Como tratar o inchaço e a infecção normais dos pontos pós-parto

Durante um parto normal, a área ao redor da vagina e do ânus (períneo) se estica quando a mãe empurra o bebê para fora. Além dos hematomas causados ​​pela cabeça do bebê, o períneo também pode estar rasgado. Esta é uma condição comum, portanto não há necessidade de se preocupar. O tratamento de uma laceração perineal depende da profundidade da laceração, mas um dos procedimentos mais comuns são os pontos. As suturas são geralmente realizadas em rupturas perineais de segundo grau porque os músculos perineais também estão rompidos. Para rupturas perineais de terceiro e quarto graus, uma pequena cirurgia pode ser necessária para tratá-las. Durante o período de recuperação após o parto, várias alterações podem ocorrer nessas suturas, como inchaço ou hematomas normais após o parto.

Causas do inchaço da sutura pós-natal normal

O inchaço pós-natal normal dos pontos não é nada com que se preocupar, desde que não haja outros sintomas suspeitos, os pontos melhoram com o tempo e o inchaço dura apenas um ou dois dias após o parto. Se os pontos não mostrarem sinais de melhora ou estiverem inchados e doloridos, você deve estar ciente da possibilidade de infecção nos pontos e consultar um médico. Infecções nas suturas podem ser causadas por falta de higiene na área ao redor das suturas. Assim, os pontos ficarão expostos a bactérias que podem fazer com que a ferida infeccione. Os sintomas de infecção no inchaço da sutura pós-natal incluem:
  • A dor nos pontos está piorando
  • Há um cheiro desagradável da área de costura e arredores
  • Descarga de pus ou fluido dos pontos
  • A pele ao redor dos pontos está inchada e vermelha.
Geralmente, os pontos cicatrizam em um mês. As suturas pós-parto inchadas podem melhorar em questão de dias, enquanto os pontos desaparecem após duas semanas. Os pontos começarão a cicatrizar cerca de três a quatro semanas após o parto, e a ferida na área suturada desaparecerá completamente após dois meses. No entanto, se você tiver um ou mais dos sintomas de infecção mencionados anteriormente, entre em contato com sua parteira ou obstetra imediatamente para obter o tratamento adequado. [[Artigo relacionado]]

Cuidando de suturas pós-natal

Para que os pontos pós-parto cicatrizem rapidamente e se recuperem, você deve cuidar deles para que não infeccionem. Alguns tratamentos de sutura pós-natal que você pode fazer são:
  • Tome banho pelo menos uma vez ao dia para manter o corpo limpo.
  • Troque as almofadas de maternidade regularmente a cada 2 a 4 horas.
  • Lave as mãos antes e depois de trocar as almofadas de maternidade.
  • Verifique os pontos regularmente para ver se há sinais de infecção.
  • Deite-se e areje a ferida por 10 minutos, duas vezes ao dia. Você pode usar uma toalha limpa como base.
  • Use roupas largas para que a circulação de ar na área da sutura possa ocorrer sem problemas.
  • Use água morna para o banho e depois de ir ao banheiro.
  • Beba bastante água todos os dias e coma alimentos ricos em fibras para prevenir a constipação.
  • Escolha absorventes higiênicos hipoalergênicos, com pH balanceado e sem perfume.
  • Use lenços umedecidos mais macios do que papel higiênico para reduzir o atrito que pode causar irritação.
Se, após o parto, você sentir lacerações graves nos pontos, o médico pode prescrever antibióticos para prevenir a infecção. Além disso, também podem ser prescritos medicamentos para amolecer as fezes, para que você não tenha que empurrar com muita força, o que pode fazer com que os pontos estiquem e abram.