Reconhecendo a transmissão de bactérias Salmonella que são perigosas para a saúde

A bactéria Salmonella é um grupo de tipos de bactérias que são a causa de várias infecções comuns, como diarreia, intoxicação alimentar e febre tifóide. Essas bactérias também podem causar uma doença infecciosa chamada salmonelose. Os sintomas da doença causada pela bactéria Salmonella não são muito diferentes uns dos outros. Febre, náusea e indigestão sempre fazem parte dela. Os distúrbios causados ​​pela bactéria Salmonella são geralmente leves. No entanto, em alguns casos, a infecção pode progredir para grave, até mesmo com risco de vida. Portanto, a contaminação por salmonela deve ser evitada.

Como espalhar a bactéria Salmonella

Um dos fatores que tornam as infecções por Salmonella comuns é que essas bactérias são fáceis de encontrar na vida cotidiana. A seguir estão alguns fatores que podem ser uma fonte de infecção por salmonela.

1. Carne animal

A bactéria Salmonella, encontrada na carne animal, pode entrar no corpo e causar infecções, especialmente se a carne não for cozida adequadamente. Alguns tipos de carne em questão incluem bovinos, aves e suínos. Além da carne, essas bactérias também são encontradas nos ovos e no leite. Se os ovos e o leite que você consome estiverem contaminados com essas bactérias, pode ocorrer uma infecção.

2. Como processar alimentos

A maneira como você processa seus alimentos também pode afetar o risco de infecção por salmonela. Se qualquer parte do frango ou da carne contaminada com essa bactéria tocar nos vegetais e frutas que você está preparando, pode ocorrer infecção.

3. Não lave as mãos depois de urinar

Após defecar ou trocar a fralda de um bebê, lave as mãos imediatamente. Porque do contrário, as bactérias da sujeira podem causar problemas de saúde, como infecções.

4. Pesticidas

Você também pode ficar infectado com salmonela se as frutas e vegetais que você come estiverem contaminados com essas bactérias dos pesticidas usados. Porque, existem vários tipos de pesticidas que contêm resíduos animais neles. A sujeira é onde essas bactérias vivem.

5. Água

A água usada para regar as plantas que comemos, como vegetais e frutas, também pode ser uma fonte de disseminação dessas bactérias. Isso ocorre porque a água pode ser contaminada por dejetos animais próximos à fonte de água.

6. Animais de estimação

Animais de estimação, como cães, gatos, pássaros e répteis, como lagartos, cobras ou tartarugas, também podem ser uma fonte de infecção bacteriana por salmonela. Os animais podem espalhar essas bactérias por meio de seus excrementos, que podem grudar em seu pelo, gaiola ou corpo. A infecção pode ocorrer se você colocar as mãos na boca sem lavá-las antes, depois de brincar com animais de estimação.

Quais são os perigos da bactéria Salmonella?

Quando entra no corpo, a bactéria Salmonella pode desencadear uma infecção. A infecção pode desencadear sintomas, algumas horas a dois dias após a exposição. Os sintomas que aparecem incluem:
  • Enjoativo
  • Jogar fora
  • Dor de estômago
  • Diarréia
  • Febre
  • Tremendo
  • Dor de cabeça
  • Fezes ensanguentadas
Esses sintomas geralmente ocorrem por dois a sete dias. Enquanto isso, a diarreia pode durar até 10 dias e pode levar vários meses para o sistema digestivo voltar ao normal.

Tratamento da infecção bacteriana por Salmonella

Na maioria dos casos, a infecção por salmonela desaparece por conta própria após uma semana. No entanto, em algumas condições, os pacientes requerem cuidados mais intensivos devido a infecções mais graves, como as seguintes.

• Infusão

Se a diarreia for grave o suficiente para causar desidratação, uma injeção intravenosa pode ser administrada para repor rapidamente os fluidos corporais perdidos.

• Consumo de antibióticos

Novos antibióticos serão administrados pelo médico se os sintomas apresentados forem suficientemente graves. Os antibióticos também são recomendados, se as bactérias entraram ou entrarão na corrente sanguínea.

• Medicamentos antimotilidade

Este medicamento pode parar a diarreia e aliviar as cólicas estomacais que aparecem.

Como prevenir a infecção de salmonela

A maneira mais fácil e eficaz de prevenir a infecção por Salmonella bacteriana é lavar as mãos regularmente. Além disso, as formas abaixo também podem ser feitas para prevenir a infecção bacteriana por Salmonella.

• Cozinhe a carne até estar cozida

As bactérias Salmonella que estão na carne animal podem morrer se a carne for cozida em altas temperaturas até que esteja cozida. Para evitar a infecção de salmonela, você não deve comer carne mal cozida. Colocar alimentos no micro-ondas não é uma forma eficaz de matar a salmonela. Portanto, os alimentos devem ser cozinhados usando o fogo no fogão.

• Tenha cuidado ao processar ovos

Uma fonte de infecção bacteriana por Salmonella são os ovos. Portanto, é melhor não comer ovos meio cozidos, ou mesmo crus, principalmente se a limpeza não for garantida.

• Limpe a cozinha regularmente

Limpe a cozinha para minimizar o risco de propagação da bactéria Salmonella. Não armazene carne crua perto de alimentos cozidos ou vegetais a serem processados. Antes e depois de cozinhar, certifique-se de lavar bem as mãos. Em seguida, limpe também as esteiras de corte, facas e outros utensílios de cozinha que estiveram em contato com a carne crua. Não use facas e esteiras de corte que tenham sido usadas em carne crua, para cortar vegetais ou frutas.

• Mantenha os animais de estimação limpos

Limpe seu animal regularmente, tanto o corpo, quanto a sujeira e a gaiola. Lave as mãos após entrar em contato com animais de estimação, antes de se envolver em outras atividades.

• Armazene as sobras na geladeira

Após o cozimento, não deixe os alimentos repousarem por mais de duas horas sobre a mesa. É melhor se você tiver sobras, coloque-as na geladeira imediatamente. [[artigo relacionado]] A infecção bacteriana por Salmonella é fácil. Portanto, devemos estar mais vigilantes ao processar ou consumir alimentos. Siga as etapas preventivas acima, para que o corpo fique protegido contra essas bactérias.