Estes são os benefícios do ácido esteárico, que costuma ser usado como ingrediente cosmético

O ácido esteárico ou ácido esteárico é um ácido graxo saturado de cadeia longa encontrado naturalmente em várias gorduras animais e vegetais. O ácido esteárico é sólido, de cor branca, tem um odor suave e às vezes está disponível na forma cristalina.

O uso de ácido esteárico em cosméticos

Graças aos seus vários ingredientes, o ácido esteárico é frequentemente usado como matéria-prima para vários produtos cosméticos. Em geral, a função do ácido esteárico em produtos cosméticos é como um emulsificante, emoliente e lubrificante que pode amaciar a pele, ao mesmo tempo que ajuda a evitar que os produtos cosméticos se separem. Aqui estão alguns produtos cosméticos que usam ácido esteárico como um dos aditivos.
  • Creme hidratante
  • Protetor solar
  • Maquiagem
  • Sabão
  • Shampoo e condicionador
  • Creme de barbear
  • loção de bebe
  • Vários outros produtos de higiene pessoal.
A função do ácido esteárico em cremes também é frequentemente usada como um componente natural de hidratantes, por exemplo em manteiga de cacau ou manteiga de karité. Além disso, um estudo divulgado pela National Library of Medicine revelou que o ácido esteárico pode ajudar a curar queimaduras.

Os benefícios do ácido esteárico em cosméticos

Uma das funções mais importantes do ácido esteárico em vários produtos cosméticos é criar uma textura úmida, lisa e que não se quebre facilmente. Além disso, existem vários outros benefícios do ácido esteárico para a pele. Aqui estão alguns deles.

1. Pele hidratante

O ácido esteárico é um hidratante que pertence à categoria de emolientes. Este tipo de hidratante atua suavizando e suavizando a pele. Os hidratantes que contêm ácido esteárico podem ajudar a reter mais água do que outros hidratantes faciais. Esse benefício pode ajudar os produtos cosméticos a durar mais na pele.

2. Fortalece a camada protetora da pele

A camada mais externa da pele é responsável por manter a umidade natural e prevenir irritações. As células da pele nesta camada protetora precisam de ácido esteárico (assim como outros tipos de gordura), colesterol e ceramidas como adesivos. Essas várias substâncias adesivas podem manter a camada protetora da pele forte, ter uma superfície lisa e não se romper. Além disso, a função do ácido esteárico e de outros adesivos é proteger a pele da perda de água e reduzir os sinais de envelhecimento.

3. Amigável para peles sensíveis

O ácido esteárico é considerado como tendo a capacidade de reduzir a irritação, por isso é frequentemente usado como ingrediente em cremes para a pele que são amigáveis ​​para pessoas com pele sensível ou irritada. Além disso, o ácido esteárico é capaz de tornar os hidratantes faciais mais suaves e finos, tornando-os mais fáceis de aplicar e adequados para peles sensíveis que tendem a reagir à oleosidade. O ácido esteárico também pode resfriar e acalmar a pele. Vários conteúdos de ácido esteárico são alegados até mesmo para ajudar a reduzir o descamação e coceira associados à psoríase.

4. Funciona como um limpador e também como hidratante

O ácido esteárico também pode funcionar como surfactante, um ingrediente que pode ajudar a limpar a pele. Os surfactantes fazem com que o óleo, a água e a sujeira se unam para que possam ser removidos da superfície da pele com mais facilidade. Além disso, o ácido esteárico é considerado superior a outros surfactantes porque pode limpar sem retirar a oleosidade natural da pele. O ácido esteárico pode realmente adicionar umidade que é benéfica para a pele. Portanto, o ácido esteárico pode ser usado como um limpador suave que não seca ou irrita a pele problemática.

5. Mais fácil de aplicar

Como explicado anteriormente, uma das principais funções do ácido esteárico em produtos cosméticos é como emulsificante. O ácido esteárico pode tornar os cremes para a pele mais espessos, suaves e melhorar sua textura para uma sensação mais luxuosa. Esta função também ajuda o creme a ser aplicado mais facilmente e uniformemente na pele e evita que se separe. [[Artigo relacionado]]

Efeitos colaterais do ácido esteárico

Em geral, o ácido esteárico é seguro para uso e facilmente tolerado por vários tipos de pele. No entanto, o uso de ácido esteárico em peles sensíveis deve ser considerado porque tem o potencial de desencadear uma reação alérgica. No entanto, esse risco potencial ainda é relativamente pequeno e os usuários de cremes cosméticos que sentem os efeitos colaterais do ácido esteárico ainda são muito limitados. Isso ocorre porque o ácido esteárico é um ácido graxo natural que também é encontrado em humanos. Portanto, você deve usar um creme ou limpador de pele que contenha ácido esteárico, conforme recomendado pelo seu médico. Se você tiver dúvidas sobre problemas de saúde, pergunte ao seu médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ gratuitamente. Baixe o aplicativo SehatQ agora na App Store ou Google Play ..