O número de glóbulos brancos (leucócitos) no corpo não é tanto quanto de glóbulos vermelhos, mas o papel desse tipo de glóbulo é muito importante no fortalecimento do sistema imunológico para combater os germes. Os leucócitos são produzidos na medula óssea. Quando a contagem de leucócitos está alta, diz-se que você está em um estado de leucocitose. A leucocitose é um sinal corporal que indica que os glóbulos brancos estão lutando contra doenças, que vão desde inflamação, infecção até câncer (leucemia). No entanto, não é incomum que a leucocitose apenas indique que você precisa de mais descanso, porque o estresse físico e emocional também pode aumentar o número de glóbulos brancos em seu corpo. Portanto, leucócitos elevados não requerem nenhum tratamento. Mas se a causa da leucocitose for uma doença grave, como leucemia ou outros tipos de câncer, existem maneiras que você pode fazer para diminuir os leucócitos.
Quando alguém é condenado por ter leucócitos elevados?
Só se pode dizer que uma pessoa tem leucócitos elevados pelos resultados de exames de sangue em laboratório. De acordo com o University of Rochester Medical Center (UMRC), o padrão normal de leucócitos no corpo de uma pessoa varia, a saber:- Recém-nascidos: 9000-30000 leucócitos por microlitro de sangue.
- Crianças menores de 2 anos: 6.200-17.000 leucócitos por microlitro de sangue.
- Crianças com mais de 2 anos para adultos: 5.000-10.000 leucócitos por microlitro de sangue.
Como diminuir os leucócitos?
Como reduzir os leucócitos, na verdade, depende da doença ou de outros fatores que fazem com que o nível de glóbulos brancos se eleve. Algumas das maneiras médicas que você pode fazer, incluindo:- Descanse ou faça terapia para aliviar a ansiedade e o estresse, se necessário.
- Tome antibióticos se a leucocitose for causada por uma infecção bacteriana.
- Alivia a inflamação se for isso que causa leucócitos elevados.
- Tome anti-histamínicos se houver uma reação alérgica.
- Faça quimioterapia, radioterapia ou transplante de células-tronco se tiver leucemia.
- Mudar de medicamento se o tratamento anterior não tiver funcionado ou tiver uma reação indesejada.
Leucócitos elevados podem ser evitados?
Você pode evitar leucócitos elevados minimizando a causa do próprio aumento na contagem de leucócitos. Existem várias coisas que você pode fazer para que a contagem de leucócitos não aumente, a saber:- Manter um estilo de vida saudável, sendo um deles lavando as mãos com sabonete para evitar infecções no corpo.
- Se você tem alergias, fique longe desses alérgenos.
- Pare de fumar porque o conteúdo dos cigarros também pode causar leucócitos elevados e aumentar o risco de desenvolver câncer.
- Não se esqueça de tomar a medicação prescrita pelo médico se sofrer de certas doenças.
- Fique longe do estresse e procure ajuda se necessário (por exemplo, fazendo terapia) se estiver sentindo ansiedade ou estresse excessivo.