Gato espirrando, sabendo a causa e como evitá-lo

Você já viu um gato espirrar? Como os humanos, este animal também pode espirrar. Em geral, os gatos espirram devido a uma infecção no trato respiratório. Essas infecções podem ser causadas por vírus, bactérias ou fungos. Um dos vírus que causam o espirro do gato é o vírus da gripe. Quando o vírus da gripe ataca o trato respiratório dos gatos, esses animais apresentam uma doença chamada gripe felina. Este vírus se espalha rapidamente para outros gatos através do ar (de respingos de saliva ou gotas ao tossir ou espirrar) e pelo contato direto. Os vírus da gripe podem ser transmitidos por gatos lambendo, cheirando, brincando e dormindo juntos. Além disso, a gripe felina também pode ser transmitida a outros gatos por meio de utensílios alimentares, superfícies de gaiolas e bebidas compartilhadas. [[Artigo relacionado]]

Gatos podem espirrar infectar humanos?

No entanto, um estudo afirma que a possibilidade de transmissão da gripe do gato aos humanos é muito baixa. Por outro lado, a gripe vivida pelo homem é difícil de transmitir aos animais, com uma nota dependendo do tipo de vírus e da intensidade da exposição. Os tipos de gripe animal causados ​​por certos vírus podem colocar em risco a saúde humana, como o H5N1 ou a gripe aviária. Mesmo que a taxa de transmissão da gripe felina seja muito baixa em humanos, ainda assim você deve manter a limpeza lavando bem as mãos após fazer contato com os gatos ou simplesmente limpando suas gaiolas. Esta medida preventiva destina-se principalmente a indivíduos com alto risco de câncer, pneumonia, diabetes, derrame, doenças cardíacas, disfunção hepática e renal e que estejam grávidas no momento. Essas pessoas vulneráveis ​​tendem a ter baixo sistema imunológico e são facilmente expostas a vírus.

O gato espirra, veja como lidar com isso

A gripe do gato, que causa espirrar nos gatos, geralmente ocorre em gatos que não receberam a vacina com menos de 5 meses de idade. Até agora, nenhum medicamento pode combater a gripe do gato. No entanto, você pode tomar uma série de etapas para acelerar o processo de recuperação do gato, dando a seguinte medicação, conforme prescrito pelo seu veterinário:
  • AINEs:

    Anti-inflamatório não esteróide (AINEs) são medicamentos antiinflamatórios que atuam na redução da inflamação viral e na redução da febre em gatos.
  • Mucolítico:

    Os mucolíticos funcionam como drogas para diluir o muco do nariz entupido de um gato. Este medicamento ajudará seu gato a respirar mais facilmente.

    Além disso, a respiração do gato que está funcionando corretamente pode restaurar o apetite, porque ele pode inalar o aroma da comida normalmente.

    Além dos mucolíticos, você também pode acelerar o processo de recuperação do gato alimentando-o com comida com um cheiro forte e colocando-o em uma sala com vapor por 5 a 10 minutos. Isso ajudará a liberar o muco no nariz do gato.

  • Colírio:

    Embora esses antibióticos funcionem contra infecções bacterianas, o colírio pode ser usado para hidratar os olhos do seu gato.

    Além de usar colírios, você também deve ser diligente em limpar o muco do nariz do gato e secreção ocular.

  • Antivírus:

    Este medicamento serve para acelerar o processo de recuperação do gato, aumentando novamente a resistência do seu corpo.

    Além de fornecer um antiviral, você também pode ajudar no processo de recuperação do seu gato, evitando o estresse. Porque o estresse pode diminuir o sistema de defesa do corpo e tornar os gatos suscetíveis a doenças.

[[Artigo relacionado]]

Fique atento, os gatos podem transmitir essa doença

Embora o risco de transmissão da gripe do gato para humanos seja muito baixo, você também deve estar ciente de algumas doenças causadas por gatos. Esta doença pode causar sérios problemas de saúde em humanos, o quê?

1. Toxoplasmose

A toxoplasmose é uma doença causada pela infecção pelo parasita Toxoplasma gondii. Este parasita é freqüentemente encontrado em fezes de gato e carne crua que foi infectada com Toxoplasma gondii. Basicamente, o parasita Toxoplasma Gondii é encontrado em muitos animais e pássaros. Esta doença pode causar sintomas semelhantes aos da gripe. Mas a maioria das pessoas infectadas com o parasita Toxoplasma gondii, também não apresentando quaisquer sintomas. A doença Toxo pode causar dores de cabeça. No entanto, é diferente para bebês infectados Toxoplasma gondii de sua mãe. Nessa condição, o bebê pode apresentar complicações graves. Esta doença também é perigosa para adultos com sistema imunológico fraco, como pessoas com HIV / AIDS ou câncer. Parasita Toxoplasma gondii entrar no corpo na forma de cistos. Esses cistos podem se desenvolver e infectar qualquer parte do corpo, como cérebro, músculos ou coração. Se o sistema imunológico estiver bom, os parasitas Toxoplasma gondii tornam-se inativos e o corpo fica protegido contra doenças. No entanto, se o sistema imunológico diminui devido a outras doenças, Toxoplasma gondii pode reativar e causar complicações de doenças perigosas, como:
  • Dor de cabeça
  • Febre
  • Convulsões
  • Perda de consciência
  • Tosse e falta de ar devido a infecção pulmonar
  • Visão turva e dor nos olhos devido à inflamação da retina
Enquanto isso, mulheres grávidas infectadas com o parasita Toxoplasma Gondii correrão o risco de aborto espontâneo ou o bebê nascerá morto. Mesmo que o bebê seja capaz de sobreviver, geralmente será acompanhado por complicações da doença:
  • Icterícia
  • Infecção ocular grave
  • Convulsões
  • Aumento do fígado e baço.
A toxoplasmose também pode ser fatal para a própria mãe.

2. Infecção da ferida

A infecção da ferida causada pela arranhadura do gato pode causar doenças se não for tratada imediatamente. Para superar isso, lave imediatamente as marcas de arranhão com álcool isopropílico para evitar que o ferimento seja contaminado com vírus ou bactérias.

Notas de SehatQ:

O risco de doenças transmitidas por gatos que espirram para humanos é baixo. Mas é uma boa ideia manter distância desse animal quando ele está com gripe do gato.