Melhorando a si mesmo por meio da teoria de Pavlov, isso pode ser feito?

A teoria de Pavlov teve uma grande influência no mundo da psicologia do behaviorismo. Como o nome sugere, essa teoria foi descoberta por um fisiologista russo chamado Ivan Pavlov. Embora não apareça de um psicólogo, isso não significa que essa teoria não seja significativa. Se você não está familiarizado, pode estar mais familiarizado com isso como condicionamento clássico.

Qual é a teoria de Pavlov?

A teoria de Pavlov é um condicionamento clássico que descreve o processo de aprendizagem por meio da associação de estímulos do ambiente e é natural. Para desenvolver essa teoria, Ivan Pavlov usou cães como materiais experimentais. Em seus experimentos, Pavlov colocou um sinal neutro para provocar reflexos naturalmente. Sinal neutro que aparece na forma de um determinado som de tom. O reflexo natural que aparece é a salivação em resposta à comida.

O processo experimental da teoria de Pavlov

Inicialmente, Pavlov estudou cães para estudar seu sistema digestivo. No entanto, ele descobriu mais tarde uma coisa única que toda vez que seu assistente entrava na sala, o cachorro salivava. Para aprender mais sobre o sistema digestivo dos cães, Pavlov e seu assistente introduziram itens comestíveis e não comestíveis. No processo, eles também mediram quanta saliva o cão estava produzindo. Para Pavlov, a salivação era uma resposta natural, não controlada pela mente do cão. É que, sem comida e sem cheiro, a saliva do cachorro ainda sai. Isso fez Pavlov perceber que não era um processo puramente fisiológico. O cão vai salivar quando o assistente entrar na sala. Ao contrário da salivação quando há comida, a salivação quando um assistente chega é um reflexo condicionado. Em seguida, pesquisas adicionais foram realizadas usando o som como um sinal neutro. Inicialmente, toda vez que havia um som, a comida era servida. Em seguida, a produção de saliva do cão é usada como medida. Então o metrônomo soou sem apresentar comida. Então, como você se acostuma, o som ainda produz saliva. A conclusão é que a produção de saliva canina pode ser condicionada por Pavlov. Com o tratamento condicionado, o cão ainda vai salivar, mesmo que a comida não seja mais servida.

Aplicação da teoria de Pavlov na vida

Freqüentemente encontramos condicionamento clássico em nossa vida diária. Mas você pode não estar ciente de sua aplicação. Quais são alguns exemplos?
  • Interesse em comida

O interesse por determinados alimentos pode fazer surgir o desejo de saboreá-los de imediato.
  • Hábito de fumar

O mesmo pode acontecer com itens que possuem anexos ou outras funções de fechamento. Por exemplo, um cinzeiro que pode fazer um fumante acender o cigarro sem perceber.
  • Hábito de consumir álcool

Quando você vê uma garrafa de bebida alcoólica, um alcoólatra vai querer consumir seu conteúdo imediatamente. Essas respostas podem realmente ser controladas, embora os impulsos que surgem não possam ser resistidos. É apenas isso, é preciso paciência e intenção das pessoas que querem controlar as reações que foram condicionadas até agora. O sucesso também dependerá da coesão do paciente e da equipe de enfermagem. Não menos importante é a honestidade do paciente na execução do programa de tratamento. Não se esqueça do apoio de amigos e familiares. Portanto, tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde devem envolvê-los neste programa.

Aplicação da teoria de Pavlov e dependência aparelhos

Um exemplo da aplicação da teoria de Pavlov pode ser visto no programa para superar a dependência de aparelhos também conhecido como gadget. Por exemplo, telefones celulares, guias e laptops. Algumas etapas que podem ser executadas para esse fim incluem:
  • Não responda imediatamente

Mude aos poucos o hábito de responder imediatamente a todas as notificações que estiverem presentes no seu celular. Isso é especialmente verdade quando se realiza um trabalho que requer mais concentração e atenção.
  • Definir o tempo de uso

Experimente ativar um alarme com uma determinada duração, por exemplo 15 minutos, no modo de vibração. Coloque o celular perto de você com a tela voltada para baixo. Isso reduzirá a estimulação visual das notificações recebidas. Os alarmes são úteis para definir quando usar o dispositivo. Quanto mais tempo leva, mais tempo leva para se acostumar com isso.
  • Verifique as notificações dentro de um certo tempo

Tente não verificar constantemente todas as notificações recebidas. Defina um horário, por exemplo, a cada 30 minutos e verifique se há notificações existentes. Para que a família, colegas ou clientes não se preocupem, conte-lhes sobre o método atual.
  • Não usar todos os dispositivos em um determinado momento

Se possível, trabalhe sem um dispositivo por mais de 90 minutos. Organize e acalme seu cérebro fazendo uma pausa e fazendo algo não tecnológico.
  • Evitando gadgets à noite

Ao ir para a cama, tente não usar nenhum gadget 1 hora antes. Como um tranquilizante cerebral, leia um livro ou ouça música. Não subestime o sono porque essa atividade é importante para a saúde do cérebro. O sucesso da aplicação da teoria de Pavlov para reduzir o vício em gadgets ou outros vícios, é claro, requer consistência e forte intenção. Por mais sofisticado que seja o método, tudo será em vão se for indiferente. Portanto, aplique o máximo possível para obter os melhores resultados. Se você quiser saber mais sobre a teoria de Pavlov e outros ensinamentos da psicologia, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.