4 O processo de cicatrização de feridas na pele, do início ao fim

O processo de cicatrização de feridas ocorre em quatro estágios: cessação do sangramento (hemostasia), inflamação (inflamação), desenvolvimento de novos tecidos e fortalecimento dos tecidos. Cada estágio ocorre automaticamente com o objetivo de retornar a função da rede ao seu estado original. Ambos os cortes, cicatrizes de acne ou mesmo feridas causadas por objetos pontiagudos, passarão pelos mesmos estágios do processo de cicatrização. Começando com o sangramento, a ferida torna-se uma área úmida e macia, até secar e causar coceira para removê-la. Em nosso corpo, já existe um sistema sofisticado que funcionará automaticamente para reparar quando houver tecido danificado. Este sistema, funciona de forma sequencial, até que a rede possa funcionar corretamente novamente.

Processo de cicatrização de feridas em 4 estágios

Você pode obter feridas de vários eventos, como ser arranhado, cortado ou até mesmo esfaqueado. Mesmo assim, o processo de cicatrização geralmente é o mesmo, embora as causas sejam diferentes. Aqui está a explicação.

1. O processo de parar o sangramento (hemostasia)

Quando a pele começa a doer e sangrar, em alguns minutos ou mesmo segundos, as células sanguíneas se acumulam automaticamente e formam coágulos de sangue. Este processo é conhecido como o processo de parar o sangramento ou a coagulação do sangue. Em termos médicos, esse mecanismo é conhecido como fase hemostática. Esses coágulos de sangue servem para proteger a ferida e evitar que mais sangue vaze. Além das células sangüíneas chamadas plaquetas, esses coágulos também contêm uma proteína chamada fibrina, que forma uma "teia" para manter o coágulo sangüíneo no lugar.

2. Processo inflamatório (inflamação)

No processo subsequente de cicatrização da ferida, o coágulo sanguíneo liberará uma substância química que causará inflamação. Portanto, não se surpreenda quando o sangue começar a parar, ao redor da ferida você verá inchaço e vermelhidão. Isso é conhecido como fase inflamatória. Quando isso acontece, os glóbulos brancos irão para a área da ferida. Então, os glóbulos brancos lutarão contra as bactérias e germes da área, para que não fiquemos infectados. Os glóbulos brancos também produzem uma substância química chamada fatores de crescimento. Esta substância serve para ajudar a reparar o tecido danificado.

3. O processo de construção de uma nova rede (proliferação)

Depois que a área da ferida está limpa de bactérias e germes graças aos glóbulos brancos, os glóbulos vermelhos ricos em oxigênio vão para a área para formar um novo tecido chamado tecido cicatricial. Este estágio é conhecido como fase proliferativa. O oxigênio transportado pelos glóbulos vermelhos também ajudará na formação de novos tecidos. O corpo também começará a produzir colágeno, que atua como um tampão para o tecido que está sendo reparado. Esse processo fará com que a cicatriz que parece avermelhada no início, depois desapareça gradualmente.

4. Processo de fortalecimento da rede

O último processo de cicatrização de feridas ou fase de maturação é o fortalecimento do tecido recém-formado. Você deve ter visto, a cicatriz se parece com a pele sendo arrancada. É um dos esforços do corpo para tornar o novo tecido da pele realmente forte em seu lugar. A cura completa pode levar dias, semanas ou até anos. Quando totalmente curado, o tecido voltará à força que tinha antes, quando foi ferido. Nem todos os tipos de feridas passarão realmente por esses quatro processos de cura. Porque nem todas as feridas fazem sua pele sangrar. Alguns deles são queimaduras, hematomas e feridas ou úlceras de pressão.

Fatores que dificultam o processo de cicatrização de feridas

Há uma coisa que é lamentável, a saber, nem todos podem passar pelo processo de cicatrização de feridas adequadamente, portanto, as feridas que experimentam não fecham. Muitos fatores podem influenciar, a saber:
  • A presença de células mortas da pele. A presença de células mortas da pele ao redor da área da ferida pode dificultar o processo de cicatrização.
  • Ocorreu uma infecção. Em uma ferida infectada, o corpo realmente exercerá sua capacidade de lutar contra a infecção, e não de curar a ferida.
  • O sangramento não parou. O sangramento prolongado também dificultará o fechamento da ferida.
  • Dano mecânico. Um exemplo de dano mecânico na inibição do processo de cicatrização de feridas é, em repouso no leito por muito tempo, pacientes que apresentam úlceras por pressão.
  • Deficiência nutricional. Para que o processo de cicatrização de feridas ocorra de maneira adequada, o corpo precisa de vários nutrientes, como vitamina C, zinco e proteínas.
  • A presença de outras doenças que dificultam. Doenças como diabetes, anemia, veias varicosas e doenças cardíacas podem dificultar a cicatrização de feridas.
  • Era. O processo de cicatrização de feridas tende a ser mais lento em idosos.
  • Drogas consumidas. Alguns tipos de medicamentos podem interferir em outras funções do corpo, inclusive em termos de cicatrização de feridas.
  • Fumaça. O hábito de fumar pode retardar a cicatrização do tecido e aumentar o risco de complicações.

Dicas para um bom processo de cicatrização de feridas

Após ser ferido, deve-se seguir os passos abaixo, para que posteriormente o processo de cicatrização da ferida ocorra de maneira adequada.
  • Lave imediatamente a área lesada com água corrente até ficar limpa e seque suavemente.
  • Em vez disso, enquanto o processo de cicatrização ainda está em andamento, cubra a ferida com gaze ou gesso.
  • Para feridas localizadas em áreas que se sujam facilmente, como mãos ou pés, aplique vaselina na ferida e, em seguida, cubra-a com um curativo.
  • Limpe rotineiramente a ferida todos os dias com água e sabão e, em seguida, troque o gesso regularmente.
  • Quando a ferida estiver cicatrizada, aplique um filtro solar com FPS de pelo menos 30 para controlar a formação de cicatrizes.
[[artigo relacionado]] Manter e seguir passo a passo o processo de cicatrização de feridas irá beneficiar o corpo a longo prazo. Se cicatrizar bem, a cicatriz se fechará com mais nitidez. Mesmo que não doa, tente não tocar a área da ferida com as mãos, muito menos descascar a pele seca da área da ferida. Isso precisa ser considerado para que o tecido possa se regenerar adequadamente, para que você possa se recuperar como antes.