A micção é a maneira que o corpo usa para se livrar dos resíduos e do excesso de fluidos. No entanto, a condição de urinar com frequência está frequentemente associada a várias doenças, como diabetes. Esta doença faz com que o sofredor urine com frequência, mas não dói ao expeli-lo. Além do diabetes, a micção frequente pode ser causada por uma série de outras causas, desde o estilo de vida até certas condições médicas. Essa condição certamente pode interferir na rotina diária de quem sofre.
Causas de micção frequente, mas não dor
Os humanos geralmente urinam de 6 a 7 vezes em 24 horas. Se a intensidade da micção for muito superior a isso, pode até afetar a qualidade de vida do sofredor, então essa condição precisa ser verificada por um médico imediatamente. Existem várias causas possíveis para a micção frequente, mas indolor, que pode ocorrer, incluindo:
1. Beba muita água
A micção frequente pode ser causada por beber muita água. Essa condição é normal porque o corpo irá urinar depois de você dar fluidos. No entanto, beber muita água também pode reduzir os níveis de sódio na corrente sanguínea (hiponatremia). Na verdade, uma quantidade adequada de sódio é necessária para controlar os níveis de água no corpo. Portanto, você deve limitar o consumo de água a 8-12 copos por dia para que o corpo permaneça hidratado e não urine excessivamente.
2. Bexiga hiperativa
Essa condição ocorre quando o músculo da bexiga se contrai excessivamente, fazendo com que o paciente urine com mais frequência, mesmo que a urina na bexiga não esteja cheia. Uma bexiga hiperativa pode ser causada por lesões ou o excesso de peso exerce pressão extra sobre a bexiga.
3. Diabetes
O diabetes pode aumentar o açúcar no sangue. Naturalmente, os rins tentam filtrar o excesso de açúcar no sangue, mas nem sempre funciona. Como resultado, o açúcar acaba na urina e faz com que o sofredor urine com frequência, mas não fica doente. Isso acontece porque o corpo tenta eliminar o excesso de açúcar no sangue por meio da urina. A micção frequente também é um dos primeiros sinais de diabetes que você precisa estar ciente.
4. Tomando drogas diuréticas
Os medicamentos diuréticos podem induzir a micção frequente. Os medicamentos diuréticos são usados para tratar a hipertensão e os problemas hepáticos e renais. Esses medicamentos fazem com que os rins liberem mais sódio na urina, fazendo com que as pessoas que os tomam urinem com mais frequência. A micção frequente pode resultar na perda de grandes quantidades de sódio, o que pode ser prejudicial à saúde. Essa condição pode ser caracterizada por tonturas, náuseas e vômitos.
5. Gravidez
À medida que o feto cresce e se desenvolve, ele ocupa mais espaço e pressiona a bexiga, fazendo com que a futura mãe urine com mais frequência. Além disso, o hormônio da gravidez hCG também pode afetar o desejo das mulheres grávidas de urinar com mais frequência.
6. Consumir mais cafeína ou álcool
A cafeína e o álcool têm propriedades diuréticas que fazem com que o bebedor urine com mais frequência. Eles também podem limitar o hormônio vasopressina, que diz aos rins para liberar mais água no corpo em vez de enviá-la diretamente para a bexiga. [[Artigo relacionado]]
7. Pélvis fraca
Quando os músculos pélvicos estão fracos e alongados, isso pode fazer com que a bexiga saia da posição ou distenda a uretra. Isso pode encorajar a pessoa a urinar com frequência, mas não sentir dor.
8. Infecção do trato urinário
A infecção do trato urinário (ITU) é a causa mais comum de micção frequente. Essa infecção pode começar nos rins, bexiga ou uretra. Fazer xixi também é a maneira do corpo de reduzir a inflamação ou infecções do trato urinário. As infecções do trato urinário nem sempre são dolorosas e geralmente não há outros sintomas até que a condição piore. Seu médico provavelmente irá prescrever antibióticos para se livrar de sua ITU. Como lidar com a micção frequente depende da causa. Seu médico pode sugerir que você faça exercícios para o assoalho pélvico, como os de Kegel, para ajudar a reduzir a intensidade da micção. Se você quiser saber mais sobre a micção frequente, mas não dolorosa,
pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em
App Store e Google Play .