7 maneiras eficazes de superar a dor ao engolir

A dor ao engolir pode ser causada por uma variedade de coisas, desde dor de garganta, infecção por fungos, até o pior, câncer. Então, quando essa condição aparece, a forma de tratá-la pode ser diferente, dependendo da causa. Mesmo assim, existem várias maneiras de aliviar a dor por um tempo, antes que a fonte da doença desapareça completamente. Desde os métodos naturais até os medicamentos do médico, você pode escolher aquele que é mais adequado para sua condição. Em linguagem médica, a dor ao engolir é conhecida como odinofagia. Essa condição é diferente de disfagia, que é um termo para condições de difícil deglutição. Pessoas que apresentam odinofagia não necessariamente apresentam disfagia e vice-versa.

Como aliviar a dor ao engolir

Existem várias maneiras de tentar aliviar a dor ao engolir. Começando com drogas de formas naturais, as etapas a seguir são consideradas eficazes.

1. Uso de antibióticos e enxaguatório bucal

Se a dor for causada por uma infecção bacteriana da garganta ou das amígdalas, o médico pode prescrever antibióticos para aliviá-la. O seu médico também pode prescrever um enxaguatório bucal especial que entorpece temporariamente a sua garganta, tornando mais fácil para você engolir o antibiótico.

2. Usando antiácidos

Também podem ser tomados antiácidos ou medicamentos para neutralizar o ácido gástrico se a dor ao engolir for causada pelo aumento do ácido gástrico. Este medicamento está disponível sem receita nas farmácias. No entanto, se isso aconteceu muitas vezes e não diminui depois que você toma medicamentos sem receita, então é hora de você consultar um médico. Pode ser que o distúrbio gástrico apresentado seja crônico e exija medicamentos especiais, que só podem ser obtidos por meio de receita médica.

3. Tomando antiinflamatórios

Os antiinflamatórios não esteróides, como o ibuprofeno, são considerados eficazes para ajudar a reduzir o inchaço na boca, garganta ou passagens alimentares. Quando o inchaço é reduzido, a dor ao engolir também desaparece gradualmente.

4. Usando um spray para a garganta

Sprays para a garganta podem ser usados ​​para ajudar a aliviar temporariamente a dor. Os ingredientes do spray podem entorpecer a garganta, reduzindo assim a dor ao engolir.

5. Gargarejo com água salgada morna

Para fazer água salgada, dissolva 1 colher de chá de sal em um copo de água morna. Depois disso, gargareje com a água até a garganta, mas não engula. Este método é considerado para ajudar a reduzir a dor e o inchaço na garganta.

6. Aumente o consumo de bebidas quentes

O consumo de bebidas quentes como água morna, chá ou água com gengibre pode ajudar a reduzir o inchaço e a dor na garganta. Para aumentar o sabor e os benefícios da bebida, você também pode misturar mel.

7. Tome um banho com água morna

O vapor que sai quando você toma um banho quente pode ajudar a aliviar a dor ao engolir. Porque quando inalado, o vapor quente pode aliviar o inchaço das vias respiratórias.

Causas de dor ao engolir

Para entender melhor a condição da dor ao engolir, você também precisa entender as várias causas. Dessa forma, você pode tomar medidas mais adequadas quando esses sintomas começarem a aparecer. Aqui estão alguns distúrbios a serem observados como causa de dor ao engolir.

• Resfriados e gripes

A dor ao engolir pode aparecer como um dos sintomas de resfriados e gripes. Normalmente, essa condição começa a ser sentida alguns dias antes de aparecer tosse e muco no nariz.

• Inflamação

A inflamação da garganta, das amígdalas, das cordas vocais e dos órgãos circundantes pode fazer com que você se sinta mal ao engolir. Isso ocorre porque a inflamação que ocorre faz com que o tecido inche e fique irritado, dificultando a passagem do alimento quando ingerido.

• Infecção na garganta

Dor ao engolir também é um sintoma de infecção bacteriana na garganta. Ao contrário de resfriados e gripes, essa infecção não provoca tosse, muco ou espirros. Além de dor de garganta, essa infecção geralmente é caracterizada por febre e gânglios linfáticos inchados no pescoço. Algumas pessoas que apresentam essa condição também sentem náuseas e costumam vomitar.

• Mononucleose

A mononucleose é uma doença causada pelo vírus Epstein-Barr. Além de causar dor ao engolir, o aparecimento da doença costuma ser acompanhado de febre, inchaço das amígdalas e gânglios linfáticos e dores musculares.

• GERD

A DRGE ou doença do refluxo gastroesofágico é um distúrbio estomacal que faz com que o ácido gástrico frequentemente suba para o esôfago. Este aumento de ácido estomacal causa vários sabores desagradáveis ​​na boca, náuseas, dificuldade em engolir e dor ao engolir. Outro sintoma típico da DRGE é o aparecimento de azia ou azia.

• Infecção por fungos na garganta

As infecções fúngicas na garganta são geralmente causadas por fungos candida. Essa condição pode causar vários sintomas, incluindo dor ao engolir, dificuldade em saborear os alimentos e manchas brancas que aparecem na cavidade oral. [[artigos relacionados]] Além daquelas mencionadas acima, outras condições, como lesões por engolir acidentalmente algo pontiagudo até câncer de esôfago, também podem desencadear essa condição. Portanto, para determinar a causa e escolher o tratamento mais adequado, é recomendável consultar um médico.