Como limpar os mamilos da mama durante a gravidez e amamentação

A limpeza dos mamilos deve ser feita de maneira adequada e correta durante a gravidez e a amamentação. Pois as mudanças que ocorrem durante esse período, podem aumentar o risco de desenvolver vários distúrbios da mama, incluindo mastite. Manter os mamilos limpos não é lavá-los com água ou enxaguá-los com sabão. Mais do que isso, existem formas e dicas especiais que você precisa prestar atenção para que o estado dos seus mamilos permaneça saudável.

Como limpar os mamilos para mulheres grávidas

Durante a gravidez, várias alterações ocorrem nos mamilos, como a coloração mais escura, a presença de colostro que às vezes vaza, até o aumento do tamanho do mamilo. Veja como limpar o mamilo certo para mulheres grávidas para que sua saúde seja sempre mantida. Trocar o sutiã toda vez que ele ficar molhado é a maneira certa de limpar seus mamilos

1. Mudar diligentemente o sutiã a cada molhado

Durante a gravidez, especialmente durante o terceiro trimestre, os mamilos freqüentemente secretam colostro. Portanto, você deve ser mais cuidadoso ao trocar o sutiã toda vez que sua calcinha começar a ficar molhada. Deixar a mama, principalmente o mamilo molhado por muito tempo, pode desencadear infecções e facilitar a formação de bolhas.

2. Use água morna ao limpar os mamilos

Ao limpar os mamilos, tente usar água morna para que o processo de limpeza possa ser maximizado. É só isso, preste atenção também na temperatura da água morna utilizada para que não fique muito quente. Certifique-se de que a temperatura da água está abaixo de 45 ° C ou ainda quente ao toque. Se a temperatura for muito alta, a pele do mamilo, que é mais sensível do que o resto da pele, está sujeita a queimaduras.

3. Não use sabão

Um dos erros na hora de limpar os mamilos que muitas pessoas ainda cometem é usar sabonete na região. Na verdade, o sabão pode ressecar a pele. Se isso acontecer com o mamilo, o risco de lesão do mamilo será ainda maior. Forro do mamilo para absorver o leite que vaza

4. Use forro de mamilo

Para reduzir a frequência de troca de sutiã, você coloca acolchoamento adicional dentro para que, quando sair dos mamilos, o líquido seja absorvido imediatamente e mantenha os mamilos secos.

5. Limpe rotineiramente os mamilos

Como limpar o mamilo certo, também precisa ser acompanhado da frequência adequada. Não espere muito para trocar o sutiã e limpar os mamilos, assim que ele começar a ficar molhado.

6. Escolha o tipo certo de sutiã

Escolher o tipo certo de sutiã também faz parte da limpeza dos mamilos que precisam de atenção. Porque durante a gravidez, o tamanho dos seios continuará a aumentar. Usar um sutiã muito apertado pode afetar a produção de leite e até mesmo o estado das suas costas. Sutiãs com o material errado também farão com que os fluidos dos seios, incluindo a infiltração de colostro e suor, não sejam absorvidos adequadamente. Recomendamos o uso de sutiã de algodão com almofadas macias.

7. Massageie seus mamilos regularmente

Os mamilos que ficam secos durante a gravidez, especialmente se não forem mantidos limpos, aumentam o risco de coceira e infecção na área. Portanto, você precisa mantê-lo úmido o tempo todo. Uma maneira é massagear com óleo de coco ou azeite de oliva. Com os movimentos de massagem corretos, a circulação sanguínea aumentará para a área dos seios. Este movimento também irá, ao mesmo tempo, manter a forma do seio para ficar firme. Portanto, a flacidez da mama é comum durante a gravidez. Leia também: Como tratar os seios para ficarem firmes

Como limpar os mamilos para mães que amamentam

Uma maneira de limpar os mamilos das mães que amamentam é tomar banho regularmente. Depois que seu bebê nascer, você passará por períodos como uma mãe que amamenta. Não diferente da gravidez, a higiene e a saúde dos mamilos também precisam ser mantidas neste momento. Veja como limpar o mamilo certo para mães que amamentam.

• Lave as mãos antes de tocar na mama

Lavar as mãos antes de tocar nos seios durante a amamentação pode ajudar a evitar que a superfície da pele seja contaminada com germes nocivos, que podem não apenas sujar os mamilos, mas também fazer seu bebê adoecer.

• Tome banho todos os dias

A maneira mais comum de limpar os mamilos durante a gravidez e a amamentação é lavar a área regularmente todos os dias durante o banho. Ainda não é recomendado o uso de sabonete ao fazer isso, pois deixará a região do mamilo ainda mais seca e sujeita a irritações. Isso se deve aos ingredientes do sabonete, que podem remover a camada hidratante natural da superfície do mamilo.

• Mude regularmente a parte inferior do sutiã que começa a ficar molhada

Para aqueles que usam uma camada extra dentro do sutiã ou almofada do seio para absorver o leite que freqüentemente vaza, certifique-se de substituí-la imediatamente quando começar a molhar. Porque, deixar a área do mamilo úmida por muito tempo irá desencadear infecções fúngicas, bactérias e inflamação.

• Escolha o sutiã certo

Quando você está amamentando, é importante que você escolha o sutiã certo. Usar um sutiã muito apertado pode obstruir as glândulas mamárias e aumentar o risco de infecção.

• Mantenha o mamilo úmido aplicando leite materno

Você precisa manter seus mamilos úmidos. Uma maneira é aplicar o leite materno na área após a alimentação e deixá-lo secar naturalmente. [[artigos relacionados]] Seguir como limpar seus seios durante a gravidez e a lactação ajudará a manter a área saudável. Mamilos limpos e saudáveis ​​irão apoiar a produção de leite materno, que é a principal fonte de nutrição dos bebês. Para uma discussão mais aprofundada sobre a saúde geral do mamilo e da mama, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.