Necessidades de amamentação do bebê de acordo com a idade que os pais devem saber

Ter leite materno em abundância (ASI) é o sonho de toda mãe que amamenta. No entanto, as mulheres que têm menos leite materno nos primeiros dias do nascimento do bebê não têm garantia de não amamentar. Isso porque a necessidade de leite materno varia de acordo com a idade. A amamentação é um processo natural para fornecer nutrição ideal aos bebês. A Associação Indonésia de Pediatras (IDAI) recomenda fortemente que as mães amamentem exclusivamente por 6 meses e continuem com o fornecimento de alimentos complementares, também conhecidos como MPASI, até a criança completar 2 anos, e ajustem as necessidades de amamentação do bebê de acordo com sua faixa etária.

Calculando as necessidades de leite do bebê de acordo com a idade

Não há necessidade de pânico quando o leite sai uma ou duas gotas nos primeiros dias após o parto. Os recém-nascidos têm um estômago muito pequeno, por isso a necessidade de leite também é pequena. As necessidades de leite do bebê aumentam com a idade, devido às mudanças no tamanho do estômago. Quanto maior o estômago, mais eles precisam de leite. No entanto, quanto maior o intervalo entre 2 alimentações. A necessidade de leite materno varia de acordo com a idade. O próprio IDAI recomenda que as mães amamentem seus bebês diretamente. Além de estimular a produção de leite, amamentar o bebê diretamente (amamentação direta) também pode dar uma sensação de calor e conforto ao filho, bem como criar um vínculo (vínculo) entre mãe e filho. No entanto, às vezes as mães têm que deixar o bebê para extrair e armazenar o leite materno para ser dado ao bebê pelo cuidador (pai, avó, avô e assim por diante). Portanto, o cálculo das necessidades de leite do bebê de acordo com a seguinte idade pode ser usado como referência.

1. bebê recém-nascido (recém-nascido)

As necessidades de leite do bebê recém-nascido mudarão em questão de dias, a saber:
  • Bebê de 24 horas: 5-7 ml
  • Bebê de 3-5 dias: 22-27 ml
  • Bebês de 10 a 14 dias: 60 a 85 ml
A maioria dos recém-nascidos mama a cada 2-3 horas ou 8-12 vezes em 24 horas. Porém, você pode dar leite materno imediatamente se o bebê mostrar sinais de vontade de mamar, como seguir a direção do toque próximo à boca (enraizar), colocar a mão na boca, inquietação e choro.

2. Bebê de 1-6 meses

Até os 6 meses de idade, os bebês ainda são muito dependentes do leite materno. Nessa idade, as mães trabalhadoras já se preparam para voltar ao consultório, por isso têm que começar a guardar estoque de leite materno ordenhado para o seu filho beber quando você sair por 8 a 10 horas por dia. A seguir está uma estimativa das necessidades de leite do bebê na idade de 2 a 6 meses.
  • Bebês de 1-2 meses: 120-150 ml por mamada (a cada 3-4 horas)
  • Bebê de 3-4 meses: 120-180 ml por mamada
  • Bebês de 5-6 meses: máximo de 240 ml por mamada (a cada 4-5 horas)
A necessidade média de leite materno para bebês nessa idade aumentará 30 ml a cada mês em comparação com o mês anterior. Aos 6 meses de idade, os bebês devem receber alimentos complementares sólidos (MPASI).

3. Bebê de 6 a 24 meses

Depois que o bebê completa 6 meses, as mães que amamentam podem respirar um pouco mais facilmente, porque as necessidades de leite do bebê diminuirão gradualmente. De acordo com as diretrizes do UK Centre for Health Services (NHS), as necessidades de leite materno de bebês com mais de 6 meses de idade são as seguintes.
  • 7-9 meses: 600 ml por dia
  • 10-12 meses: 400 ml por dia
  • 13-24 meses: 350-400 ml por dia
É normal que bebês amamentados bebam mais do que essa quantidade. Continue amamentando o bebê de acordo com sua vontade. [[Artigo relacionado]]

Sinais de que as necessidades de leite do bebê foram atendidas

Os bebês que recebem leite materno suficiente adormecem rapidamente. Para garantir o atendimento da necessidade de leite materno do bebê, o volume de leite não é a única referência, principalmente se o bebê estiver mamando diretamente no seio materno. O próprio IDAI menciona que os indicadores para atender às necessidades de leite materno de um bebê podem ser vistos nas seguintes condições.
  • Parece satisfeito ou dormindo

    Bebês que são alimentados o suficiente não ficarão mais agitados, eles podem até dormir quando estiverem satisfeitos com a amamentação.
  • Freqüência de micção

    O bebê vai urinar mais de 6 vezes ao dia, a urina é límpida e não amarelada. Por outro lado, a micção acompanhada de grânulos finos avermelhados (que podem ser cristais de urato na urina) é um sinal de ingestão insuficiente de leite.
  • Banquinho amarelo

    Sinais de que as necessidades de leite do bebê são satisfeitas também podem ser vistos nas fezes amareladas com grânulos brancos leitosos, começando quando o bebê tem 4-5 dias de vida. Se as fezes do seu bebê ainda estiverem pretas (mecônio) ou verde-acastanhadas após os 5 dias de idade, é um sinal de ingestão insuficiente de leite.
  • Ganho de peso

    Os bebês experimentam perda de peso (BB) nos primeiros dias de nascimento. No entanto, seu BB retornará ao seu ponto original, pelo menos com 2 semanas de idade, desde que as necessidades de leite do bebê sejam atendidas.
Além disso, o peso e outros sinais de um bebê saudável continuarão a ser monitorados por meio de um gráfico de crescimento de acordo com o sexo. Se você tiver problemas em relação às necessidades de amamentação do seu bebê, não hesite em consultar o médico mais próximo ou conselheiro de lactação em sua cidade