consequência pode ser que no dia seguinte a voz fique rouca. No entanto, existem algumas profissões que tendem a abusar das cordas vocais. Pior ainda, isso acontece repetidamente. Algumas dessas profissões incluem:
  • Professor ou treinador de esportes
  • Cantor
  • Ator
  • Trabalhadores em locais barulhentos (restaurantes / pubs)
Existem muitos outros empregos que exigem que as pessoas gritem constantemente ou forcem suas cordas vocais a trabalharem com mais afinco. Normalmente, eles são solicitados a descansar a voz por algum tempo para antecipar a irritação nas cordas vocais.

Sintomas de distúrbios das cordas vocais

Em termos gerais, os distúrbios das cordas vocais podem ser classificados em dois problemas bastante comuns, a saber, o crescimento de nódulos e pólipos nas cordas vocais. Quando isso ocorre, o sofredor sentirá alguns sintomas como:
  • O som se perde e nunca mais volta
  • Difícil de engolir
  • Sentindo um nó na garganta
  • Dor
  • Tosse com sangramento
  • A voz parece rouca
  • Faça um som alto ao respirar

Garganta seca e distúrbios nas cordas vocais

As cordas vocais permitem que cada indivíduo emita sons à medida que o ar flui por elas. Quando em silêncio ou sem som, as cordas vocais se separam. Mas quando alguém faz um som, essas duas faixas elásticas se movem juntas. Se o som que sai da boca de uma pessoa tende a ser rouco, isso significa que há um problema e você precisa saber como lidar com uma garganta seca. Se não for verificado, uma pessoa não será capaz de fazer um som ou tom de acordo com seus desejos. Além disso, existem vários outros fatores que também causam irritação na garganta e voz rouca, como:
  • Ácido estomacal crescente
  • Hábito de fumar
  • Consumo frequente de álcool ou cafeína em excesso
  • Abusando das cordas vocais para gritar
  • Alergia
  • Inalando substâncias tóxicas
  • Tosse excessiva
Em alguns casos, essa rouquidão pode não ser considerada um problema sério, pois pode voltar ao normal após alguns dias. No entanto, esse não é o caso se houver sinais de pólipos e nódulos nas cordas vocais. As principais características não melhoram após 10 dias. Quando isso acontecer, você deve consultar um médico imediatamente. Mais tarde, o médico examinará cuidadosamente a condição das cordas vocais para determinar o diagnóstico.