Como pode sua garganta do estômago? Aqui está a explicação

Se o pulso for sentido no pescoço ou no pulso, isso é normal. Mas e se você sentir seu estômago latejar? A pulsação abdominal pode ser resultado do pulso palpável das grandes artérias do abdome. Este vaso sanguíneo é chamado de aorta abdominal e está diretamente conectado à aorta, o grande vaso sanguíneo que bombeia o sangue do coração para o resto do corpo. Mas, além disso, o estômago palpitando ou batendo também pode ser causado por outras condições, perigosas ou não. Vamos ver a explicação abaixo.

Aneurisma da aorta abdominal, uma causa séria de latejamento abdominal

Um estômago latejante pode resultar de uma doença grave, a saber, um aneurisma da aorta abdominal. Um aneurisma é um alargamento de um vaso sanguíneo que geralmente é acompanhado pelo afinamento da parede do vaso. Um aneurisma é uma condição perigosa porque o vaso sanguíneo corre o risco de estourar e causar hemorragias internas graves. A ruptura desses vasos sanguíneos é uma emergência médica que pode ser fatal. A aorta abdominal é um ramo direto da aorta, o maior vaso sanguíneo que transporta sangue diretamente do coração para os vasos sanguíneos. Essa aorta desce pelo abdômen, bem na frente da coluna.

Sintomas e fatores de risco para aneurisma de aorta abdominal

Além de um estômago latejante ou latejante em torno do umbigo, outros sintomas de um aneurisma da aorta abdominal podem incluir:
  • Dor forte no estômago ou nas costas.
  • Dor que se irradia para a parte inferior da perna ou nádegas.
  • Dificuldade para respirar.
  • Pulso rápido.
  • Nausea e vomito.
  • Tonto.
  • Desmaiar.
  • Um suor frio.
  • Fraqueza em um lado do corpo que ocorre repentinamente.
  • Diminuição da pressão arterial.
  • Caia em estado de choque repentinamente.
No entanto, os aneurismas da aorta abdominal costumam ser assintomáticos. Novos sintomas aparecem se os vasos sanguíneos se rompem ou rompem, o que é uma condição de emergência. Pessoas que fumam ou sofreram lesões são mais propensas a desenvolver aneurismas. Da mesma forma, pessoas com mais de 65 anos têm colesterol alto, pressão alta e aterosclerose e têm histórico de ataque cardíaco ou derrame.

Tratamento do aneurisma da aorta abdominal

Para tratar um aneurisma da aorta abdominal, os médicos precisam saber a localização e o tamanho do aneurisma, bem como a idade e a condição do paciente.
  • Aneurismas com menos de 5 cm de diâmetro

Em aneurismas com diâmetro inferior a 5 cm, a saúde do paciente deve ser monitorada a cada 6-12 meses para verificar se há aumento. Além disso, os níveis de colesterol e a pressão arterial também devem ser controlados. Não se esqueça de parar de fumar.
  • Aneurismas com mais de 5 cm de diâmetro

Para aneurismas de aorta abdominal com diâmetro superior a 5 cm, a cirurgia é o tratamento de escolha. A cirurgia também é recomendada para casos de aneurismas que aumentam em um curto período de tempo ou que apresentam vazamento de vasos sanguíneos. A cirurgia pode ser na forma de cirurgia abdominal aberta e reparo endovascular . Ambos os procedimentos visam reparar os vasos sanguíneos rompidos através do enxerto de vasos sanguíneos sintéticos ( enxerto ).

Outra causa inofensiva de latejamento estomacal

Além da pulsação das artérias abdominais, a pulsação abdominal também pode ser causada pelo seguinte:
  • Comer

Depois de comer, o corpo bombeia mais sangue para as veias do estômago. Seu objetivo é apoiar o estômago e os intestinos na digestão e absorção dos nutrientes necessários ao corpo. O aumento do fluxo sanguíneo pode fazer o estômago latejar.
  • Gravidez

Quando uma mulher está grávida, os chutes nas pernas do bebê podem ser sentidos na parede abdominal. A pulsação das veias abdominais também pode se tornar mais pronunciada. Durante a gravidez, o volume sanguíneo também aumenta. Como resultado, a quantidade de sangue que flui pela aorta abdominal também aumenta. Isso é o que faz com que seja mais provável que o pulso seja sentido do que quando não há gravidez.
  • Deitar-se

Quando deitado, o fluxo sanguíneo através da aorta abdominal torna-se mais pronunciado. Mesmo a pulsação pode ser vista se a gordura na sua barriga for grande. A pulsação abdominal desaparecerá se você mudar a posição do corpo. Por exemplo, de se levantar sentado ou em pé. [[artigo relacionado]] A pulsação abdominal nem sempre é perigosa. O motivo é que essa condição pode ser causada por coisas normais, como pulsação dos vasos sanguíneos, processo digestivo após comer, posição do corpo ou gravidez. No entanto, você precisa consultar um médico imediatamente se seu estômago estiver latejando de dor, especialmente se você tiver fatores de risco para um aneurisma.