Massagista para tratar lesões? Isso pode ser feito?

Na Indonésia, fazer massagem em um massagista quando há uma lesão, como entorse ou entorse, é comum. Existe até mesmo uma suposição de que as entorses devem ser classificadas imediatamente após o incidente para que o processo de cicatrização possa ser executado mais rapidamente. Quando a lesão "quente" é massageada, é claro que você sentirá uma dor terrível. No entanto, muitas pessoas acreditam que quanto mais dolorido seu corpo fica quando você o massageia, mais rápido a lesão cicatriza. Como os óculos médicos veem esse fenômeno? A massagem é realmente eficaz para acelerar a cura ou atrai perigos que desconhecemos? Aqui está a explicação.

Não massageie no massagista logo após a lesão

Massagem ou massagem não são tabu quando você sofre uma lesão. Na verdade, os atletas profissionais utilizam os serviços de um terapeuta para auxiliá-los na reabilitação pós-lesão, para que possam entrar em forma rapidamente e voltar a jogar em campo. No entanto, esta massagem curativa não deve ser feita imediatamente após ter sofrido uma lesão. A massagem é uma das quatro coisas que devem ser evitadas mesmo dentro de 48-72 horas após uma lesão, além de aplicar calor (como bálsamo), esfregar álcool e correr. Massagear a área lesada basicamente aumentará o fluxo sanguíneo ao redor da lesão, o que resultará em inchaço. Além disso, a pressão aplicada pelo massagista tem o potencial de piorar a lesão, especialmente se for feita logo após a lesão. A única pessoa que pode 'massagear' sua lesão logo após o incidente é um fisioterapeuta ou médico que conhece muito bem a estrutura da área afetada, não um massagista. A massagem feita não será dolorosa porque a área lesionada basicamente não deve ser movida agressivamente por pelo menos 72 horas.

Em vez de ir a um massagista, faça isso quando estiver ferido

Se você insiste em ir a um massagista para curar uma lesão, há coisas que você deve prestar atenção para evitar uma lesão grave, a saber:
  • Faça primeiros socorros

Imediatamente após a lesão, não vá imediatamente ao massagista. Em vez disso, você pode realizar os primeiros socorros na forma de proteção (protegendo a área lesionada com certas ferramentas, como bandagens) e executar o método RICE, a saber descanso (descansando a área ferida) gelo (comprimir com gelo coberto com uma toalha), compressão (coloque uma bandagem para prevenir o inchaço), e elevação (levantando a parte lesada mais alto que o corpo).
  • Consulte um médico imediatamente se a dor for insuportável e ocorrer sangramento

Se ocorrer sangramento ou a dor for insuportável, você deve ir imediatamente ao médico para prevenir um choque que pode ameaçar sua segurança.
  • Escolha um fisioterapeuta competente

Um fisioterapeuta competente geralmente será capaz de identificar a área exata de sua lesão para que possa recomendar massagens específicas para uma cura mais rápida. [[Artigo relacionado]]

Tratamento de lesões no médico

Em comparação com um massagista, é mais aconselhável consultar um médico se você tiver uma lesão para obter um tratamento mais completo. O médico irá sugerir um método de cura de acordo com a condição de sua lesão, por exemplo:
  • Fisioterapia

A fisioterapia é um tratamento com um especialista que envolve massagens e certos exercícios para fortalecer os músculos para que a área lesionada possa voltar à função normal e minimizar a ocorrência de lesões repetidas.
  • Injeção de corticosteróide

As injeções de corticosteroides são injeções de medicamentos para reduzir a inflamação ou a dor em lesões graves, mas os efeitos desses medicamentos são geralmente de curto prazo e podem ser repetidos até 2 a 3 vezes por ano.
  • Operação

Os procedimentos cirúrgicos são realizados apenas se a lesão for muito grave, por exemplo, resultando em uma fratura ou fratura. [[artigo relacionado]] Se você estiver ferido, é melhor tratá-lo primeiro com as várias medidas de primeiros socorros mencionadas acima, em vez de visitar um massagista. Se a lesão piorar, consulte imediatamente um fisioterapeuta ou um médico competente.