Delírios são transtornos mentais, entenda os tipos e sintomas

Delírios são um tipo de transtorno mental que faz com que o sofredor acredite e acredite em algo que não é real. Pessoas com delírios não podem dizer o que é fato e o que não é. Os delírios geralmente estão associados a vários outros transtornos mentais, como transtorno paranóide, alucinações, esquizofrenia e transtorno bipolar. Se não for controlada, essa doença pode prejudicar o relacionamento do sofredor com as pessoas mais próximas e interferir na vida diária. Portanto, se as pessoas ao seu redor apresentarem delírios ou psicose, consulte imediatamente um médico e um profissional de saúde mental.

Quais são os tipos de delírios?

Delírios ou delírios experimentados por cada paciente podem ser diferentes. Geralmente, os delírios que muitas vezes ocorrem são delírios de paranóia. Aqui estão os tipos de delírios:

1. Delírios de grandeza (grandiose delirante)

Pacientes com esse tipo de delusão geralmente têm um senso exagerado de valor próprio, poder, identidade e conhecimento. O sofredor pode sentir que descobriu algo extraordinário ou que possui uma habilidade única. Não apenas na forma de habilidades únicas, os sofredores também acreditam que têm certos objetos únicos que ninguém mais possui ou acreditam que eles têm conexões com pessoas importantes. Em certos casos, quem sofre de delírios de grandeza acredita ser uma pessoa famosa ou líder de uma certa seita religiosa. Delírios somáticos fazem os sofredores se sentirem mal, embora não sejam reais

2. Delírios somáticos

Pessoas com delírios somáticos acreditam ter uma deficiência no corpo ou ter certas condições médicas. Os sofredores às vezes também podem sentir certas sensações físicas ou disfunções.

3. Delírios erotomaníacos (eilusão rotomaníaca)

Pessoas com transtorno delirante erotmania acreditam que são amadas ou queridas por certas pessoas. Geralmente as pessoas que gostam ou amam sofredores são famosas ou importantes. Pessoas com delírios erotomaníacos tentam se aproximar e interagir com pessoas que pensam que amam ou gostam, até o ponto de persegui-las secretamente. Delírios de paranóia fazem com que o sofredor se sinta como se estivesse sendo observado ou seguido

4. Paranóia delirante (paranóia / delírios persecutórios)

Delírios de paranóia fazem com que os sofredores acreditem que não estão sendo tratados adequadamente, que estão sendo perseguidos ou seguidos, ou que alguém está planejando prejudicá-los. Os pacientes ficam desconfiados das pessoas ao seu redor e ficam ansiosos e com medo. Às vezes, o sofredor isola-se ou geralmente faz uma reclamação às autoridades.

5. Delírios de ciúme

Pessoas que experimentam delírios de ciúme vão acreditar que seu parceiro está traindo-os e serão desonestos com eles.

6. Delírios mistos

Os tipos de delírios experimentados pelos sofredores podem não ser de apenas um tipo, mas se misturam a outros tipos.

Sintomas de delírios a serem observados

O sintoma mais característico e característico dos delírios é a existência de uma forte crença em algo que não é real. Essa crença não desaparecerá, embora haja evidências lógicas que a refutem. Nem todos os delírios são iguais. Algumas pessoas delirantes acreditam em coisas simples e irreais, enquanto outras acreditam em algo estranho e fantástico aos olhos dos outros. Pessoas que sofrem de delírios geralmente ficam irritadas e sempre de mau humor. Além disso, eles também costumam ter alucinações associadas a delírios percebidos. Por exemplo, uma pessoa que tem a ilusão de que as pessoas a odeiam porque ele cheira mal, na verdade sentirá que seu corpo cheira mal, quando na realidade não cheira. Delírios e alucinações são duas coisas diferentes

A diferença entre delírios e alucinações

Delírios e alucinações são duas coisas diferentes, embora muitas pessoas as usem de forma intercambiável. A ilusão é uma forte crença em algo que não é verdade. Já as alucinações se referem à percepção de algo que não é real, como ouvir, ver, sentir, cheirar ou saborear algo que não é real. Na psicose, o paciente pode ter apenas delírios ou pode ter alucinações e delírios ao mesmo tempo. A mesma coisa acontece com pessoas com esquizofrenia.

Causa da ilusão

A causa exata dos delírios não é conhecida ao certo, mas vários fatores podem contribuir para desencadear o aparecimento dos delírios, tais como:
  • Fator ambiental

Fatores ambientais como estresse e abuso de álcool e drogas têm o potencial de causar delírios. Pessoas que tendem a ficar isoladas, como pessoas com deficiência auditiva e visual, e imigrantes têm maior probabilidade de desenvolver transtorno delirante.
  • fatores genéticos

É inegável que fatores genéticos desempenham um papel na causa dos transtornos delirantes. Acredita-se que o transtorno delirante seja transmitido de pais para os filhos e é mais provável de ser vivenciado por pessoas que têm familiares que também têm transtorno delirante ou esquizofrenia.
  • Fatores biológicos

Fatores biológicos ou a condição física de uma pessoa também podem determinar a possibilidade de uma pessoa apresentar transtorno delirante. O transtorno delirante tem o potencial de aparecer em pessoas com regiões cerebrais anormais, especialmente na parte do cérebro que regula o pensamento e a percepção.

Os delírios são perigosos?

Os delírios podem ser um sinal de certos problemas de saúde mental. Portanto, o tratamento deve ser feito imediatamente para evitar coisas indesejadas. Além disso, essa doença pode prejudicar o relacionamento do sofredor com as pessoas mais próximas e interferir na vida diária se não for controlada. Os pacientes devem ser encaminhados imediatamente a um médico e profissional de saúde mental para um exame completo e receber tratamento especial para prevenir o agravamento dos sintomas experimentados. Além de receber medicamentos e psicoterapia, os pacientes realmente precisam do apoio e da compreensão das pessoas ao seu redor. Para discutir mais sobre delírios ou outros transtornos mentais, pergunte ao seu médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora na App Store e Google Play.