A segunda puberdade é vivenciada por homens e mulheres, essas são as características

Quando você ouve o termo segunda puberdade, o que vem à sua mente? Normalmente, o termo é sinônimo para homens na casa dos 40 anos que repentinamente ou impulsivamente fazem coisas consideradas "ruins", como trapacear, comprar coisas caras que não são necessárias ou largar o trabalho sem motivo aparente. Na verdade, o próprio termo segunda puberdade não é um termo médico. Freqüentemente chamada de crise de meia-idade, essa condição é, na verdade, um conjunto bastante complexo de sintomas psicológicos. Para alguns, a segunda puberdade pode ser divertida e positiva. Mas, para outros, esse período pode levar à depressão ou outros transtornos mentais.

Segunda puberdade, o que é realmente?

Segunda puberdade tem um significado muito diferente de puberdade ou “primeira puberdade”. Se na puberdade a maioria das mudanças que ocorrem é influenciada por hormônios, na segunda puberdade, todas se referem a condições psicológicas. No entanto, a segunda puberdade não é um termo médico e não pode ser usado como um diagnóstico. Este termo é usado apenas para descrever a crise que ocorre principalmente em pessoas com idade entre 40-50 anos. Além disso, não apenas os homens podem experimentar uma segunda puberdade. As mulheres podem experimentar a mesma coisa. Nessas idades, muitas pessoas passam por uma crise psicológica em si mesmas porque passaram ou passarão por coisas significativas que mudaram sua vida. Exemplos de mudanças significativas que ocorrem nesta idade incluem:
  • Filhos que entraram em uma idade mais madura, como começar a ir para a faculdade e ter que sair de casa
  • Um aniversário que significa que não parece mais que foi nos seus 20 ou 30 anos
  • Um por um, pais e entes queridos morreram
Além disso, ao entrar na idade de 40 anos ou na meia-idade como os 50 anos, a pessoa tende a começar a questionar muito sobre suas conquistas até o momento. Durante esses tempos, o nível de felicidade é considerado como atingindo seu ponto mais baixo, antes de subir novamente ao entrar na velhice. Se for comparado, o gráfico da felicidade humana tem o formato da letra U, com a idade de 40-50 anos em seu ponto mais baixo. Isso também é considerado um dos fatores que fazem com que as pessoas nessas idades vivenciem uma crise e continuem a fazer com que elas busquem várias maneiras de se manterem relevantes e felizes.

Características de alguém passando pela segunda puberdade

Então, quais são as características de uma pessoa que entra na segunda fase da puberdade? Em mulheres e homens, verifica-se que as características podem ser diferentes, conforme abaixo.

1. Segunda puberdade em homens

O estereótipo que se desenvolve sobre a segunda puberdade nos homens é que os homens se tornam mais coquetes ou teimosos quando entram nessa fase. Para algumas pessoas, isso pode realmente acontecer. No entanto, nem todos os homens apresentam as mesmas características. Para os homens, a idade de 40-50 anos é a idade da prova de sucesso. Eles querem parecer bem-sucedidos, mesmo que a realização real que obtêm seja ainda menor do que costumavam imaginar. Para mostrar essa conquista, todos podem realizar ações diferentes. Alguns mostram isso comprando um carro novo, alguns vestindo roupas ou com um estilo mais moderno, e alguns podem não mostrar nenhuma mudança.

2. Segunda puberdade nas mulheres

Enquanto isso, para as mulheres, a segunda puberdade é o momento em que questionam seus objetivos futuros na vida. Essa idade é a idade em que a criança está crescendo e começando a sair de casa, ou em que já não interage muito com os pais. Para algumas mães, isso pode levantar a questão: “Então o que devo fazer a seguir?”. Por outro lado, também há mulheres que sentem que suas carreiras não podem mais se desenvolver. Isso os torna preguiçosos para vir à reunião e têm suas próprias preocupações sobre sua situação financeira. Para além das características anteriores, a segunda puberdade também pode desencadear o mesmo, tanto nos homens como nas mulheres, nomeadamente o surgimento de elevada curiosidade. Nessa idade, eles ficam mais curiosos sobre si mesmos e o mundo ao seu redor. Se administrada de maneira adequada, essa curiosidade pode se transformar em trabalho ou criatividade. Além disso, ao fazerem coisas que os deixam curiosos, eles podem obter novas oportunidades lucrativas e divertidas para suas vidas no futuro. [[Artigo relacionado]]

Quando a segunda puberdade leva à depressão

Nem todo mundo chega bem à meia-idade. Quando a felicidade está no nível mais baixo, os humanos tendem a questionar suas escolhas de vida. No final, você vai se arrepender de sua carreira, até mesmo do amor e do parceiro. Se acumular e não for resolvido, essa condição pode levar à depressão. Isso é um sinal de que a segunda puberdade realmente leva a transtornos mentais.
  • Portanto, nenhum apetite ou apetite aumenta drasticamente
  • Dificuldade em dormir ou dormir muito, até que o corpo se sinta cansado e fraco
  • Sentindo-se pessimista e sem esperança
  • Muitas vezes me sinto desconfortável, ansioso, facilmente triste e facilmente ofendido
  • Sentindo-se culpado e sem valor
  • Não é mais capaz de se sentir feliz fazendo coisas felizes, como hobbies
  • Pensando em cometer suicídio ou até mesmo tentar suicídio
  • O corpo fica doente, tonto, dor de estômago e não vai embora, embora tenha sido tratado
Se você ou alguém ao seu redor apresentar os sintomas acima, procure ajuda profissional imediatamente. Consultar um psicólogo ou psiquiatra pode ser uma etapa que o ajudará a superar esse momento difícil.

Além disso, converse sobre seus problemas com as pessoas mais próximas a você e não os guarde para você. Assim, seu fardo ficará um pouco mais leve.