Esta é a causa da cólica abdominal e como superá-la

Você já sentiu uma dor de estômago intensa de repente e parecia que ela estava se contorcendo? Essa condição pode ser um sinal de que você tem cólica abdominal. A cólica abdominal é a dor que se origina em órgãos do abdômen (estômago). Esta doença também é conhecida como cólicas estomacais. A cólica abdominal pode ser intermitente ou episódica, o que significa que pode ir e vir. Esse problema também pode durar semanas a meses, ou mesmo anos. Algumas condições causam dor aguda, que piora com o tempo.

Causas da cólica abdominal

Aqui estão algumas coisas que podem causar cólicas abdominais.

1. Cálculos biliares

Os cálculos biliares geralmente se formam na vesícula biliar ou no ducto biliar. Quando os cálculos biliares bloqueiam os dutos da vesícula biliar, pode ocorrer dor forte no estômago devido à inflamação da vesícula biliar ou colecistite. A cólica abdominal causada por cálculos biliares costuma ser acompanhada de vômitos, febre, sudorese e amarelecimento dos olhos e da pele. A dor pode aumentar com o tempo, mas geralmente não dura mais do que algumas horas. Por esta causa, pode ser necessário tratamento imediato ou cirurgia laparoscópica para dissolver ou remover os cálculos biliares. Às vezes, até mesmo toda a vesícula biliar precisa ser removida.

2. Pedras nos rins

A cólica abdominal pode ser causada por um bloqueio no trato vesical. Essa dor súbita e às vezes intensa costuma estar associada a cálculos renais ou urinários. Os cálculos renais geralmente se formam em qualquer lugar entre o rim e a uretra. A dor geralmente aparece no lado do corpo onde as pedras estão. Além disso, esse bloqueio do trato urinário pode ser caracterizado por vários sintomas, como dor ao urinar, urina com sangue, náuseas e até vômitos.

3. Inflamação dos intestinos

A causa da cólica abdominal neste é uma dor tipo cãibra que vem do intestino delgado ou grosso. Os distúrbios intestinais são causados ​​por inflamação, infecção ou bloqueios que impedem a passagem de alimentos e líquidos pelos intestinos. Além da dor abdominal, os pacientes geralmente apresentam vômitos, incapacidade de urinar ou defecar e perda de apetite porque os alimentos não podem ser digeridos. digerido pelo intestino.

4. Menstruação

Cólicas abdominais ou cólicas abdominais podem ser causadas pela menstruação. A dor não ocorre apenas na região abdominal, mas também se espalha para as costas e pernas. Algumas pessoas também podem ter diarreia ou náuseas. A dor que você sente pode ocorrer durante ou logo antes da menstruação e geralmente é intermitente, às vezes melhorando e piorando ao longo do dia. Almofadas térmicas, analgésicos e alongamentos leves podem ajudar a aliviar essa dor.

5. Excesso de gás no estômago

O gás é encontrado em alimentos que contêm carboidratos, como trigo, laticínios e vegetais, especialmente brócolis, repolho e cebola. O gás preso em seu trato digestivo resulta da digestão dos alimentos pelo corpo. O gás geralmente pode causar dor na parte superior do abdômen ou no intestino delgado. Essa dor geralmente desaparece por conta própria depois que você evacua. Embora o gás não cause problemas sérios o suficiente a longo prazo, a dor pode ser intensa e ainda pior. Pessoas com essa condição devem consultar um médico imediatamente, para que eles possam ajudar a diagnosticar qualquer problema subjacente.

6. Cisto ovariano

Os cistos ovarianos são sacos cheios de líquido encontrados nos ovários e geralmente se formam por conta própria durante a ovulação. Se o cisto ovariano for grande o suficiente, pode causar dor intensa na parte inferior do abdômen, concentrada no lado do corpo onde está o cisto. A dor costuma ser acompanhada de distensão abdominal, inchaço e também pode ocorrer pressão na área. Os cistos ovarianos às vezes podem desaparecer por conta própria, mas podem precisar ser removidos cirurgicamente ou cirurgicamente.

7. Há uma ferida no estômago

A cólica abdominal também pode ser causada por úlceras ou úlceras no estômago. Pessoas com esse problema geralmente sentem uma sensação de queimação no estômago. Pode até se espalhar para o tórax e para a boca ou garganta. Os sintomas geralmente pioram após a ingestão de alimentos picantes ou ácidos. Essa dor é intermitente. No entanto, você não precisa se preocupar porque os medicamentos antiácidos podem ajudar a aliviar a dor. Os médicos também podem prescrever medicamentos para tratar a dor. [[Artigo relacionado]]

Como tratar cólica abdominal

Beber muita água pode aliviar a cólica abdominal Se a cólica abdominal ou as cólicas estomacais o incomodam, há várias maneiras de aliviá-la imediatamente ou tratá-la em casa.
  • Coma pelo menos três vezes ao dia, acrescentando pequenos lanches. Tente não pular refeições.
  • Limite os alimentos e bebidas com cafeína, por exemplo, chocolate, café, chá e refrigerantes.
  • Beba muita água todos os dias.
  • Evite comer alimentos que contenham gases, como repolho, brócolis, cebola ou feijão.
  • Exercite-se regularmente.
Se a dor em cólica abdominal não melhorar, é recomendável visitar e consultar um médico para diagnóstico e tratamento adequados.