Micose pele infecção fúngica, ataques dos pés à cabeça

Vários microrganismos podem interferir na saúde da pele do corpo, incluindo fungos. Uma das infecções fúngicas da pele é micose. Essa infecção consiste em vários tipos e pode ocorrer em várias partes do corpo. Como o que micose e quais são os tipos?

O que é isso micose?

micose ou dermatofitose é uma infecção fúngica da pele que pode atacar várias partes do corpo. Vários tipos de fungos podem causar micose, incluindo Trichophyton, Microsporum e Epidermophyton. A transmissão desses fungos pode se dar pelo contato direto, quando em contato com o portador, por meio de determinados objetos, até mesmo do solo. As infecções fúngicas da pele também consistem em vários tipos, nomeadamente tinea pedis, tinea cruris, tinea capitis e tinea corporis.

Tipos de infecções fúngicas da pele micose

A seguir estão os tipos de infecções fúngicas da pele por micose que vale a pena conhecer.

1. Tinea pedis

Tinea pedis, também conhecida como piolho da água ou pé de atleta (traduzido do inglês pé de atleta), é uma infecção fúngica da pele dos pés. Essa infecção também pode se espalhar para as unhas e mãos. As pulgas d'água são chamadas de pé de atleta porque costumam ser vividas por atletas. O fungo que causa a tinea pedis pode grudar nos pés se você for infectado por uma pessoa infectada ou porque seus pés tocam superfícies contaminadas com o fungo. Esse fungo é comumente encontrado em banheiros, vestiários ou em áreas de piscinas. Esta infecção também pode ocorrer em pessoas que usam meias apertadas e pés suados que usam meias. Alguns dos sintomas que podem aparecer devido às pulgas de água nos pés, nomeadamente comichão, ardor e ardor, descamação da pele, pele seca. As pulgas d'água também podem ficar descoloridas, engrossadas, quebradiças e arrancadas do leito ungueal.

2. Tinea cruris

Tinea cruris ou Tinea cruris é uma infecção fúngica da pele que geralmente ocorre na pele da área genital, parte interna das coxas e nádegas. Alguns dos sintomas de uma infecção fúngica por tinea cruris são vermelhidão da pele, coceira, sensação de queimação e descamação da pele. Também podem ocorrer erupções cutâneas e descoloração da pele. Tinea cruris também é contagiosa, então você corre o risco de contraí-la se entrar em contato direto com pessoas com essa infecção fúngica de pele. O contato com roupas sujas de pessoas com tinea crusis também pode ocorrer.

3. Tinea capitis

Tinea capitis é uma infecção fúngica que geralmente ocorre no couro cabeludo e na área dos cabelos. Tinea capitis é comum em crianças, embora possa ocorrer em todas as esferas da vida. A infecção fúngica da tinea capitis causa pequenas manchas circulares que coçam e descamam. Outros sintomas que podem surgir incluem cabelos quebradiços, dor no couro cabeludo, febre e gânglios linfáticos inchados. Tinea capitis também pode ocorrer quando você toca a pele do paciente diretamente. A transmissão através do pente ou da roupa de cama do paciente também está em risco. Não apenas de humanos, a tinea capitis também pode ser transmitida por animais, como cães e gatos. O mesmo ocorre com o gado, como cabras, cavalos, porcos e vacas.

4. Tinea corporis

Tinea capitis também causa uma erupção cutânea circular como um anel e ocorre em várias partes do corpo.

Além de uma erupção cutânea circular, também pode ocorrer coceira. Em uma fase grave, a tinha do corpo também pode causar bolhas e feridas purulentas na área do anel da erupção. Você pode contrair essa infecção fúngica da pele através do contato físico com o sofredor, transmitido de animais, de objetos que tenham sido tocados pelo sofredor, até mesmo do solo.

Tratamento de infecções fúngicas da pele micose

Geralmente, a micose pode ser tratada com cremes antifúngicos. Alguns tipos de cremes antifúngicos são miconazol, terbinafina e clotrimazol. Se o creme não funcionar para a infecção fúngica da pele, o médico também pode sugerir o uso de medicamentos antifúngicos.

Estilo de vida limpo para tratar fungos na pele micose

Além de medicamentos de venda livre ou prescritos, você também precisa adotar um estilo de vida limpo ao lidar com infecções fúngicas da pele. Alguns desses estilos de vida limpos, a saber:
  • Limpe a cama e roupas todos os dias
  • Seque bem o corpo após o banho
  • Use roupas largas na área afetada pela infecção
Você também precisa aplicar precauções micose, limpando as mãos após manusear os animais, limpando as áreas de jogos dos animais, usando calçados e evitando compartilhar itens pessoais. Não se esqueça de manter a pele seca e limpa.