6 tipos de dores de cabeça e possíveis distúrbios médicos

Você já ouviu o termo osso da coroa? Na verdade, essa palavra não é muito adequada para a parte macia da cabeça do bebê. A fontanela ou fontanela não é um osso, mas o tecido mesenquimal mole entre os ossos do crânio. Uma de suas funções é tornar o crânio flexível, de modo que seja mais fácil para o bebê passar pelo canal do parto. Geralmente, a coroa de um bebê recém-nascido é macia e latejante. Enquanto isso, bebês prematuros tendem a ter uma cabeça mais larga. Mas você não precisa se preocupar porque a fontanela vai se fechar à medida que a criança fica mais velha. Assim como outras partes do corpo, a fontanela também pode apresentar problemas. Por exemplo, a coroa do seu filho parece protuberante ou afundada. Essas condições podem ser um sinal de um problema médico sério. [[Artigo relacionado]]

Anatomia e tipos de coroa

Você sabia que acontece que a coroa não fica apenas no topo da cabeça do bebê? Na cabeça do bebê, são contadas seis fontanelas ou coroa. Para descobrir, consulte a seguinte explicação:
  • Fontanela anterior

Fontanela anterior é a coroa localizada no topo da cabeça do bebê e é a mais fácil de encontrar. Isso ocorre porque a fontanela é a maior e facilmente palpável. A frente da fontanela geralmente começa a se fechar quando o bebê atinge a idade de 6 meses, e então fecha completamente quando a criança tem entre 18 meses e 2 anos.
  • Fontanela posterior

Esta fontanela está localizada na parte de trás da cabeça do bebê e geralmente fecha entre as seis semanas e os três meses de idade.
  • Fontanela esfenoidal

Cada bebê tem dois fontanela esfenoidal, que estão localizados em cada lado da cabeça. Essa fontanela então se fecha quando o bebê tem seis meses.
  • Fontanela mastóide

Igual a esfenóide, mastóide também existem dois. Você pode encontrá-lo em cada lado da cabeça do bebê. A coroa fecha entre as idades de seis a 18 meses. Com o tempo, as seis coroas se fecham sozinhas, de modo que o osso do crânio é formado como um todo.

Qual é a função da coroa?

A fontanela é formada desde o nascimento do bebê, os ossos do crânio não estão totalmente desenvolvidos e conectados uns aos outros. Este é um processo normal. A função da coroa é muito importante para o bebê. Essas funções incluem:
  • Facilita o nascimento do bebê ao nascer

A coroa torna os ossos do crânio do bebê flexíveis, para que a cabeça do bebê possa passar mais facilmente pelo estreito canal do parto. Também ajuda a mãe durante o parto. Imagine como é difícil dar à luz quando o crânio do bebê está totalmente formado.
  • Ajude o crescimento do bebê

Após o nascimento, a coroa abre espaço para que o cérebro e a cabeça do bebê se desenvolvam de maneira ideal.

A condição da coroa pode indicar certas doenças

Em circunstâncias normais, a coroa do bebê parece ligeiramente curvada para dentro. Se houver certas alterações na parte macia da cabeça do bebê, os pais devem estar alertas. Quais são as mudanças?

1. Parece mais afundado

Existem várias coisas que podem fazer com que a fontanela pareça mais afundada:
  • Desidratação, que é uma condição de falta de líquidos.
  • Crescimento e desenvolvimento de bebês que não atendem aos padrões.
  • Kwashiorkor, ou seja, desnutrição devido à falta de proteínas.
  • Diabetes insipidus, que é uma condição em que o corpo não consegue armazenar água.
  • Megacólon tóxico, que é um aumento do intestino grosso com risco de vida.

2. Destaque-se

Também esteja atento se a coroa do bebê parece protuberante e muito dura. Essa condição pode indicar alta pressão dentro da cabeça do bebê, que pode causar danos ao cérebro. Uma fontanela protuberante geralmente é causada pelas seguintes condições:
  • Encefalite, que é a inflamação do cérebro devido a uma infecção viral ou bacteriana.
  • Ferimento na cabeça.
  • Hidrocefalia, que é um acúmulo de fluido no cérebro devido a uma lesão ou infecção.
  • Sangramento no cérebro.
  • Meningite, que é a inflamação do cérebro e do tecido da medula espinhal devido a uma infecção viral ou bacteriana.
  • Encefalopatia hipóxica isquêmica, que é uma lesão cerebral que ocorre quando o cérebro de um bebê fica privado de oxigênio por um longo tempo.
Para determinar se a fontanela do bebê está realmente saliente, experimente posicionar o bebê de forma que sua cabeça fique na posição vertical. Se nesta posição a coroa parecer convexa, leve imediatamente o seu filho ao médico.

3. Fechando muito cedo

A condição chamada cranionsinostose isso é raro. Mas se isso acontecer, o crescimento do cérebro e o formato da cabeça do bebê podem ser afetados. Sintomas comuns cranionsinostose Isso inclui a coroa superior que não fica macia quando tocada, o formato da cabeça do bebê que parece anormal e o crescimento da cabeça do bebê é mais lento do que o corpo. Cranionsinostose pode ser tratada cirurgicamente. A cirurgia ajudará a corrigir o formato do crânio e fornecerá espaço para o desenvolvimento do cérebro do bebê.

4. Fechamento tardio

A coroa do bebê também pode fechar tarde. Essa condição pode ser causada por acondroplasia (um distúrbio do crescimento ósseo que causa baixa estatura), deficiência do hormônio tireoidiano, síndrome de Down, aumento da pressão intracraniana e raquitismo (crescimento ósseo anormal devido à deficiência de vitamina D). [[artigos relacionados]] Não apenas a condição do corpo do bebê, as mudanças na textura e no formato da coroa também precisam ser consideradas. Por exemplo, quando a coroa do seu filho parece mais afundada, protuberante ou não mais macia ao ser tocada. Consulte imediatamente esta condição com o médico o mais rápido possível. O motivo é que o manuseio o mais cedo possível pode salvar o crescimento e o desenvolvimento do seu bebê. Para alguns pais, ainda pode haver muitos que se sentem preocupados ou com medo de segurar a coroa da criança por medo de danificar sua forma. Na verdade, não há nada com que se preocupar com isso. Isso ocorre porque a coroa é, na verdade, protegida por uma camada de membrana bastante forte ou várias camadas de tecido. Portanto, em vez de se preocupar em segurar a coroa do seu filho, você deve prestar atenção às mudanças e ao formato da coroa. Portanto, se algo impróprio acontecer com a coroa do seu filho, você rapidamente perceberá e resolverá o problema rapidamente.