Conheça a anatomia dos rins, o filtro de veneno do corpo

Renal ou rim é um dos órgãos mais importantes do corpo. Os rins são dois órgãos que funcionam para filtrar o sangue e substâncias residuais no corpo que vêm de alimentos, drogas ou essas substâncias tóxicas. Qual é a anatomia do rim, o órgão que filtra as toxinas?

A anatomia do rim consiste em 4 partes, quais são elas?

Em geral, a anatomia do rim consiste em quatro partes, a saber, o néfron, o córtex renal, a medula renal e a pelve renal. Aqui está a explicação.

1. Nephron

Em cada rim, há cerca de um milhão de néfrons. Uma das partes mais importantes da anatomia do rim é responsável por filtrar o sangue, absorvendo nutrientes e removendo resíduos metabólicos através da urina. Cada néfron consiste em uma estrutura contendo:
  • Corpo renal (corpo malpighiano):

    O corpúsculo renal consiste em duas partes, a saber, o glomérulo ou uma coleção de capilares que absorvem proteínas do sangue e a cápsula de Bowman.
  • Túbulos renais:

    A coleção de tubos que se estende da cápsula de Bowman ao tubo coletor (túbulos coletores) consiste no túbulo proximal, alça de Henle e túbulo distal.
O sangue flui através dos néfrons para o corpo renal. Além disso, a proteína do sangue será absorvida pelo glomérulo. Enquanto isso, o fluido restante fluirá para o duto coletor ou duto coletor. Então, alguns serão reabsorvidos no sangue, incluindo água, açúcar e eletrólitos.

2. Córtex renal

O córtex renal ou córtex renal é a parte anatômica mais externa do rim. Esta área é revestida por tecido adiposo conhecido como cápsula renal ou cápsula renal. O córtex funciona para proteger as estruturas internas dos rins. [[Artigo relacionado]]

3. Medula renal

No arranjo anatômico do rim, a medula renal é um tecido de consistência macia. Nele, existem:
  • Pirâmide do Rim (pirâmides renais):

    Estas são pequenas estruturas que contêm néfrons e túbulos. Esses túbulos transportam fluido para os rins. O fluido então se move para as estruturas internas que coletam e transportam a urina para fora dos rins
  • Duto coletivo:

    Em cada extremidade do néfron há um duto coletor que filtra o fluido para fora do néfron. Após o ducto coletor, o líquido se moverá para a pelve renal.

4. Pélvis renal

A pelve renal é a parte mais profunda da anatomia do rim. A forma desse órgão se assemelha a um funil e atua como um local de armazenamento de urina, bem como uma passagem de água dos rins para a bexiga.

A que distância está a função renal do corpo humano?

Um par de rins está localizado à esquerda e à direita, ao longo da parede muscular das costas (músculo posterior) da cavidade abdominal. Devido à forma assimétrica da cavidade abdominal, os rins estão localizados em alturas desiguais. Esses dois órgãos em forma de feijão, do tamanho de um punho, têm até 10-12 cm de comprimento e 6 cm de largura. Todos os dias, os rins funcionam para filtrar 150 litros de sangue. Enquanto isso, 2 litros dos quais são resíduos de alimentos, medicamentos e substâncias tóxicas são excretados pela urina. Portanto, esse órgão está equipado com um ureter ou bexiga que se encarrega de levar a urina para fora do corpo. Além de filtrar o sangue e remover os resíduos do corpo, os rins também funcionam para reabsorver substâncias de que o corpo necessita, como aminoácidos, açúcar, sódio, potássio e outros conteúdos nutricionais. Os rins também funcionam para regular o equilíbrio de eletrólitos e fluidos corporais.

Se a saúde dos rins não for mantida, este é o risco

Se a saúde dos rins não for mantida, existem vários

risco ameaçador. Não manter a saúde renal ideal pode causar várias doenças renais que são prejudiciais ao corpo, como insuficiência renal crônica, cálculos renais, nefrite aguda e infecções do trato urinário. Infelizmente, os indivíduos com doenças renais muitas vezes não percebem os sintomas até que a doença renal entre em um estágio avançado. Alguns dos sintomas que os indivíduos com problemas renais podem apresentar incluem:

  • Ansioso
  • Difícil de se concentrar
  • Insônia
  • Apetite diminuído
  • Pele seca e com coceira
  • Cãibra muscular
  • Mudanças na frequência de micção
  • Dor ao urinar
  • Xixi espumoso
  • Xixi sangrento
  • Inchaço ao redor dos olhos e pés
Além disso, o aumento da idade também pode fazer com que os órgãos do corpo experimentem uma função diminuída, incluindo os rins.

Notas de SehatQ

Os rins são um dos órgãos mais importantes do corpo. Manter a saúde deste órgão também é muito importante para que você possa evitar várias complicações de doenças perigosas. Você pode manter a saúde renal comendo alimentos saudáveis ​​e ricos em nutrientes, bebendo mais água, praticando exercícios regularmente, evitando bebidas alcoólicas e evitando cigarros.