O subconsciente, o local de descarte das emoções humanas e memórias ruins

Você já ouviu falar de uma pessoa que de repente pulou uma cerca de 2 metros de altura enquanto era perseguida por um cachorro? Considerando que, em circunstâncias normais, essa pessoa nunca sentiu que tinha a capacidade de pular tão alto. O incidente é um exemplo simples de como o subconsciente assume o controle de nossas mentes. Não é apenas uma questão de coincidência, o subconsciente está sempre dentro de nós e possui um grande potencial. Aqui está uma revisão de como funciona o subconsciente.

O que está no subconsciente?

Sigmund Freud, o "pai" da psicanálise que popularizou a mente subconsciente, compara nossa percepção consciente a um fenômeno iceberg, onde apenas uma pequena parte do iceberg é visível acima do nível do mar, enquanto uma grande parte do iceberg afunda no oceano . A parte do iceberg que é visível acima da água representa a mente consciente, enquanto a parte onde o iceberg afunda é o subconsciente. Freud revelou que o subconsciente é onde armazenamos sentimentos, pensamentos, impulsos, desejos e memórias que nunca tivemos conhecimento. As formas de emoções armazenadas podem variar, desde sentimentos de dor, ansiedade até traumas anteriores. Conscientemente ou não, essa mente subconsciente continua a influenciar nosso comportamento e experiência como humanos. O subconsciente realmente desempenha um papel importante na formação da motivação e do interesse pessoal de um ser humano. A natureza também é responsável por formar memórias, intuições, fantasias e sonhos, bem como por como as informações são processadas a partir de todas essas formas. Todos os instintos e impulsos de nossa vida também estão armazenados na mente subconsciente. O instinto de vida e morte também é regulado no subconsciente. Como o produto mais tangível do instinto de viver é a existência do desejo sexual em si mesmo, como um dos instintos para manter a sobrevivência humana. Enquanto isso, o instinto de morte inclui certas coisas, como agressão, trauma e sensação de estar sendo ameaçado de perigo. Freud acreditava que os humanos suprimem naturalmente seus sentimentos, desejos e emoções nas profundezas do subconsciente. A razão é que os vários habitantes do subconsciente são considerados muito ameaçadores para os humanos. A mente subconsciente é freqüentemente inaceitável ou irracional. Vários métodos de defesa foram desenvolvidos para evitar que a mente subconsciente subisse à superfície. Por outro lado, o subconsciente também é uma porta de entrada para a terapia psicológica que pode ser explorada pelos terapeutas, a fim de encontrar a raiz dos problemas psicológicos que possam ocorrer.

O subconsciente na terapia psicológica

Muitas formas de psicoterapia são realizadas aumentando a consciência por trás das crenças e medos de uma pessoa. Normalmente, essas emoções só podem ser extraídas do subconsciente, onde o trauma da infância, o medo e os eventos ruins estão escondidos. Por exemplo, alguém pode ter sido abusado sem saber quando criança ou nunca ter falado ou negligenciado por seus pais durante o tempo em que o personagem estava sendo formado. Então, quando crescem, eles têm dificuldade em realizar suas vidas diárias. Algumas pessoas ficam com medo do sexo oposto, não conseguem se comprometer ou sempre acham que nunca recebem atenção suficiente. Com a psicoterapia subconsciente, espera-se que esses problemas possam ser resolvidos com a restauração do autocontrole sobre o comportamento. [[Artigo relacionado]]

Os métodos usados ​​para explorar a mente subconsciente

De acordo com Freud, existem várias maneiras de trazer pensamentos subconscientes, incluindo:

1. Associação livre

Essa técnica foi desenvolvida por Freud ao dar liberdade à pessoa para expressar todos os sentimentos e pensamentos que lhe vêm à mente, sejam eles agradáveis ​​ou não. Esse processo é necessário para tornar mais fácil para o terapeuta compreender a dinâmica psicológica que ocorre na pessoa para que possa orientá-la, perceber o que está em seu subconsciente e fazer conexões entre seus problemas psicológicos atuais e experiências passadas.

2. Interpretação dos sonhos

A interpretação dos sonhos é uma técnica na qual uma pessoa explica seu sonho a um terapeuta porque os sonhos são uma forma de expressão latente de necessidades, anseios e desejos inconscientes. Posteriormente, o terapeuta estará junto para interpretar as mensagens implícitas no sonho da pessoa. Na terapia psicanalítica, as emoções que geralmente surgem do subconsciente são emoções relacionadas a coisas ruins ou negativas. Espera-se que as emoções negativas que surgem estimulem a pessoa a fazer as pazes consigo mesma em relação a um coração que foi curado do trauma, ansiedade e decepção que experimentou. Por outro lado, o subconsciente também pode armazenar emoções positivas que podem ajudar uma pessoa a regular sua motivação e criatividade. Na verdade, um pensamento, ideia ou ideia é uma ação, e a reação é a resposta da mente subconsciente. Portanto, crie o hábito de sempre pensar em paz, felicidade, ações corretas, boa vontade e bem-estar. Pense seriamente em todas essas coisas para que seu subconsciente as aceite como a base de sua mentalidade e você também possa controlar seu subconsciente como deveria.