10 fatos sobre mamilos de mama normais e anormais

Os mamilos de cada mulher podem ser diferentes tanto em termos de forma, tamanho, textura, quanto de cor. Portanto, se seus mamilos parecem diferentes dos mamilos saudáveis ​​padrão nas sombras, não há necessariamente um problema de saúde latente. Mamilos anormais têm características específicas, como dor e caroços. Se o mamilo parecer afundado, o cabelo crescer ou mudar de tamanho, isso ainda é normal. Para ser claro, o que se segue é uma explicação das condições normais e anormais dos mamilos de uma mulher.

Fatos sobre mamilos femininos

Reconhecer mamilos normais e anormais é importante para as mulheres. Os fatos a seguir você precisa saber para distinguir quais condições dos mamilos são motivo de preocupação e quais não são.

1. O afundamento do mamilo ainda é normal

Mamilos que não se projetam e parecem afundar na mama é uma condição normal, se assim for desde o nascimento. Também há pessoas que têm um formato diferente do mamilo entre os seios direito e esquerdo. Os mamilos que afundam às vezes também podem ficar protuberantes após um período de amamentação.

2. Há pelos crescendo no mamilo e a aréola também é normal

Muitas mulheres não sabem que é normal que o cabelo cresça no mamilo e na areaola porque essas áreas também contêm folículos capilares. Se você se sentir desconfortável com a presença do cabelo, basta puxá-lo, cortá-lo ou raspá-lo.

3. O tamanho do mamilo de cada mulher pode ser diferente

Com base em um estudo dos mamilos de 300 mulheres, o diâmetro médio da aréola é de 4 cm e a maior parte do diâmetro do mamilo é de 1,3 cm. Enquanto o tamanho da altura do mamilo em média é de 0,9 cm. Mesmo assim, cada mulher pode ter um tamanho de mamilo diferente.

4. O tamanho do mamilo pode mudar

Essa condição ocorre mais frequentemente como resultado da gravidez. Algumas mulheres grávidas experimentam mudanças no formato dos mamilos que estão ficando maiores e protuberantes. A aréola também é geralmente mais larga e de cor mais escura.

5. Pequenas saliências ao redor dos mamilos têm uma função importante

Os caroços ao redor dos mamilos são chamados de glândulas de Montgomery. A função dessa glândula é produzir fluido lipóide para manter a umidade na área do mamilo e da aréola.

6. O afundamento dos mamilos também pode ser um sinal de doença

Ter mamilos que parecem afundar ou ser puxado para dentro pode ser congênito e é normal. No entanto, se seu mamilo protuberante girar e afundar para dentro (mamilo invertido), isso pode ser um sinal de câncer. Mudanças semelhantes na forma dos mamilos também podem ocorrer devido ao processo de envelhecimento, mas essa condição afetará os mamilos em ambos os seios. Se você nasceu com dois mamilos protuberantes, então um deles muda de forma, um mamilo invertido repentino pode ser um sinal de câncer. Você deve consultar um médico.

7. A descarga é uma característica dos mamilos mamários anormais

A secreção de um mamilo diferente do leite materno (ASI) durante a amamentação geralmente indica algo que não é normal. A cor da secreção pode ser branco leitoso, claro, amarelo, esverdeado, marrom ou semelhante ao sangue. A consistência do líquido também pode variar, de espesso a gotejante. A secreção anormal dos mamilos pode ser causada por um tumor benigno ou infecção na mama. Corrimento anormal do mamilo, que é um sintoma de câncer de mama, costuma ser acompanhado de sangue e ocorre apenas em uma das mamas.

8. Protuberância anormal do mamilo da mama

Os mamilos podem endurecer e sentir pequenos caroços quando tocados ou expostos ao ar frio. Esta é uma resposta normal do corpo e geralmente desaparece quando a estimulação pára. Durante a gravidez, as glândulas de Montgomery na aréola também aumentam de tamanho na preparação para a amamentação. No entanto, se você não estiver grávida e tiver glândulas aumentadas ou se houver protuberâncias sob os mamilos e a aréola, consulte um médico imediatamente. O caroço pode ser um bloqueio nos dutos de leite ou uma infecção facilmente tratável. No entanto, caroços no mamilo e na areaola também podem ser um sintoma carcinoma ductal in situ , que é um tipo de câncer de mama que pode ser tratado se detectado precocemente.

9. Mudanças no tamanho do mamilo para apenas um lado podem ser um sinal de perigo

O aumento dos mamilos e da aréola é normal se ocorrer durante o ciclo menstrual, durante a gravidez ou durante a amamentação. No entanto, se essas alterações ocorrerem apenas em uma das mamas, você deve consultar um médico. Um dos sintomas do câncer de mama é uma mudança no tamanho de uma das mamas, lenta ou repentinamente. Uma maneira fácil de descobrir é sentir a mudança ao usar um sutiã. Veja se um copo seu sutiã parece mais apertado do que o normal. Nesse caso, pode haver uma alteração no tamanho de um de seus seios.

10. Cuidado com a dor nos mamilos

Fora da menstruação, gravidez e amamentação, a dor ou sensibilidade nos mamilos é uma condição não natural. Se não houver feridas no mamilo, mas houver dor e coceira que não desaparecem ou dói ao toque, é uma boa ideia consultar um médico. Reconhecer as mudanças que ocorrem nos mamilos pode ser uma referência para o que é normal e o que não é, e quando ter seus seios examinados por um médico.

Se o mamilo afundar, ainda é possível amamentar?

As mães com mamilos planos ainda podem amamentar. Mamilos planos ou fundos podem tornar a amamentação um pouco difícil. No entanto, isso não significa que você não possa amamentar. Você só precisa fazer alguns truques para que o bebê possa alcançar e sugar o mamilo com mais facilidade. A seguir estão algumas dicas de amamentação para mulheres que têm mamilos planos, de acordo com a Associação de Mães Amamentando da Indonésia (AIMI):

1. Os mamilos não precisam ser puxados

A preocupação com o formato de um mamilo plano geralmente é sentida desde a época da gravidez. No entanto, quando você quiser fazer o mamilo sobressair mais, não puxe o mamilo ou use a concha do mamilo ( conchas de peito ) para retirar o mamilo. Na verdade, isso realmente aumenta o risco de contrações prematuras. Na verdade, isso faz com que o bebê nasça prematuramente.

2. Encontre a posição correta do acessório

A forma correta de amamentar em mães com mamilos planos deve considerar a posição de fixação adequada.

3. Preste atenção ao bebê durante a alimentação

As mães devem lembrar que o bebê suga a aréola durante a alimentação, não o mamilo.

4. Realize o início precoce da amamentação (DIM)

Ajude a treinar bebês para pega de forma independente, usando o método de Iniciação da Amamentação Precoce (DMI). Isso ajuda o bebê a evitar confusão de mamilos para que a amamentação seja suave.

5. Escolha a posição de abraço correta

Além de descobrir como tirar os mamilos, existem várias posições aconchegantes que você pode tentar, como berço , berço cruzado , até futebol americano . A posição de amamentação deve ser a mais precisa possível. Porque, não é impossível, existem riscos que vão afetar a saúde se a postura da amamentação não for a correta. Na verdade, pesquisas publicadas no Journal of Family & Community Medicine afirmam que o apego impróprio causa mamilos rachados. Isso aumenta a experiência da mãe com mastite ou inflamação das glândulas mamárias.

6. Estimule os seios

Como retirar o mamilo é dar um toque e estimulação nas mamas para fazer as mamas responderem a esses estímulos. Os mamilos também ficam salientes com o máximo. Isso pode ser feito como uma forma de retirar o mamilo. Além dos 5 itens acima, o AIMI também apela para prestar atenção a vários aspectos da posição correta de amamentar. Este recurso é abreviado como CALM, a saber:
  • C: Queixo , observe que o queixo do bebê deve ficar contra o seu peito.
  • UMA: aréola , certifique-se de que a boca do bebê sugue a aréola, não apenas o mamilo do bebê. Verifique também se o lábio superior do bebê está sugando a aréola mais do que o inferior.
  • EU: Lábios , o lábio superior e o lábio externo devem estar voltados para fora, não dobrados para dentro ou inclinados.
  • M, Boca : A boca do bebê deve estar bem aberta e pressionada contra a mama. Isso ocorre para que todas as partes da aréola possam ser sugadas pelo bebê.
[[artigo relacionado]] Quaisquer alterações que ocorram nos mamilos não devem ser ignoradas, especialmente se as alterações ocorrerem apenas em uma das mamas. Na verdade, essa condição não é necessariamente causada por certas doenças ou sintomas de câncer, mas você ainda deve estar em guarda. Você pode fazer um autoexame da mama como o primeiro passo para a detecção precoce do câncer de mama. Este exame manual é chamado de BSE ou autoexame das mamas que pode ser feito nos últimos dias de sua menstruação tocando a mama com 3 dedos, traçando um círculo da axila ao mamilo, se for encontrado um caroço, vá imediatamente para o médico. Na pior das hipóteses, e você desenvolver câncer ou outras condições de saúde, as chances de recuperação serão maiores se a doença for detectada o mais cedo possível.