As crianças podem se machucar por causa das palavras desses pais

As crianças entendem muito mais do que a maioria das pessoas pensa e podem se sentir magoadas com o que seus pais dizem. Portanto, o tipo de discurso que você dá ao seu filho precisa ser considerado. Isso também afetará muito o processo de crescimento e desenvolvimento. Ao contrário de outras coisas vivas, o cérebro humano se desenvolve rapidamente após o nascimento. Levamos meses para finalmente andar, anos para falar fluentemente e até décadas para desenvolver boas habilidades sociais. O cérebro humano que acaba de nascer pode ser comparado a um papel branco, que à medida que envelhecemos, mais cores adquirimos. O que dá cor ao cérebro é o ambiente, especialmente os pais e outras pessoas próximas.

Palavras que não deveriam ser ditas às crianças

As palavras faladas pelos pais serão absorvidas pela criança e ficarão gravadas em sua mente até mesmo na idade adulta. Portanto, se, como pai, você costuma dizer palavras que têm conotações negativas para seu filho, como "Seu filho travesso" ou "Você é tão estúpido", essas duas características ficarão gravadas em sua mente. Ele vai pensar que é travesso e estúpido. Além de palavras que fornecem um predicado ruim como acima, palavras que fazem as crianças se sentirem culpadas unilateralmente também podem ter uma influência negativa em seu desenvolvimento. Essas palavras incluem: "Você deve ser quem está com raiva, sua irmã não pode ser tão teimosa", ou mesmo: "Por sua causa, mamãe ficou brava com papai". Outros tipos de palavras a serem evitadas são palavras que parecem fornecer evidências de que você está se afastando delas, como "Eu gostaria que você não tivesse nascido neste mundo." Isso certamente fará com que a criança se sinta magoada e não amada. Leia também:O estresse dos pais torna os pais impacientes com os filhos, este é o resultado

A influência da fala das pessoas tua no crescimento infantil

Depois de receber palavras ofensivas dos pais, os filhos podem chorar, refletir ou até parecer normais. No entanto, a pesquisa mostrou que palavras negativas que as crianças recebem podem aumentar o risco de sintomas depressivos graves. Além disso, as crianças que costumam receber palavras ásperas na infância também têm maior probabilidade de se tornarem pessoas que se comportam mal, como vandalizantes, anti-sociais e agressivas, ao crescerem. Talvez muitos pais percebam que usam palavras duras com os filhos como forma de disciplinar ou como sinal de cuidado e afeto. Mas, novamente, as razões por trás disso não tornam as coisas nem um pouco melhores. Uma razão nobre, não faz diminuir o efeito sentido pela criança das duras palavras de seus pais.

Não apenas o conteúdo, mas também como pronunciá-lo gritando também pode ter um impacto negativo. Quando uma criança se comporta de maneira inadequada, os pais podem ter dificuldade em controlar suas emoções. Gritos ou palavras ásperas às vezes podem escapar. No entanto, você precisa se lembrar que esta não é uma solução. Precisamente ao gritar, o mau comportamento da criança vai piorar. A seguir está o impacto da gritaria dos pais no desenvolvimento da criança.

1. Vai piorar o mau comportamento da criança

Gritar com seu filho pode calá-lo por um tempo. Mas, a longo prazo, esse padrão de aprendizado vai realmente piorar o comportamento da criança e, por fim, fazer você querer gritar com mais frequência. Este é um ciclo sem fim que continuará se você não mudar a maneira como seu filho é criado quando ele comete um erro.

2. Faça o cérebro mudar

Gritos, palavras que fazem as crianças magoar os pais ou outras formas de educação que tendem a ser rudes podem afetar o desenvolvimento do cérebro de uma criança. Isso ocorre porque o cérebro humano é biologicamente capaz de processar informações negativas mais rápido do que informações positivas.

3. Desencadeia depressão

Gritos e palavras ásperas não só deixam as crianças tristes, com medo e magoadas. A longo prazo, esse será um dos fatores que o deixam deprimido e com transtornos de ansiedade. Os sintomas desse transtorno mental também tornarão mais fácil para as crianças adotar comportamentos negativos, como machucar-se, usar drogas ou ter relações sexuais de alto risco.

4. Risco de piorar a saúde física das crianças

O tratamento que recebemos quando crianças nos influencia na vida adulta muito mais do que imaginamos. Da mesma forma, o estresse que surge na infância, quando os pais costumam proferir palavras ásperas. Este tratamento pode levar ao agravamento não só da saúde mental, mas também física.

5. Desencadear doenças crônicas

Pessoas que costumavam ser abusadas verbalmente quando crianças se tornam adultos com maior risco de desenvolver doenças crônicas, como artrite, fortes dores de cabeça e distúrbios no pescoço e nas costas. [[artigo relacionado]] Como educar cada pai pode realmente ser diferente. Uma coisa é certa, tente não usar palavras que possam fazer seu filho se sentir desvalorizado e magoado. Você pode mudar para melhor a maneira como ensina, consultando regularmente especialistas em pais ou psicólogos infantis. Você também pode ler mais livros sobre o desenvolvimento infantil e a melhor maneira de apoiá-lo.