Perigos do gengibre para o ácido estomacal, podem agravar as condições

O gengibre é conhecido como uma especiaria que tem vários benefícios para a saúde. Esta especiaria é freqüentemente usada para ajudar a superar vários problemas de saúde, um dos quais é o ácido do estômago. Mesmo assim, em alguns casos, o gengibre tem o potencial de agravar a acidez estomacal. O perigo do gengibre para o ácido estomacal geralmente aparece quando esse tempero é consumido em excesso.

Os perigos do gengibre para o ácido estomacal

O gengibre é uma especiaria rica em antioxidantes. Além disso, esta especiaria também contém compostos fenólicos que ajudam a aliviar a irritação no trato digestivo. A irritação no trato digestivo tem o potencial de fazer o ácido do estômago subir até o esôfago. Em outras palavras, consumir gengibre pode reduzir o risco de refluxo ácido. Por outro lado, para algumas pessoas, consumir gengibre corre o risco de piorar a sua condição. Se consumido com uma dose de mais de 5 gramas por dia, este tempero tem o potencial de causar efeitos colaterais como:
  • Azia
  • Dor de estômago
  • Irritação na boca
  • Estômago cheio de gases (inchaço)

É seguro comer gengibre todos os dias?

Você pode consumir chá de gengibre, desde que não exagere. O gengibre é um tempero seguro para consumir todos os dias, contanto que você não exagere. Para evitar os efeitos colaterais que podem ser causados, você não deve consumir mais do que 4 gramas de gengibre por dia. Para ajudar a superar o ácido do estômago, você pode consumi-lo várias vezes ao dia, dividindo-o em 2 ou 3 doses. Se consumido em excesso, o gengibre pode aumentar o risco de desenvolver refluxo ácido, bem como piorá-lo. Existem várias maneiras de consumir gengibre que você pode fazer, incluindo:
  • Preparado com chá
  • Usado como tempero
  • Adicionado à sopa
  • Misturado na salada
  • Preparado com água quente

Alternativa ao gengibre para tratar o ácido estomacal

Além de consumir gengibre, ainda existem várias maneiras de tratar os sintomas do ácido estomacal. Algumas das ações que você pode realizar incluem:

1. Beba a solução de bicarbonato de sódio

Beber bicarbonato de sódio diluído em água pode ajudar a tratar os sintomas de refluxo ácido de que você sofre. De acordo com um estudo divulgado em 2013, uma solução de bicarbonato de sódio pode ajudar a aliviar os sintomas de refluxo ácido. Mesmo assim, esse método tem potencial para prejudicar a saúde do coração. Consumir muito bicarbonato de sódio pode alterar o equilíbrio ácido-base no sangue.

2. Consumindo rikkunshito

Você também pode tratar os sintomas de refluxo ácido consumindo rikkunshito. Rikkunshito é uma erva japonesa comumente usada por pessoas para ajudar a tratar os sintomas de refluxo ácido. Algumas evidências sugerem que o rikkunshito pode ajudar a tratar o refluxo ácido em algumas crianças e adolescentes. No entanto, mais pesquisas são necessárias para garantir a segurança e eficácia desta erva no tratamento do ácido estomacal.

3. Aplicando um estilo de vida saudável

O ácido estomacal pode ser evitado e superado com a adoção de um estilo de vida saudável. Além disso, vários médicos afirmam que um estilo de vida saudável pode prevenir complicações de saúde que possam surgir. Alguns estilos de vida saudáveis ​​que você deve aplicar incluem:
  • Parar de fumar
  • Mantenha um peso saudável e ideal
  • Não coma alimentos 2 a 3 horas antes de dormir
  • Use roupas largas para evitar pressão no estômago
  • Reduza o consumo de alimentos que podem desencadear irritação do trato digestivo (por exemplo, alimentos gordurosos)

4. Tome remédio

Os antiácidos podem ajudar a neutralizar o ácido gástrico. É possível superar o ácido gástrico tomando medicamentos vendidos sem receita médica (OTC). Uma série de medicamentos OTC que podem ajudar com o refluxo ácido incluem:
  • Antiácidos para neutralizar o ácido do estômago
  • Bloqueadores do receptor H2, como cimetidina e famotidina, para reduzir a quantidade de ácido produzida pelo estômago
  • Inibidor da bomba de prótons como omeprazol para aliviar o ácido do estômago e curar o esôfago
Se o uso de medicamentos piorar sua condição, consulte um médico imediatamente. Mais tarde, o médico prescreverá medicamentos mais fortes para lidar com o ácido estomacal. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

De fato, o gengibre pode ser usado para tratar o ácido gástrico, desde que não seja consumido em excesso. Para evitar os efeitos colaterais que podem ser causados, você só deve consumir menos de 4 gramas de gengibre por dia. O consumo excessivo de gengibre pode desencadear o aparecimento de outros sintomas e piorar sua condição. Alguns problemas de saúde que podem surgir incluem irritação na boca, inchaço, azia e dor de estômago. Para discutir mais a fundo os perigos do gengibre para o ácido gástrico e ingredientes alternativos, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play .